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Dicas Honey
Dicas funcionais para controlar a ansiedade e o estresse

O estresse e a ansiedade constante podem causar vários problemas.

O aumento de peso, síndrome do cólon irritável, úlcera no estômago, além de facilitar a ocorrência de doenças infecciosas, problemas como dores de cabeça debilitantes, falta de ar e ficar repensando algo persistentemente transformam mesmo as tarefas diárias mais simples em tarefas que parecem impossíveis.

O que pode indicar ansiedade ou estresse

O estresse e a ansiedade manifestam-se através de alguns sintomas, como:

  • Coração e respiração acelerada;

  • Suores, principalmente nas mãos;

  • Tremores e tonturas;

  • Boca seca;

  • Voz presa e sensação de nó na garganta;

  • Roer as unhas;

  • Vontade frequente de urinar e dor de barriga.

No entanto, quando estes sintomas são frequentes pode haver o surgimento de outros, como por exemplo:

  • Alterações no sono, como dormir pouco ou muito mantendo-se cansado;

  • Dores musculares;

  • Alterações na pele, principalmente espinhas;

  • Pressão alta;

  • Alterações do apetite, com aumento ou perda de vontade para comer;

  • Dificuldade de concentração e esquecimento frequente.

Assim, é importante se envolver em certas coisas que não apenas aliviam o estresse da sua mente mas também te recarregam para tarefas mais positivas. Abaixo, contamos algumas dicas de como controlar a ansiedade e o estresse e levar uma vida saudável. 

Dicas imediatas

Respirar: Respire pelo nariz e expulse o ar pela boca, e concentre-se em esvaziar completamente os pulmões antes de inspirar novamente. Quando estamos estressados, o corpo precisa de mais oxigênio e a respiração se acelera.

Fazer exercícios: A prática regular de atividade física é das maneiras mais eficazes e divulgadas de combater o estresse. Dentre os benefícios da prática rotineira de exercícios, temos redução dos níveis de ansiedade e depressão, melhora do humor e aumento da sensação de bem-estar e da autoestima. 

Tome um banho frio: Ao tomar um banho frio com duração de 3 minutos, o sistema nervoso simpático é ativado, aumentando a produção de noradrenalina, consequentemente reduzindo os sintomas da depressão e ansiedade. Banhos frios também ajudam a perder peso porque estimulam o metabolismo, melhoram a circulação sanguínea e o sistema imunológico.

Rir e sorrir: Essas duas atitudes contribuem para a liberação de dopamina, endorfinas e serotonina. A ideia é que essas biomoléculas relaxem o corpo, reduzam o ritmo cardíaco e diminuam a tensão arterial. Em especial, as endorfinas contribuem para acalmar a dor e a serotonina atua como antidepressivo.

Visualização positiva: A ideia é direcionar a concentração para imagens positivas e agradáveis, pensando em situações que gostaríamos de viver ou lembrando momentos felizes do passado, criando metas e alimentando a mente com ideias felizes.

Dicas para longo prazo

Medite: a meditação é capaz de alterar a fisiologia do cérebro, reduzindo a ansiedade, diminue a pressão arterial, provoca alteração no volume de certas áreas do cérebro, promovendo melhoras na memória, linguagem, empatia e provocando alterações positivas no sistema imunológico.

Procure ajuda de um profissional: O apoio de um terapeuta especializado pode ajudar as pessoas a romper os padrões pouco sadios em suas vidas e aprender maneiras novas e mais sadias de lidar com a ansiedade. A terapia pode ajudar você a se conhecer melhor e fazer com que você saiba lidar com os problemas de uma forma diferente.

Tente se distrair: Saia com seus amigos, faça programas para se distrair como ler, ir fazer as unhas, ir ao cinema, rir ou comer algo que você goste. Veja o lado positivo das coisas. Aproveite a vida, ela é única e passa rápido. 

Tenha uma alimentação saudável: A alimentação balanceada é capaz de diminuir o estresse, controlar a ansiedade, facilitar o controle de peso, auxiliar no bom humor e combater diversas doenças. Comece seguindo o que for mais fácil ou mais desafiador, pois o importante é começar. Não faça uma simples dieta mas mude seu estilo de vida para um saudável.

Durma 7 horas por dia: Noites de sono bem dormidas melhora o controle emocional, a memória, diminue a inflamação do corpo, melhora a criatividade e ajuda a manter o peso.

Tenha uma rotina: Organize-se fazendo uma agenda semanal de tarefas, anotando o tempo necessário para cumprir cada item e mantenha um tempo para resolver imprevistos, isso impede que a rotina se embole demais.

Conclusão

Você provavelmente já sabe ou já leu o que está neste texto. Mas apenas ler ou ouvir não vai lhe tirar do lugar. Você precisa tomar a decisão e montar sua rotina. É um pequeno sacrifício que muda seu dia. Faça coisas por você, pense em você antes de tudo. Sua saúde está em primeiro lugar. Se ocupe e pense positivo!

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Dicas funcionais para controlar a ansiedade e o estresse

O estresse e a ansiedade constante podem causar vários problemas.

O aumento de peso, síndrome do cólon irritável, úlcera no estômago, além de facilitar a ocorrência de doenças infecciosas, problemas como dores de cabeça debilitantes, falta de ar e ficar repensando algo persistentemente transformam mesmo as tarefas diárias mais simples em tarefas que parecem impossíveis.

O que pode indicar ansiedade ou estresse

O estresse e a ansiedade manifestam-se através de alguns sintomas, como:

  • Coração e respiração acelerada;

  • Suores, principalmente nas mãos;

  • Tremores e tonturas;

  • Boca seca;

  • Voz presa e sensação de nó na garganta;

  • Roer as unhas;

  • Vontade frequente de urinar e dor de barriga.

No entanto, quando estes sintomas são frequentes pode haver o surgimento de outros, como por exemplo:

  • Alterações no sono, como dormir pouco ou muito mantendo-se cansado;

  • Dores musculares;

  • Alterações na pele, principalmente espinhas;

  • Pressão alta;

  • Alterações do apetite, com aumento ou perda de vontade para comer;

  • Dificuldade de concentração e esquecimento frequente.

Assim, é importante se envolver em certas coisas que não apenas aliviam o estresse da sua mente mas também te recarregam para tarefas mais positivas. Abaixo, contamos algumas dicas de como controlar a ansiedade e o estresse e levar uma vida saudável. 

Dicas imediatas

Respirar: Respire pelo nariz e expulse o ar pela boca, e concentre-se em esvaziar completamente os pulmões antes de inspirar novamente. Quando estamos estressados, o corpo precisa de mais oxigênio e a respiração se acelera.

Fazer exercícios: A prática regular de atividade física é das maneiras mais eficazes e divulgadas de combater o estresse. Dentre os benefícios da prática rotineira de exercícios, temos redução dos níveis de ansiedade e depressão, melhora do humor e aumento da sensação de bem-estar e da autoestima. 

Tome um banho frio: Ao tomar um banho frio com duração de 3 minutos, o sistema nervoso simpático é ativado, aumentando a produção de noradrenalina, consequentemente reduzindo os sintomas da depressão e ansiedade. Banhos frios também ajudam a perder peso porque estimulam o metabolismo, melhoram a circulação sanguínea e o sistema imunológico.

Rir e sorrir: Essas duas atitudes contribuem para a liberação de dopamina, endorfinas e serotonina. A ideia é que essas biomoléculas relaxem o corpo, reduzam o ritmo cardíaco e diminuam a tensão arterial. Em especial, as endorfinas contribuem para acalmar a dor e a serotonina atua como antidepressivo.

Visualização positiva: A ideia é direcionar a concentração para imagens positivas e agradáveis, pensando em situações que gostaríamos de viver ou lembrando momentos felizes do passado, criando metas e alimentando a mente com ideias felizes.

Dicas para longo prazo

Medite: a meditação é capaz de alterar a fisiologia do cérebro, reduzindo a ansiedade, diminue a pressão arterial, provoca alteração no volume de certas áreas do cérebro, promovendo melhoras na memória, linguagem, empatia e provocando alterações positivas no sistema imunológico.

Procure ajuda de um profissional: O apoio de um terapeuta especializado pode ajudar as pessoas a romper os padrões pouco sadios em suas vidas e aprender maneiras novas e mais sadias de lidar com a ansiedade. A terapia pode ajudar você a se conhecer melhor e fazer com que você saiba lidar com os problemas de uma forma diferente.

Tente se distrair: Saia com seus amigos, faça programas para se distrair como ler, ir fazer as unhas, ir ao cinema, rir ou comer algo que você goste. Veja o lado positivo das coisas. Aproveite a vida, ela é única e passa rápido. 

Tenha uma alimentação saudável: A alimentação balanceada é capaz de diminuir o estresse, controlar a ansiedade, facilitar o controle de peso, auxiliar no bom humor e combater diversas doenças. Comece seguindo o que for mais fácil ou mais desafiador, pois o importante é começar. Não faça uma simples dieta mas mude seu estilo de vida para um saudável.

Durma 7 horas por dia: Noites de sono bem dormidas melhora o controle emocional, a memória, diminue a inflamação do corpo, melhora a criatividade e ajuda a manter o peso.

Tenha uma rotina: Organize-se fazendo uma agenda semanal de tarefas, anotando o tempo necessário para cumprir cada item e mantenha um tempo para resolver imprevistos, isso impede que a rotina se embole demais.

Conclusão

Você provavelmente já sabe ou já leu o que está neste texto. Mas apenas ler ou ouvir não vai lhe tirar do lugar. Você precisa tomar a decisão e montar sua rotina. É um pequeno sacrifício que muda seu dia. Faça coisas por você, pense em você antes de tudo. Sua saúde está em primeiro lugar. Se ocupe e pense positivo!

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