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Aprenda a fazer três tipos diferentes de alongamento

O alongamento é um tipo de atividade física multifuncional, que pode ser usada para aquecimento, relaxamento do corpo pós-exercícios ou como atividade física solo. No post especial de hoje, vamos falar sobre esses três principiais tipos de alongamentos e quais os exercícios mais indicados para cada um deles. Acompanhe:

Alongamento pré-treino

Para quem treina, o alongamento é essencial para evitar lesões musculares. Ele é o primeiro passo do aquecimento, pois ajuda a ativar a circulação sanguínea de todo o corpo e reduzem as tensões, preparando o corpo para a atividade física. O alongamento pré-treino deve incluir exercícios específicos para os grupos musculares que serão mais utilizados durante a atividade física escolhida, no entanto, devem englobar todos os membros do corpo, não esquecendo da cabeça, ombros e costas. Os pés e tornozelos também são muito importante pois nos dão sustentação durante as atividades, além de absorverem o impacto de nossos movimentos. Separamos para vocês dois vídeos com alongamentos diferentes: um para ser feito antes da corrida e um para ser feito antes de treinos de musculação. Confira: Confira aqui o longamento pré-treino e aqui o alongamento especial para ser feito antes da corrida:

Alongamento pós-treino

O alongamento pós-treino tem como objetivo relaxar a musculatura do corpo e aproveitar que os músculos estão aquecidos para conseguir mais progresso nas aberturas. Confira aqui o vídeo com um programa completo de alongamento pós-treino!

Alongamento como atividade física solo

Os objetivos de quem faz uma aula de alongamento é aumentar a flexibilidade do corpo e melhorar a agilidade e o condicionamento físico. Além disso, o alongamento melhora a postura e a coordenação motora, deixa o corpo mais solto e leve e relaxa. O alongamento como atividade deve focar em uma série específica de posições. A ideia é, a cada exercício, se alongar até sentir uma tensão no músculo e, então, relaxar, se mantendo na posição por 30 ou 40 segundos, e voltar a posição inicial. Confira o vídeo completo com esse tipo de alongamento!

A importância da respiração durante o alongamento

A respiração é parte essencial do alongamento. Ela deve ser lenta e profunda, ajudando a relaxar os músculos e levar oxigênio para todas as partes do corpo. Além disso, ela mantém o ritmo do exercício e nos ajuda a contar os segundos de permanência em cada posição. Além da atividade física em si, o alongamento pode ser feito em qualquer situação em que você sinta que o corpo está tenso ou dolorido. Faça pausas estratégicas no trabalho para alongar braços, pulsos, pescoço e costas, evitando dores e LER (lesão por esforço repetitivo). Também aproveite os benefícios do alongamento quando precisar ficar muitas horas em pé, ou durante longas viagens, tanto de ônibus quanto de avião. O alongamento também é excelente quando feito de manhã, ao acordarmos, preparando o corpo para as atividades do dia. Caso você queira incluir o alongamento matinal em sua rotina, lembre-se de respeitar o corpo no momento em que ele ainda está despertando. Para isso, procure alongar-se enquanto se espreguiça, movimentando lentamente os braços, pescoço, pernas e pés.

Qual a roupa ideal para a prática de alongamento?

Para que você consiga executar todos os movimentos com liberdade, o ideal é usar uma roupa que prime pelo conforto. Um top fitness ou uma camiseta mais larguinha com um sutiã sem costura por baixo, acompanhados de uma legging fit confort são ideais para a prática! Nos pés, polainas ou sapatilhas para pilates. Se você se sente desconfotável com algumas posições do alongamento, finalize um look com um tapa bum bum da sua cor preferida! Qual o seu tipo de alongamento preferido? Compartilhe conosco nos comentários!Compartilhe!

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O alongamento é um tipo de atividade física multifuncional, que pode ser usada para aquecimento, relaxamento do corpo pós-exercícios ou como atividade física solo. No post especial de hoje, vamos falar sobre esses três principiais tipos de alongamentos e quais os exercícios mais indicados para cada um deles. Acompanhe:

Alongamento pré-treino

Para quem treina, o alongamento é essencial para evitar lesões musculares. Ele é o primeiro passo do aquecimento, pois ajuda a ativar a circulação sanguínea de todo o corpo e reduzem as tensões, preparando o corpo para a atividade física. O alongamento pré-treino deve incluir exercícios específicos para os grupos musculares que serão mais utilizados durante a atividade física escolhida, no entanto, devem englobar todos os membros do corpo, não esquecendo da cabeça, ombros e costas. Os pés e tornozelos também são muito importante pois nos dão sustentação durante as atividades, além de absorverem o impacto de nossos movimentos. Separamos para vocês dois vídeos com alongamentos diferentes: um para ser feito antes da corrida e um para ser feito antes de treinos de musculação. Confira: Confira aqui o longamento pré-treino e aqui o alongamento especial para ser feito antes da corrida:

Alongamento pós-treino

O alongamento pós-treino tem como objetivo relaxar a musculatura do corpo e aproveitar que os músculos estão aquecidos para conseguir mais progresso nas aberturas. Confira aqui o vídeo com um programa completo de alongamento pós-treino!

Alongamento como atividade física solo

Os objetivos de quem faz uma aula de alongamento é aumentar a flexibilidade do corpo e melhorar a agilidade e o condicionamento físico. Além disso, o alongamento melhora a postura e a coordenação motora, deixa o corpo mais solto e leve e relaxa. O alongamento como atividade deve focar em uma série específica de posições. A ideia é, a cada exercício, se alongar até sentir uma tensão no músculo e, então, relaxar, se mantendo na posição por 30 ou 40 segundos, e voltar a posição inicial. Confira o vídeo completo com esse tipo de alongamento!

A importância da respiração durante o alongamento

A respiração é parte essencial do alongamento. Ela deve ser lenta e profunda, ajudando a relaxar os músculos e levar oxigênio para todas as partes do corpo. Além disso, ela mantém o ritmo do exercício e nos ajuda a contar os segundos de permanência em cada posição. Além da atividade física em si, o alongamento pode ser feito em qualquer situação em que você sinta que o corpo está tenso ou dolorido. Faça pausas estratégicas no trabalho para alongar braços, pulsos, pescoço e costas, evitando dores e LER (lesão por esforço repetitivo). Também aproveite os benefícios do alongamento quando precisar ficar muitas horas em pé, ou durante longas viagens, tanto de ônibus quanto de avião. O alongamento também é excelente quando feito de manhã, ao acordarmos, preparando o corpo para as atividades do dia. Caso você queira incluir o alongamento matinal em sua rotina, lembre-se de respeitar o corpo no momento em que ele ainda está despertando. Para isso, procure alongar-se enquanto se espreguiça, movimentando lentamente os braços, pescoço, pernas e pés.

Qual a roupa ideal para a prática de alongamento?

Para que você consiga executar todos os movimentos com liberdade, o ideal é usar uma roupa que prime pelo conforto. Um top fitness ou uma camiseta mais larguinha com um sutiã sem costura por baixo, acompanhados de uma legging fit confort são ideais para a prática! Nos pés, polainas ou sapatilhas para pilates. Se você se sente desconfotável com algumas posições do alongamento, finalize um look com um tapa bum bum da sua cor preferida! Qual o seu tipo de alongamento preferido? Compartilhe conosco nos comentários!Compartilhe!

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