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Receita
8 Molhos Deliciosos para Salada (Simples e Saudáveis)

Com a chegada do calor, não tem saída melhor do que uma saladinha gostosa pra satisfazer na hora do almoço 🥗 E pra te ajudar nessa missão, a gente separou 8 molhos para salada deliciosos pra complementar o seu prato 😉

Não há dúvida de que a salada pode ser uma adição saudável a uma dieta equilibrada. Infelizmente, a maioria dos molhos comprados em lojas estão repletos de açúcar, conservantes e aromas artificiais que podem diminuir os possíveis benefícios à saúde de sua salada.
 
Fazer o seu próprio molho para salada em casa é uma alternativa fácil e econômica às variedades compradas em lojas.
 
Além disso, pode dar a você um melhor controle do que está colocando no seu prato. 😉
 
1. Molho Oriental
 
Esse molho simples para salada serve como uma marinada fácil para carnes, aves ou legumes assados.
 
Também é fácil de fazer, usando ingredientes que você provavelmente já tem em mãos.
 
Ingredientes
 
– 1 colher (sopa) de azeite;
– 1 colher (sopa) de óleo de gergelim;
– 1 colher (sopa) de shoyu;
– 1 colher (sopa) de mel;
– 1 colher (sopa) de vinagre de arroz;
– 1 dente de alho picado;
– 1 colher (chá) de gengibre picado na hora.
 
Modo de Preparo
 
Misture o azeite, o óleo de gergelim, o shoyu, o mel e o vinagre de arroz.
Adicione o alho picado e o gengibre e mexa até ficar bem misturadinho.
 
Informação Nutricional
 
Uma porção de 2 colheres (sopa) (30 ml) contém os seguintes nutrientes:
 
• Calorias: 54
• Proteína: 0,2 gramas
• Carboidratos: 3,5 gramas
• Gorduras: 4,5 gramas
 
2. Molho Agridoce
 
Com apenas cinco ingredientes básicos, o vinagrete balsâmico é um dos molhos de salada caseiros mais fáceis de preparar em uma pitada.
 
Tem um sabor doce e salgado, que funciona bem em praticamente qualquer salada, tornando-a uma das opções mais versáteis disponíveis.
 
Ingredientes
 
– 3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico;
– 1 colher (sopa) de mostarda Dijon;
– 1 dente de alho picado;
– ½ xícara de azeite;
– sal e pimenta.
 
Modo de Preparo
 
Combine o vinagre balsâmico com a mostarda Dijon e o alho picado.
Adicione lentamente o azeite enquanto mexe a mistura.
Tempere com um pouco de sal e pimenta antes de servir, para dar um up no sabor.
 
Informação Nutricional
 
Uma porção de 2 colheres (sopa) (30 ml) contém os seguintes nutrientes:
 
• Calorias: 166
• Proteína: 0 gramas
• Carboidratos: 1 grama
• Gorduras: 18 gramas
 
3. Molho Fresco de Limão
 
Este molho de salada saboroso e azedinho é uma ótima opção para ajudar a iluminar suas saladas e pratos de vegetais favoritos.
 
Funciona especialmente bem para saladas simples que precisam de um pouco mais de zing, graças ao sabor cítrico picante. 🤤
 
Ingredientes
 
– ¼ xícara de azeite;
– ¼ xícara de suco de limão fresco;
– 1 colher (chá) de mel;
– sal e pimenta.
 
Modo de Preparo
 
Bata o azeite e o suco de limão fresco juntos.
Misture mel para um pouco de doçura.
Tempere com sal e pimenta a gosto.
 
Informação Nutricional
 
Uma porção de 2 colheres (sopa) (30 ml) contém os seguintes nutrientes:
 
• Calorias: 128
• Proteína: 0 gramas
• Carboidratos: 3 gramas
• Gorduras: 13,5 gramas
 
 
Saiba mais:
 
4. Mostarda e Mel
 
Este molho caseiro cremoso tem um sabor levemente adocicado, ideal para adicionar um pouco de profundidade e completar suas saladas salgadas favoritas.
 
Também funciona bem como molho para aperitivos e vegetais frescos.
 
Ingredientes
 
– 1/3 xícara de mostarda de Dijon;
– ¼ xícara de vinagre de maçã;
– 1/3 xícara de mel;
– 1/3 xícara de azeite;
– sal e pimenta.
 
Modo de Preparo
 
Bata a mostarda Dijon com o vinagre de maçã e o mel juntos.
Adicione lentamente o azeite, mexendo sempre.
Adicione sal e pimenta a gosto.
 
Informação Nutricional
 
Uma porção de 2 colheres (sopa) (30 ml) contém os seguintes nutrientes:
 
• Calorias: 142
• Proteína: 0 gramas
• Carboidratos: 13,5 gramas
• Gorduras: 9 gramas
 
5. Molho Ranch com Iogurte Grego
 
Versátil, cremoso e delicioso, o molho ranch é muito popular entre as redes de fast food, mas ele também tem uma versão saudável 😉
 
Nesta alternativa caseira, o iogurte grego dá um toque saudável a este saboroso condimento. Esta versão funciona bem como molho ou para dip.
 
Ingredientes
 
– 1 xicara de iogurte grego;
– ½ colher (chá) de alho em pó;
– ½ colher (chá) de cebola em pó;
– ½ colher (chá) de dill seco;
– pitada de pimenta caiena;
– pitada de sal;
– cebolinha fresca picada (opcional).
 
Modo de Preparo
 
Misture o iogurte grego, o alho em pó, a cebola em pó e o endro seco.
Adicione uma pitada de pimenta caiena e sal.
Decore com cebolinha fresca antes de servir (opcional).
 
Informação Nutricional
 
Uma porção de 2 colheres (sopa) (30 ml) contém os seguintes nutrientes:
 
• Calorias: 29
• Proteína: 1 grama
• Carboidratos: 2 gramas
• Gordura: 2 gramas
 
6. Molho Caseirinho
 
Esse molho é leve e picante, podendo ajudar a equilibrar a amargura de folhas verdes como espinafre ou rúcula.
 
Além disso, regar suas saladas favoritas com este molho é uma maneira fácil de ingerir uma porção de vinagre de maçã, um ingrediente poderoso carregado de benefícios à saúde. 🤩
 
Em particular, alguns estudos mostraram que o vinagre de maçã pode reduzir os níveis de açúcar no sangue e os triglicerídeos 😉
 
Ingredientes
 
– 1/3 xícara de azeite;
– ¼ xícara de vinagre de maçã;
– 1 colher (sopa) de mostarda Dijon;
– 1 colher (chá) de mel;
– 1 colher (sopa) de suco de limão;
– sal e pimenta.
 
Modo de Preparo
 
Combine o azeite e o vinagre de maçã.
Adicione a mostarda Dijon, mel, suco de limão e um pouco de sal e pimenta a gosto.
 
Informação Nutricional
 
Uma porção de 2 colheres (sopa) (30 ml) contém os seguintes nutrientes:
 
• Calorias: 113
• Proteína: 0 gramas
• Carboidratos: 1 grama
• Gorduras: 12 gramas
 
7. Molho Indiano
 
Este molho indiano pode ajudar a adicionar um toque de cor ao seu prato. 😍
 
Tem um sabor picante que pode complementar saladas de grãos, verduras mistas ou tigelas vegetarianas.
 
Ele também possui gengibre e cúrcuma (açafrão-da-terra), dois ingredientes que foram associados a vários benefícios à saúde.
 
Por exemplo, o gengibre pode ajudar a reduzir náuseas, aliviar dores musculares e diminuir os níveis de açúcar no sangue 😱
 
Enquanto isso, o açafrão-da-terra contém curcumina, um composto bem estudado por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes 😎
 
Ingredientes
 
– ¼ xícara de azeite;
– 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã;
– 1 colher (chá) de cúrcuma (açafrão-da-terra);
– ½ colher (chá) de gengibre em pó;
– 1 colher (chá) de mel (opcional).
 
Modo de Preparo
 
Misture o azeite, o vinagre de maçã, cúrcuma e gengibre moído.
Para melhorar o sabor, você pode adicionar um pouco de mel para doçura.
 
Informação Nutricional
 
Uma porção de 2 colheres (sopa) (30 ml) contém os seguintes nutrientes:
 
• Calorias: 170
• Proteína: 0 gramas
• Carboidratos: 2,5 gramas
• Gorduras: 18 gramas
 
8. Quase Guacamole
 
Cremoso, fresco e refrescante, este molho de abacate funciona muito bem em saladas ou para servir como um saboroso molho para legumes frescos.
 
O abacate é uma ótima fonte de gorduras monoinsaturadas saudáveis ​​para o coração e pode ajudar a aumentar seus níveis de colesterol HDL (bom) ❤
 
Ingredientes
 
– 1 abacate (tipo avocado), cortado em pequenos pedaços;
– ½ xícara de iogurte grego;
– 1/3 xícara de coentro;
– ¼ xícara de suco de limão;
– 4 colheres (sopa) de azeite;
– 2 dentes de alho picados;
– sal e pimenta.
 
Modo de Preparo
 
Adicione os pedaços de abacate a um processador de alimentos, juntamente com o iogurte grego, coentro, suco de limão, azeite e alho picado.
Cubra com um pouco de sal e pimenta e pulse até que a mistura atinja uma consistência macia e espessa.
 
Informação Nutricional
 
Uma porção de 2 colheres (sopa) (30 ml) contém os seguintes nutrientes:
 
• Calorias: 75
• Proteína: 1 grama
• Carboidratos: 2,5 gramas
• Gordura: 7 gramas
 
 
Muitos molhos para salada saudáveis ​​e nutritivos podem ser feitos facilmente em casa.
 
Os molhos acima são cheios de sabor e feitos com ingredientes simples que você provavelmente já tem no armário.
 
Tente experimentar esses molhos em suas saladas, acompanhamentos e aperitivos favoritos.
 
 
Fonte:
 
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8 Molhos Deliciosos para Salada (Simples e Saudáveis)
Com a chegada do calor, não tem saída melhor do que uma saladinha gostosa pra satisfazer na hora do almoço 🥗 E pra te ajudar nessa missão, a gente separou 8 molhos para salada deliciosos pra complementar o seu prato 😉

Não há dúvida de que a salada pode ser uma adição saudável a uma dieta equilibrada. Infelizmente, a maioria dos molhos comprados em lojas estão repletos de açúcar, conservantes e aromas artificiais que podem diminuir os possíveis benefícios à saúde de sua salada.
 
Fazer o seu próprio molho para salada em casa é uma alternativa fácil e econômica às variedades compradas em lojas.
 
Além disso, pode dar a você um melhor controle do que está colocando no seu prato. 😉
 
1. Molho Oriental
 
Esse molho simples para salada serve como uma marinada fácil para carnes, aves ou legumes assados.
 
Também é fácil de fazer, usando ingredientes que você provavelmente já tem em mãos.
 
Ingredientes
 
– 1 colher (sopa) de azeite;
– 1 colher (sopa) de óleo de gergelim;
– 1 colher (sopa) de shoyu;
– 1 colher (sopa) de mel;
– 1 colher (sopa) de vinagre de arroz;
– 1 dente de alho picado;
– 1 colher (chá) de gengibre picado na hora.
 
Modo de Preparo
 
Misture o azeite, o óleo de gergelim, o shoyu, o mel e o vinagre de arroz.
Adicione o alho picado e o gengibre e mexa até ficar bem misturadinho.
 
Informação Nutricional
 
Uma porção de 2 colheres (sopa) (30 ml) contém os seguintes nutrientes:
 
• Calorias: 54
• Proteína: 0,2 gramas
• Carboidratos: 3,5 gramas
• Gorduras: 4,5 gramas
 
2. Molho Agridoce
 
Com apenas cinco ingredientes básicos, o vinagrete balsâmico é um dos molhos de salada caseiros mais fáceis de preparar em uma pitada.
 
Tem um sabor doce e salgado, que funciona bem em praticamente qualquer salada, tornando-a uma das opções mais versáteis disponíveis.
 
Ingredientes
 
– 3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico;
– 1 colher (sopa) de mostarda Dijon;
– 1 dente de alho picado;
– ½ xícara de azeite;
– sal e pimenta.
 
Modo de Preparo
 
Combine o vinagre balsâmico com a mostarda Dijon e o alho picado.
Adicione lentamente o azeite enquanto mexe a mistura.
Tempere com um pouco de sal e pimenta antes de servir, para dar um up no sabor.
 
Informação Nutricional
 
Uma porção de 2 colheres (sopa) (30 ml) contém os seguintes nutrientes:
 
• Calorias: 166
• Proteína: 0 gramas
• Carboidratos: 1 grama
• Gorduras: 18 gramas
 
3. Molho Fresco de Limão
 
Este molho de salada saboroso e azedinho é uma ótima opção para ajudar a iluminar suas saladas e pratos de vegetais favoritos.
 
Funciona especialmente bem para saladas simples que precisam de um pouco mais de zing, graças ao sabor cítrico picante. 🤤
 
Ingredientes
 
– ¼ xícara de azeite;
– ¼ xícara de suco de limão fresco;
– 1 colher (chá) de mel;
– sal e pimenta.
 
Modo de Preparo
 
Bata o azeite e o suco de limão fresco juntos.
Misture mel para um pouco de doçura.
Tempere com sal e pimenta a gosto.
 
Informação Nutricional
 
Uma porção de 2 colheres (sopa) (30 ml) contém os seguintes nutrientes:
 
• Calorias: 128
• Proteína: 0 gramas
• Carboidratos: 3 gramas
• Gorduras: 13,5 gramas
 
 
Saiba mais:
 
4. Mostarda e Mel
 
Este molho caseiro cremoso tem um sabor levemente adocicado, ideal para adicionar um pouco de profundidade e completar suas saladas salgadas favoritas.
 
Também funciona bem como molho para aperitivos e vegetais frescos.
 
Ingredientes
 
– 1/3 xícara de mostarda de Dijon;
– ¼ xícara de vinagre de maçã;
– 1/3 xícara de mel;
– 1/3 xícara de azeite;
– sal e pimenta.
 
Modo de Preparo
 
Bata a mostarda Dijon com o vinagre de maçã e o mel juntos.
Adicione lentamente o azeite, mexendo sempre.
Adicione sal e pimenta a gosto.
 
Informação Nutricional
 
Uma porção de 2 colheres (sopa) (30 ml) contém os seguintes nutrientes:
 
• Calorias: 142
• Proteína: 0 gramas
• Carboidratos: 13,5 gramas
• Gorduras: 9 gramas
 
5. Molho Ranch com Iogurte Grego
 
Versátil, cremoso e delicioso, o molho ranch é muito popular entre as redes de fast food, mas ele também tem uma versão saudável 😉
 
Nesta alternativa caseira, o iogurte grego dá um toque saudável a este saboroso condimento. Esta versão funciona bem como molho ou para dip.
 
Ingredientes
 
– 1 xicara de iogurte grego;
– ½ colher (chá) de alho em pó;
– ½ colher (chá) de cebola em pó;
– ½ colher (chá) de dill seco;
– pitada de pimenta caiena;
– pitada de sal;
– cebolinha fresca picada (opcional).
 
Modo de Preparo
 
Misture o iogurte grego, o alho em pó, a cebola em pó e o endro seco.
Adicione uma pitada de pimenta caiena e sal.
Decore com cebolinha fresca antes de servir (opcional).
 
Informação Nutricional
 
Uma porção de 2 colheres (sopa) (30 ml) contém os seguintes nutrientes:
 
• Calorias: 29
• Proteína: 1 grama
• Carboidratos: 2 gramas
• Gordura: 2 gramas
 
6. Molho Caseirinho
 
Esse molho é leve e picante, podendo ajudar a equilibrar a amargura de folhas verdes como espinafre ou rúcula.
 
Além disso, regar suas saladas favoritas com este molho é uma maneira fácil de ingerir uma porção de vinagre de maçã, um ingrediente poderoso carregado de benefícios à saúde. 🤩
 
Em particular, alguns estudos mostraram que o vinagre de maçã pode reduzir os níveis de açúcar no sangue e os triglicerídeos 😉
 
Ingredientes
 
– 1/3 xícara de azeite;
– ¼ xícara de vinagre de maçã;
– 1 colher (sopa) de mostarda Dijon;
– 1 colher (chá) de mel;
– 1 colher (sopa) de suco de limão;
– sal e pimenta.
 
Modo de Preparo
 
Combine o azeite e o vinagre de maçã.
Adicione a mostarda Dijon, mel, suco de limão e um pouco de sal e pimenta a gosto.
 
Informação Nutricional
 
Uma porção de 2 colheres (sopa) (30 ml) contém os seguintes nutrientes:
 
• Calorias: 113
• Proteína: 0 gramas
• Carboidratos: 1 grama
• Gorduras: 12 gramas
 
7. Molho Indiano
 
Este molho indiano pode ajudar a adicionar um toque de cor ao seu prato. 😍
 
Tem um sabor picante que pode complementar saladas de grãos, verduras mistas ou tigelas vegetarianas.
 
Ele também possui gengibre e cúrcuma (açafrão-da-terra), dois ingredientes que foram associados a vários benefícios à saúde.
 
Por exemplo, o gengibre pode ajudar a reduzir náuseas, aliviar dores musculares e diminuir os níveis de açúcar no sangue 😱
 
Enquanto isso, o açafrão-da-terra contém curcumina, um composto bem estudado por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes 😎
 
Ingredientes
 
– ¼ xícara de azeite;
– 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã;
– 1 colher (chá) de cúrcuma (açafrão-da-terra);
– ½ colher (chá) de gengibre em pó;
– 1 colher (chá) de mel (opcional).
 
Modo de Preparo
 
Misture o azeite, o vinagre de maçã, cúrcuma e gengibre moído.
Para melhorar o sabor, você pode adicionar um pouco de mel para doçura.
 
Informação Nutricional
 
Uma porção de 2 colheres (sopa) (30 ml) contém os seguintes nutrientes:
 
• Calorias: 170
• Proteína: 0 gramas
• Carboidratos: 2,5 gramas
• Gorduras: 18 gramas
 
8. Quase Guacamole
 
Cremoso, fresco e refrescante, este molho de abacate funciona muito bem em saladas ou para servir como um saboroso molho para legumes frescos.
 
O abacate é uma ótima fonte de gorduras monoinsaturadas saudáveis ​​para o coração e pode ajudar a aumentar seus níveis de colesterol HDL (bom) ❤
 
Ingredientes
 
– 1 abacate (tipo avocado), cortado em pequenos pedaços;
– ½ xícara de iogurte grego;
– 1/3 xícara de coentro;
– ¼ xícara de suco de limão;
– 4 colheres (sopa) de azeite;
– 2 dentes de alho picados;
– sal e pimenta.
 
Modo de Preparo
 
Adicione os pedaços de abacate a um processador de alimentos, juntamente com o iogurte grego, coentro, suco de limão, azeite e alho picado.
Cubra com um pouco de sal e pimenta e pulse até que a mistura atinja uma consistência macia e espessa.
 
Informação Nutricional
 
Uma porção de 2 colheres (sopa) (30 ml) contém os seguintes nutrientes:
 
• Calorias: 75
• Proteína: 1 grama
• Carboidratos: 2,5 gramas
• Gordura: 7 gramas
 
 
Muitos molhos para salada saudáveis ​​e nutritivos podem ser feitos facilmente em casa.
 
Os molhos acima são cheios de sabor e feitos com ingredientes simples que você provavelmente já tem no armário.
 
Tente experimentar esses molhos em suas saladas, acompanhamentos e aperitivos favoritos.
 
 
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