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Corpo
3 dicas fundamentais para começar a ganhar músculos

O ideal de beleza é algo que difere entre as pessoas: há quem goste de ser magro, há quem não se importe em ter aquela barriguinha de chopp, e há quem admire um corpo mais musculoso e definido, e pretenda alcançar um padrão de beleza “sarado”.

Se você faz parte do último grupo mas é franzina e tem dificuldade de ganhar músculos, aqui vão três dicas para ajudá-lo a ficar bombado com saúde:

1) Faça os exercícios certos

Não basta se exercitar para ganhar músculos. Você tem de escolher a atividade correta. Para quem está começando, recomenda-se iniciar o treinamento com uma frequência de três vezes por semana, com intervalos de descanso de 48 horas. Deve-se treinar todos os grupos musculares no mesmo dia, um exercício para cada músculo. Outra dica importante é priorizar o peso e não a quantidade de repetições.

Com o tempo, o praticante deve ir mais frequentemente à academia, de quatro a cinco vezes por semana, e aumentar progressivamente sua intensidade e resistência (aumento de peso, por exemplo). Entre as atividades físicas que levam ao aumento muscular mais rapidamente está a musculação e o jiu-jitsu.

No caso da musculação, consulte sempre um profissional para orientá-lo na progressão dos exercícios. A prática de exercícios de alto impacto sem orientação nem conhecimento prévio pode lesionar músculos e articulações.

2) Invista em uma dieta rica em proteínas

Se você quer ganhar mais músculos, deve ingerir proteínas de alta qualidade, como frango, peixe, carnes magras, claras de ovos, queijos e outros alimentos do tipo. Recomenda-se uma dieta com 1,5 a 2 gramas de proteína para cada quilo do peso corporal: se você tem 50 kg, deve ingerir entre 75 e 100 gramas de proteína diariamente.

3) Não treine com fome

Se você treinar com fome, será muito mais difícil ganhar musculatura. Por isso, além das proteínas, consuma carboidratos no café da manhã, no pré e no pós-treino, que é quando seu corpo mais precisa de energia. Após o treino, tome um shake com duas vezes mais carboidratos do que proteínas.

Não se esqueça de incluir na sua dieta diária alimentos que sejam ricos em gorduras saudáveis, como ômega 3. Os elementos presentes nos ácidos graxos essenciais ajudam na construção das membranas das células do corpo e contribuem para sua integridade estrutural.

É fundamental tentar eliminar fast food e alimentos processados de sua alimentação e, quando estiver em treino intenso, beber de quatro a seis litros de água por dia.

Seguindo esses passos, seu corpo passará a formar mais fibras musculares, que é o que caracteriza músculos maiores e mais firmes. O resultado é um corpo mais torneado e bonito, além dos efeitos positivos à saúde que os novos hábitos vão te trazer.

Esse texto foi inspirador? Queremos incentivá-lo a praticar atividades físicas, ter uma boa alimentação e mudar seu estilo de vida. Se gostou, continue acompanhando nosso blog e nosso site e envie sugestões de assuntos a serem tratados aqui. Até mais!Compartilhe!

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3 dicas fundamentais para começar a ganhar músculos

O ideal de beleza é algo que difere entre as pessoas: há quem goste de ser magro, há quem não se importe em ter aquela barriguinha de chopp, e há quem admire um corpo mais musculoso e definido, e pretenda alcançar um padrão de beleza “sarado”.

Se você faz parte do último grupo mas é franzina e tem dificuldade de ganhar músculos, aqui vão três dicas para ajudá-lo a ficar bombado com saúde:

1) Faça os exercícios certos

Não basta se exercitar para ganhar músculos. Você tem de escolher a atividade correta. Para quem está começando, recomenda-se iniciar o treinamento com uma frequência de três vezes por semana, com intervalos de descanso de 48 horas. Deve-se treinar todos os grupos musculares no mesmo dia, um exercício para cada músculo. Outra dica importante é priorizar o peso e não a quantidade de repetições.

Com o tempo, o praticante deve ir mais frequentemente à academia, de quatro a cinco vezes por semana, e aumentar progressivamente sua intensidade e resistência (aumento de peso, por exemplo). Entre as atividades físicas que levam ao aumento muscular mais rapidamente está a musculação e o jiu-jitsu.

No caso da musculação, consulte sempre um profissional para orientá-lo na progressão dos exercícios. A prática de exercícios de alto impacto sem orientação nem conhecimento prévio pode lesionar músculos e articulações.

2) Invista em uma dieta rica em proteínas

Se você quer ganhar mais músculos, deve ingerir proteínas de alta qualidade, como frango, peixe, carnes magras, claras de ovos, queijos e outros alimentos do tipo. Recomenda-se uma dieta com 1,5 a 2 gramas de proteína para cada quilo do peso corporal: se você tem 50 kg, deve ingerir entre 75 e 100 gramas de proteína diariamente.

3) Não treine com fome

Se você treinar com fome, será muito mais difícil ganhar musculatura. Por isso, além das proteínas, consuma carboidratos no café da manhã, no pré e no pós-treino, que é quando seu corpo mais precisa de energia. Após o treino, tome um shake com duas vezes mais carboidratos do que proteínas.

Não se esqueça de incluir na sua dieta diária alimentos que sejam ricos em gorduras saudáveis, como ômega 3. Os elementos presentes nos ácidos graxos essenciais ajudam na construção das membranas das células do corpo e contribuem para sua integridade estrutural.

É fundamental tentar eliminar fast food e alimentos processados de sua alimentação e, quando estiver em treino intenso, beber de quatro a seis litros de água por dia.

Seguindo esses passos, seu corpo passará a formar mais fibras musculares, que é o que caracteriza músculos maiores e mais firmes. O resultado é um corpo mais torneado e bonito, além dos efeitos positivos à saúde que os novos hábitos vão te trazer.

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