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Conheça os perigos dos Exercícios em Excesso (overtraining)

Já ouviu falar em overtraining? Ou que exercício em excesso faz mal? Pois é, aquele antigo ditado “tudo em excesso faz mal” é uma grande verdade, dá uma lida no artigo pra entender melhor esse assunto e não exceder nos treinos.

Quem diria hein meninas, mas fazer atividade física de forma exagerada faz mal à saúde e pode prejudicar a hipertrofia muscular, além de causar lesões musculares e nas articulações, fadiga muscular extrema e exaustão 😱 Além dos danos que o corpo pode sofrer, a prática intensa de exercícios pode ser prejudicial à mente também e virar compulsão.

O excesso de atividade física ocorre quando não respeitamos o tempo de recuperação do nosso corpo, desencadeando uma série de alterações metabólicas, comprometendo os sistemas cardiovascular, neuroendócrino, imune e musculoesquelético, causando a Síndrome do Overtraining.

Essa síndrome está relacionada não só com o excesso de treino em seu volume e intensidade demasiados, mas principalmente com o descanso inapropriado entre as sessões. Uma dieta inadequada colabora de maneira significativa para que o indivíduo entre no estado de overtraining.

Nesta síndrome não há sintomas específicos, entre os mais frequentes estão:

– Alterações no Ciclo Menstrual

– Distúrbios do Apetite

– Imunidade Baixa

– Distúrbios do Sono (cansaço permanente)

– Fadiga Excessiva

– Dores Persistentes

– Estresse

– Agressividade

– Depressão

 

Se você já sente alguns sintomas, é hora de reduzir os treinos, revisar as planilhas de alimentação e ir desacelerando aos poucos. Respeitando o tempo de recuperação do corpo e encontrando novamente equilíbrio e moderação para garantir uma atividade física saudável. Nem sempre treinar muito ou intensamente garante resultados melhores e mais rápidos, treinar além do limite pode fazer o efeito contrário.

Procure orientação de um educador físico para elaborar o planejamento de treinos que melhor se adapta aos seus objetivos e condicionamento físico!

 

Lembre-se: descansar também faz parte do treino! É nesse momento que nosso corpo irá realizar todos os reparos e fazer com que fiquemos mais fortes para a próxima sessão, aonde irá se gerar mais micro lesões. Por isso, procure um profissional capacitado antes de simplesmente ir treinar.

 

Fontes:
https://www.tuasaude.com/excesso-de-exercicio-fisico-faz-mal/
http://obviousmag.org/sphere/2016/04/prozis.html
https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2013/07/atividade-fisica-em-excesso-pode-causar-overtraining-e-vigorexia-4209443.html
http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/1613-exagerar-nos-exercicios-fisicos-pode-prejudicar-a-saude
http://www.swimex.com.br/saude-e-bem-estar/perigos-excesso-atividades-fisicas/
http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/10/medico-alerta-exercicios-fisicos-em-excesso-podem-comprometer-saude.html
http://blogeducacaofisica.com.br/o-que-e-overtraining/

 

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Conheça os perigos dos Exercícios em Excesso (overtraining)

Já ouviu falar em overtraining? Ou que exercício em excesso faz mal? Pois é, aquele antigo ditado “tudo em excesso faz mal” é uma grande verdade, dá uma lida no artigo pra entender melhor esse assunto e não exceder nos treinos.

Quem diria hein meninas, mas fazer atividade física de forma exagerada faz mal à saúde e pode prejudicar a hipertrofia muscular, além de causar lesões musculares e nas articulações, fadiga muscular extrema e exaustão 😱 Além dos danos que o corpo pode sofrer, a prática intensa de exercícios pode ser prejudicial à mente também e virar compulsão.

O excesso de atividade física ocorre quando não respeitamos o tempo de recuperação do nosso corpo, desencadeando uma série de alterações metabólicas, comprometendo os sistemas cardiovascular, neuroendócrino, imune e musculoesquelético, causando a Síndrome do Overtraining.

Essa síndrome está relacionada não só com o excesso de treino em seu volume e intensidade demasiados, mas principalmente com o descanso inapropriado entre as sessões. Uma dieta inadequada colabora de maneira significativa para que o indivíduo entre no estado de overtraining.

Nesta síndrome não há sintomas específicos, entre os mais frequentes estão:

– Alterações no Ciclo Menstrual

– Distúrbios do Apetite

– Imunidade Baixa

– Distúrbios do Sono (cansaço permanente)

– Fadiga Excessiva

– Dores Persistentes

– Estresse

– Agressividade

– Depressão

 

Se você já sente alguns sintomas, é hora de reduzir os treinos, revisar as planilhas de alimentação e ir desacelerando aos poucos. Respeitando o tempo de recuperação do corpo e encontrando novamente equilíbrio e moderação para garantir uma atividade física saudável. Nem sempre treinar muito ou intensamente garante resultados melhores e mais rápidos, treinar além do limite pode fazer o efeito contrário.

Procure orientação de um educador físico para elaborar o planejamento de treinos que melhor se adapta aos seus objetivos e condicionamento físico!

 

Lembre-se: descansar também faz parte do treino! É nesse momento que nosso corpo irá realizar todos os reparos e fazer com que fiquemos mais fortes para a próxima sessão, aonde irá se gerar mais micro lesões. Por isso, procure um profissional capacitado antes de simplesmente ir treinar.

 

Fontes:
https://www.tuasaude.com/excesso-de-exercicio-fisico-faz-mal/
http://obviousmag.org/sphere/2016/04/prozis.html
https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2013/07/atividade-fisica-em-excesso-pode-causar-overtraining-e-vigorexia-4209443.html
http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/1613-exagerar-nos-exercicios-fisicos-pode-prejudicar-a-saude
http://www.swimex.com.br/saude-e-bem-estar/perigos-excesso-atividades-fisicas/
http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/10/medico-alerta-exercicios-fisicos-em-excesso-podem-comprometer-saude.html
http://blogeducacaofisica.com.br/o-que-e-overtraining/

 

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