Home Corpo Muay Thai: 7 bons motivos para praticar

Muay Thai: 7 bons motivos para praticar

by honeybe
Muay Thai: 7 bons motivos para praticar

Muay Thai é uma arte marcial que têm atraído muito adeptos nas academias. Há algum tempo a luta era mal vista pela maioria das pessoas, por ser considerada muito violenta. Hoje, essa visão mudou um pouco devido a repercussão do MMA nos canais de TV, o que tornou a luta mais popular e bem vista por todos.

Um detalhe curioso do Muay Thai é o número expressivo de mulheres que tem procurado a luta como um meio de se exercitar, ganhar boa forma, condicionamento físico, perder alguns quilinhos e de quebra garantir a defesa pessoal.

Vamos conferir alguns bons motivos para praticar Muay Thai!

1 – Melhora da coordenação motora

Um treino de Muay Thai requer um esforço mental, já que a coordenação motora nada mais é do que o Sistema Nervoso Central interagindo com os movimentos, o que com o tempo vai causar uma grande evolução nesse fundamento. São muitos socos, pontapés, bloqueios entre outros que requerem uma cadência de movimentos. A luta propicia a melhora da coordenação de seus membros, tanto superiores, quanto inferiores.

2 – Atua no ganho de força e agilidade

A luta trabalha intensamente os músculos com exercícios calistênicos objetivando o ganho de força e agilidade muscular, tanto dos membros superiores quanto dos membros inferiores. Em uma aula de Muay Thai todos os músculos do corpo são trabalhados e o abdômen não fica de fora. São muitas flexões, polichinelos e exercícios que fortalecem a maioria dos músculos do corpo. Os treinos geralmente são feitos em dupla para trabalhar a velocidade dos movimentos e haver estímulo na velocidade de reação, além de resistência e agilidade, que por consequência melhora a resistência.

3 – Melhora da flexibilidade

Os variados exercícios que são realizados no início e final da aula contribuem para estimular a amplitude do movimento que com o tempo acabam por melhorar muito a flexibilidade do corpo, mais precisamente na musculatura lombar, posteriores de coxa, extensores e flexores do quadril, entre outros.

4 – Acelera o metabolismo

A atividade física normal, como ginástica e musculação tem uma tendência a acelerar o metabolismo, e quando a atividade é muito intensa isso tende a duplicar, pois a execução de alguns exercícios é preciso de muita energia e o organismo vai necessitar trabalhar muito mais.

5 – Garante gasto calórico

As aulas de Muay Thai são bastante intensas e garantem uma perda considerável de calorias por aula. Visto que as aulas não incluem apenas o combate, mas outras atividades como correr, pular, exercícios para aquecimento e podem levar o praticante a gastar cerca de 1000 a 1500 calorias em cerca de 50 minutos de aula.

6 – Fortalece o sistema imunológico

As aulas de Muay Thai exigem muito do organismo, que acaba se preparando e se fortalecendo para desafios cada vezes mais fortes. Mas vale lembrar que tudo deve ser aos poucos, pois do contrário, se o praticante pegar pesado demais nos primeiros treinos, e o organismo não estiver preparado para atividade intensa, pode ocorrer o efeito reverso, ou seja, causar queda da imunidade. No começo é sensato que o aluno comece devagar e aos poucos vá aumentando a intensidade.

7 – Melhora a autoestima

A luta é também capaz de, por ser um esporte de combate, aumentar a autoestima, pois oferece segurança e confiança para os desafios da vida. Mas vale lembrar que apesar do Muay Thai preparar a pessoa para a autodefesa, ele ensina a pessoa a se expor o menos possível evitando situações de combate que podem colocar a vida em risco.

Está esperando o quê para procurar logo uma boa academia de Muay Thai? Junte o útil ao agradável e entre em forma de uma maneira bem intensa e divertida!

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das melhores dicas fitness!

 

You may also like