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Confiar na balança ou não?

Eis a grande questão! Será que a balança é um parâmetro adequado pra acompanhar a sua evolução? 🤔

Durante muito tempo o nosso emagrecimento foi contado como perda de peso total, ter esse número inteiro baixo era um bom sinal, mas e a composição corporal? Pois é, você já deve ter observado pessoas que possuem o mesmo peso, com estaturas parecidas, mas algumas possuem mais músculo do que gordura e outras ao contrário. Então como considerar a balança um parâmetro ideal pra acompanhar um emagrecimento?

 

A composição corporal é o grande fator a ser observado durante o processo de emagrecimento 😉 O nosso peso corporal é uma soma de massa muscular + massa gorda + massa óssea + massa visceral + água, ufa, quanta coisa hein! 😱

Quando se inicia um treinamento com foco no emagrecimento o peso atual mostrado na balança pode se manter ou até mesmo aumentar, o que não significa que não houve emagrecimento. Porque, na maioria das vezes está diminuindo a gordura corporal e aumentando a massa muscular, o que faz com que o peso não seja a informação mais adequada para identificar o sucesso do seu programa de emagrecimento.

Saiba mais:

DIETA LOW CARB – COMO COMEÇAR

5 EXERCÍCIOS PRA SECAR A BARRIGA

Sem esquecer que, nosso peso oscila durante o dia. A balança pode registrar um peso na hora que acordamos e outro após o almoço ou ao fim do dia. Nós mulheres sabemos bem o que é isso, né?! O ciclo menstrual causa inchaço, retenção de líquidos, e tudo descontrola. 😵

Cuidado ao depender do resultado que a balança mostra, porque diminuir a massa corporal e emagrecer não são a mesma coisa 😉 Reduzir a massa corporal não necessariamente é uma coisa interessante, mesmo que você sonhe em subir na balança e ver alguns quilos a menos. Ela não informa de onde vieram esses quilos perdidos, exemplo: se você fizer uma corrida debaixo do Sol escaldante, sem ingerir nenhum tipo de líquido ou alimento e comparar sua massa corporal antes e depois da atividade, você verá uma diminuição da massa corporal, mas será que houve um emagrecimento de fato? Assim que você se hidratar adequadamente, a massa corporal voltará à bem próxima do valor mostrado antes da corrida.

A mesma situação acontece quando começamos a malhar. Mesmo dando tudo o que temos na academia, o peso da balança não diminui e às vezes até aumenta, daí bate aquela neura: pra que tanto esforço, se eu não emagreço? Mas isso é muito comum, porque ao invés de alterar a massa corporal, estamos reduzindo a massa de gordura 💪

Por isso HoneyGirls, não deem tanta atenção a balança, ela é mó falsiane 👊

 

Fontes:

http://www.educacaofisica.com.br/saude-bem-estar/nao-avalie-o-resultado-do-treino-pelo-peso-mostrado-na-balanca/

https://casule.com/por-que-balanca-nao-e-tao-importante/

 

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Confiar na balança ou não?

Eis a grande questão! Será que a balança é um parâmetro adequado pra acompanhar a sua evolução? 🤔

Durante muito tempo o nosso emagrecimento foi contado como perda de peso total, ter esse número inteiro baixo era um bom sinal, mas e a composição corporal? Pois é, você já deve ter observado pessoas que possuem o mesmo peso, com estaturas parecidas, mas algumas possuem mais músculo do que gordura e outras ao contrário. Então como considerar a balança um parâmetro ideal pra acompanhar um emagrecimento?

 

A composição corporal é o grande fator a ser observado durante o processo de emagrecimento 😉 O nosso peso corporal é uma soma de massa muscular + massa gorda + massa óssea + massa visceral + água, ufa, quanta coisa hein! 😱

Quando se inicia um treinamento com foco no emagrecimento o peso atual mostrado na balança pode se manter ou até mesmo aumentar, o que não significa que não houve emagrecimento. Porque, na maioria das vezes está diminuindo a gordura corporal e aumentando a massa muscular, o que faz com que o peso não seja a informação mais adequada para identificar o sucesso do seu programa de emagrecimento.

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Sem esquecer que, nosso peso oscila durante o dia. A balança pode registrar um peso na hora que acordamos e outro após o almoço ou ao fim do dia. Nós mulheres sabemos bem o que é isso, né?! O ciclo menstrual causa inchaço, retenção de líquidos, e tudo descontrola. 😵

Cuidado ao depender do resultado que a balança mostra, porque diminuir a massa corporal e emagrecer não são a mesma coisa 😉 Reduzir a massa corporal não necessariamente é uma coisa interessante, mesmo que você sonhe em subir na balança e ver alguns quilos a menos. Ela não informa de onde vieram esses quilos perdidos, exemplo: se você fizer uma corrida debaixo do Sol escaldante, sem ingerir nenhum tipo de líquido ou alimento e comparar sua massa corporal antes e depois da atividade, você verá uma diminuição da massa corporal, mas será que houve um emagrecimento de fato? Assim que você se hidratar adequadamente, a massa corporal voltará à bem próxima do valor mostrado antes da corrida.

A mesma situação acontece quando começamos a malhar. Mesmo dando tudo o que temos na academia, o peso da balança não diminui e às vezes até aumenta, daí bate aquela neura: pra que tanto esforço, se eu não emagreço? Mas isso é muito comum, porque ao invés de alterar a massa corporal, estamos reduzindo a massa de gordura 💪

Por isso HoneyGirls, não deem tanta atenção a balança, ela é mó falsiane 👊

 

Fontes:

http://www.educacaofisica.com.br/saude-bem-estar/nao-avalie-o-resultado-do-treino-pelo-peso-mostrado-na-balanca/

https://casule.com/por-que-balanca-nao-e-tao-importante/

 

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