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Dicas Honey
Dicas para dormir melhor

Se você perdeu a esperança de dormir melhor. Esse post é para você! Cansaço, olheiras, mau humor, dificuldade de concentração, estresse e até dor de cabeça são alguns dos sinais que a falta de sono pode trazer. Para melhorar a disposição e ter humor para enfrentar a vida é necessário ter uma boa noite de sono, mas isso nem sempre é tão fácil. Dormir é muito bom para a saúde. Um estudo realizado pela American Academy of Sleep Medicine provou que dormir bem é um dos segredos para a longevidade. 

Abaixo damos as dicas que faltavam para você dormir melhor 😴🛌

1. Escolha o melhor travesseiro e cama

Tão essencial quanto o apoio para a cabeça é a base em que ficará o resto do corpo. Por isso mesmo o colchão é um item fundamental para um sono de qualidade, é importante que ele seja confortável e que ao acordar você não sinta dores no corpo. E se com o tempo você começar a acordar com desconfortos, talvez já seja hora de trocar.  Outro fator importante é um bom travesseiro, é importante sempre levar em conta a posição em que você dorme. Se você dorme de lado, é importante que ele seja mais alto, para que o pescoço fique alinhado com resto da coluna e se você deita de barriga para cima, o ideal é usar um travesseiro mais baixo, para que a cabeça não fique muito acima e se sua posição favorita é de bruços, o ideal é não usar travesseiro nenhum.

2. Afaste o seu celular 

A luz produzida pelo aparelho pode arruinar o sono. O ideal é que uma hora antes de dormir você se desconecte um pouco e relaxe.  A cama é um lugar de descanso e a luminosidade pode ser prejudicial quando você está tentando dormir em ambientes escuros dorme-se melhor, isso acontece porque a melatonina, hormônio responsável pelo sono, é produzida quando estamos em ambientes com pouca luz.

3. Tome um banho quente 

Além de “limpar” seu dia e ajudar no sono, o banho provoca mudanças na sua temperatura corporal e requilibra o corpo além de relaxar e limpar a pele.

4. Leia um livro

Deixar a luz do ambiente mais baixa, ler algo agradável e leve, meditar  são algumas atitudes que ajudam a tirar a agitação do dia. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Sussex, na Inglaterra em 2009, o fato de você se desligar do mundo real ao ler um livro alivia as tensões musculares e ainda diminui o ritmo dos batimentos cardíacos.

5. Esfrie o quarto

A temperatura ideal é de aproximadamente de 15 a 20 graus. O calor dificulta permanecer dormindo, mas o frio em excesso inibe o início do sono, então é bom manter uma temperatura amena com climatizadores, ar condicionado ou ventilador com equilíbrio. Um quarto perfeito também deve ter uma temperatura controlada, pois um ambiente abafado não favorece o descanso. O uso de aparelhos que alteram a temperatura do ambiente, como ar condicionado e estufa deve ser feito com moderação. 

6.  Evite cafeína 

Os efeitos da cafeína podem durar até 6 horas. Estimula diretamente o sistema nervoso, fazendo com que a pessoa fique mais agitada durante o sono. É indicado até 6 xícaras por dia.

7. Escute músicas relaxantes

Antes de dormir é ideal fazer uma atividade que você gosta, uma música que você gosta tem um efeito relaxante,ela pode remeter a uma sensação prazerosa e desligar da rotina e das preocupações do dia a dia.

8. Silêncio é fundamental

Evite ambientes muito barulhentos. O silêncio é fundamental para obter uma noite tranquila. Qualquer barulho deixa o organismo em estado de alerta, impedindo que chegue ao sono profundo, indispensável para a reparação.

9. Faça exercícios regularmente 

Quem pratica atividade física dorme mais rápido, consegue relaxar e descansar melhor, tem um sono mais profundo e de qualidade, sente-se mais disposto no outro dia, tem mais facilidade para obter um peso saudável e com tudo isso melhora a qualidade de vida.

10. Adote horários regulares de sono

O horário de sono é um dos ritmos mais importantes do corpo humano. A cada dia, nosso corpo precisa de pelo menos seis a oito horas de sono para se restabelecer e se revigorar para as próximas 24 horas. É importante colocar o despertador uma hora antes de sair para trabalhar e determinar o horário de dormir a noite. Dormir a tarde não ajuda porque muitas vezes irá atrapalhar o sono a noite. Ajustar os horários é essencial para uma boa noite de sono.


 

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Abaixo damos as dicas que faltavam para você dormir melhor 😴🛌

1. Escolha o melhor travesseiro e cama

Tão essencial quanto o apoio para a cabeça é a base em que ficará o resto do corpo. Por isso mesmo o colchão é um item fundamental para um sono de qualidade, é importante que ele seja confortável e que ao acordar você não sinta dores no corpo. E se com o tempo você começar a acordar com desconfortos, talvez já seja hora de trocar.  Outro fator importante é um bom travesseiro, é importante sempre levar em conta a posição em que você dorme. Se você dorme de lado, é importante que ele seja mais alto, para que o pescoço fique alinhado com resto da coluna e se você deita de barriga para cima, o ideal é usar um travesseiro mais baixo, para que a cabeça não fique muito acima e se sua posição favorita é de bruços, o ideal é não usar travesseiro nenhum.

2. Afaste o seu celular 

A luz produzida pelo aparelho pode arruinar o sono. O ideal é que uma hora antes de dormir você se desconecte um pouco e relaxe.  A cama é um lugar de descanso e a luminosidade pode ser prejudicial quando você está tentando dormir em ambientes escuros dorme-se melhor, isso acontece porque a melatonina, hormônio responsável pelo sono, é produzida quando estamos em ambientes com pouca luz.

3. Tome um banho quente 

Além de “limpar” seu dia e ajudar no sono, o banho provoca mudanças na sua temperatura corporal e requilibra o corpo além de relaxar e limpar a pele.

4. Leia um livro

Deixar a luz do ambiente mais baixa, ler algo agradável e leve, meditar  são algumas atitudes que ajudam a tirar a agitação do dia. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Sussex, na Inglaterra em 2009, o fato de você se desligar do mundo real ao ler um livro alivia as tensões musculares e ainda diminui o ritmo dos batimentos cardíacos.

5. Esfrie o quarto

A temperatura ideal é de aproximadamente de 15 a 20 graus. O calor dificulta permanecer dormindo, mas o frio em excesso inibe o início do sono, então é bom manter uma temperatura amena com climatizadores, ar condicionado ou ventilador com equilíbrio. Um quarto perfeito também deve ter uma temperatura controlada, pois um ambiente abafado não favorece o descanso. O uso de aparelhos que alteram a temperatura do ambiente, como ar condicionado e estufa deve ser feito com moderação. 

6.  Evite cafeína 

Os efeitos da cafeína podem durar até 6 horas. Estimula diretamente o sistema nervoso, fazendo com que a pessoa fique mais agitada durante o sono. É indicado até 6 xícaras por dia.

7. Escute músicas relaxantes

Antes de dormir é ideal fazer uma atividade que você gosta, uma música que você gosta tem um efeito relaxante,ela pode remeter a uma sensação prazerosa e desligar da rotina e das preocupações do dia a dia.

8. Silêncio é fundamental

Evite ambientes muito barulhentos. O silêncio é fundamental para obter uma noite tranquila. Qualquer barulho deixa o organismo em estado de alerta, impedindo que chegue ao sono profundo, indispensável para a reparação.

9. Faça exercícios regularmente 

Quem pratica atividade física dorme mais rápido, consegue relaxar e descansar melhor, tem um sono mais profundo e de qualidade, sente-se mais disposto no outro dia, tem mais facilidade para obter um peso saudável e com tudo isso melhora a qualidade de vida.

10. Adote horários regulares de sono

O horário de sono é um dos ritmos mais importantes do corpo humano. A cada dia, nosso corpo precisa de pelo menos seis a oito horas de sono para se restabelecer e se revigorar para as próximas 24 horas. É importante colocar o despertador uma hora antes de sair para trabalhar e determinar o horário de dormir a noite. Dormir a tarde não ajuda porque muitas vezes irá atrapalhar o sono a noite. Ajustar os horários é essencial para uma boa noite de sono.


 

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