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Dicas Honey
7 hábitos que deixam seu metabolismo preguiçoso e como tirá-los na sua rotina

Por que cada vez está mais difícil emagrecer? E porque quanto mais velhos ficamos mais complicado é?

O nosso metabolismo fica mais lento com a idade. Um metabolismo lento é aquele que queima menos calorias em repouso do que o normal. Também é conhecido como metabolismo basal. Quando envelhecemos, nosso metabolismo diminui por uma questão de sobrevivência. Ou seja, as células queimam os nutrientes mais devagar e tendem a se agarrar à gordura, preparadas para ter uma reserva em caso de necessidade. Por isso, nada melhor do que tirar aqueles hábitos ruins que deixam seu metabolismo preguiçoso e sua saúde ruim. Nesse post, te contamos um pouco de quais são esses hábitos e como tirá-los da sua rotina.

7 hábitos que deixam seu metabolismo preguiçoso 

Pular o café da manhã

Comer um café da manhã saudável é sempre uma boa maneira de começar sua manhã. Durante o sono, seu metabolismo diminui e comer acaba sendo o toque de despertar dele, ajudando a queimar mais calorias ao longo do dia. Quando você pula a primeira refeição do dia, o seu corpo acha que ele precisa conservar as calorias.

Comer errado pela manhã

Não adianta comer qualquer coisa no café da manhã. Se você pedir uma coxinha na padaria ou um bolo, vai acabar acordando com o pé esquerdo. Em vez de comer isso, opte por alimentos com proteínas e fibras, como ovos, iogurte e frutas.

Ficar sentada por muito tempo

Muitas vezes passamos o dia inteiro sentados. Seja na cadeira do escritório, no carro ou no sofá assistindo tv, ficar nessa mesma posição por longos períodos coloca seu corpo no modo de conservação de energia, o que significa que o seu metabolismo pode sofrer. Esse costume pode afetar diretamente a capacidade do corpo de regular o açúcar no sangue, a pressão sanguínea e o processo de quebra de gordura corporal. 

Não comer proteína suficiente

Componente imprescindível para manter um peso saudável, os ingredientes proteicos promovem diversas coisas boas no nosso corpo, como alimentar nossos músculos e propiciar a sensação de saciedade. A molécula desse tipo de alimento requer mais energia para quebrar do que a dos carboidratos ou da gordura, então você acaba queimando mais calorias durante a digestão. Agora, a falta desse tipo de alimento em uma rotina alimentar pode causar problemas na construção da massa muscular.

Não dormir bem

 Uma noite mal dormida é o suficiente para deixar você se sentindo lento e prejudicar o seu dia. A qualidade do sono interfere diretamente na performance do metabolismo e no equilíbrio hormonal.

Não tomar bastante água

Em um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, pesquisadores descobriram que beber 500 mililitros de água (cerca de dois copos) aumenta a taxa metabólica em 30% e que esse pico dura por mais de uma hora. Portanto, beba água ao longo do dia para se manter hidratado.

Deixar de fazer treinos de cardio

Estresse, muito trabalho, trânsito e outros problemas ao longo do dia podem deixar uma pessoa estressada. Quando isso acontece, o corpo produz um hormônio chamado cortisol, uma espécie de esteroide que leva ao aumento do nosso apetite, nos faz desejar a comida calórica, diminui nosso desejo de se exercitar e reduz a qualidade do nosso sono, afetando negativamente o metabolismo.

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7 hábitos que deixam seu metabolismo preguiçoso 

Pular o café da manhã

Comer um café da manhã saudável é sempre uma boa maneira de começar sua manhã. Durante o sono, seu metabolismo diminui e comer acaba sendo o toque de despertar dele, ajudando a queimar mais calorias ao longo do dia. Quando você pula a primeira refeição do dia, o seu corpo acha que ele precisa conservar as calorias.

Comer errado pela manhã

Não adianta comer qualquer coisa no café da manhã. Se você pedir uma coxinha na padaria ou um bolo, vai acabar acordando com o pé esquerdo. Em vez de comer isso, opte por alimentos com proteínas e fibras, como ovos, iogurte e frutas.

Ficar sentada por muito tempo

Muitas vezes passamos o dia inteiro sentados. Seja na cadeira do escritório, no carro ou no sofá assistindo tv, ficar nessa mesma posição por longos períodos coloca seu corpo no modo de conservação de energia, o que significa que o seu metabolismo pode sofrer. Esse costume pode afetar diretamente a capacidade do corpo de regular o açúcar no sangue, a pressão sanguínea e o processo de quebra de gordura corporal. 

Não comer proteína suficiente

Componente imprescindível para manter um peso saudável, os ingredientes proteicos promovem diversas coisas boas no nosso corpo, como alimentar nossos músculos e propiciar a sensação de saciedade. A molécula desse tipo de alimento requer mais energia para quebrar do que a dos carboidratos ou da gordura, então você acaba queimando mais calorias durante a digestão. Agora, a falta desse tipo de alimento em uma rotina alimentar pode causar problemas na construção da massa muscular.

Não dormir bem

 Uma noite mal dormida é o suficiente para deixar você se sentindo lento e prejudicar o seu dia. A qualidade do sono interfere diretamente na performance do metabolismo e no equilíbrio hormonal.

Não tomar bastante água

Em um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, pesquisadores descobriram que beber 500 mililitros de água (cerca de dois copos) aumenta a taxa metabólica em 30% e que esse pico dura por mais de uma hora. Portanto, beba água ao longo do dia para se manter hidratado.

Deixar de fazer treinos de cardio

Estresse, muito trabalho, trânsito e outros problemas ao longo do dia podem deixar uma pessoa estressada. Quando isso acontece, o corpo produz um hormônio chamado cortisol, uma espécie de esteroide que leva ao aumento do nosso apetite, nos faz desejar a comida calórica, diminui nosso desejo de se exercitar e reduz a qualidade do nosso sono, afetando negativamente o metabolismo.

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