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Quais os Prós e Contras da Dieta Dukan?

A Dieta Dukan promete emagrecimento rápido e não coloca limites na quantidade de proteína magra ingerida. Mas toda essa maravilha e facilidade tem um preço 😱 Então antes de embarcar nessa, que tal conferir os prós e contras da Dieta Dukan 😉

 

Vantagens da Dieta Dukan

 

– Sensação de Saciedade Prolongada

 
Como já vimos aqui no blog, a Dieta Dukan é baseada na ingestão de proteínas magras. As proteínas são nutrientes de digestão lenta, por isso uma de suas vantagens é a prolongação da sensação de saciedade 😉
 

– Emagrecimento Rápido

 
A maior vantagem dessa dieta, talvez por isso ela seja tão famosa e procurada, é a redução de peso em curto prazo. Isso acontece porque ao reduzir drasticamente o consumo de carboidratos o corpo fica sem sua principal fonte de energia. Então, o organismo passa a utilizar como fonte de energia o glicogênio (pequena reserva de energia que fica no músculo e fígado).
 
Ao proporcionar o rápido emagrecimento, a dieta faz com que a pessoa se sinta animada a continuar este processo de perda de peso. Isto eventualmente pode fazer com que ela aceite realizar a reeducação alimentar e assim perca peso de forma saudável.
 
A nossa reserva de glicogênio costuma ser gasta logo na primeira semana da Dieta Dukan, fazendo com que a pessoa perca cerca de 4,5 kg. Mas é importante destacar que esses 4,5 kg perdidos não são de gordura, mas sim de glicogênio e água, dando uma falsa ideia de emagrecimento saudável.
 
Passada essa fase, o grande consumo de proteínas fará com que o organismo busque energia no tecido adiposo, então, ocorre a queima de gordura. Além disso, a proteína favorece a liberação de um hormônio chamado glucagon que estimula o corpo a realizar maior queima de tecido adiposo para que vire energia. Além da queima de gorduras, a restrição de proteínas também leva à queima de músculos.
 

– Sem Limitação de Quantidade dos Alimentos

 
Cada fase da Dieta Dukan tem certos alimentos restritos, mas aos que são “alimentos liberados” o consumo é permitido até que a pessoa se sinta satisfeita.
 

Desvantagens da Dieta Dukan

 

– Efeito Sanfona

 
Este plano alimentar não ensina uma reeducação alimentar. Ela faz com que as pessoas reduzam drasticamente o consumo de carboidratos e depois não ensina os adeptos do método a seguirem uma alimentação saudável, com todos os nutrientes ingeridos de forma balanceada. Por isso, as chances de reganho de peso são altas.
 

– Sensação de Fraqueza

 
Como a nossa principal fonte de energia são os carboidratos, quando excluímos ele da nossa alimentação é possível promover quadros de tonturas, fraqueza e até desmaios. Além disso, com o consumo insuficiente de carboidratos o corpo tende a converter gordura em energia acarretando na liberação de corpos cetônicos, componentes que em altos níveis podem ser prejudiciais às células. Em excesso essas substâncias podem causar enjoos e náuseas.
 

– Aumento do Colesterol Ruim

 
Devido ao elevado consumo de alimentos de origem animal, como carnes e produtos lácteos a quantidade de gordura saturada e colesterol ingerida é muito elevada, o que contribui para aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL-colesterol) e favorecer ao entupimento de vasos sanguíneos podendo acarretar em quadros de aterosclerose, e aumento do risco de infarto e AVE.
 

– Prejudica os Rins

 
A dieta Dukan leva ao consumo em excesso de proteínas e esse excesso é excretado pelos rins. Porém, o constantemente excesso de proteínas começa a sobrecarregar os rins e pode causar até mesmo um quadro de insuficiência renal.
 

– Problemas Digestivos

 
O desconforto gástrico pode também ser uma queixa entre os adeptos de dietas ricas em proteínas como a Dukan. Esse desconforto pode estar relacionado ao demorado processo de digestão de proteínas e gorduras. Alimentos ricos nesses nutrientes apresentam uma digestão mais complexa o que os deixa no estômago por mais tempo, favorecendo o desconforto gástrico.
 
 
A Dieta Dukan pode te ajudar com resultados urgentes, como por exemplo, lutadores que precisam perder peso antes de competições. Mas não é uma dieta para ser continuada por muito tempo 😉
 
LEMBRE-SE: antes de iniciar QUALQUER dieta, consulte um nutricionista pra saber se aquela dieta é adequada para o seu organismo e não irá prejudicar nenhum funcionamento corporal.
 
Revisão:
 
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Quais os Prós e Contras da Dieta Dukan?
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Vantagens da Dieta Dukan

 

– Sensação de Saciedade Prolongada

 
Como já vimos aqui no blog, a Dieta Dukan é baseada na ingestão de proteínas magras. As proteínas são nutrientes de digestão lenta, por isso uma de suas vantagens é a prolongação da sensação de saciedade 😉
 

– Emagrecimento Rápido

 
A maior vantagem dessa dieta, talvez por isso ela seja tão famosa e procurada, é a redução de peso em curto prazo. Isso acontece porque ao reduzir drasticamente o consumo de carboidratos o corpo fica sem sua principal fonte de energia. Então, o organismo passa a utilizar como fonte de energia o glicogênio (pequena reserva de energia que fica no músculo e fígado).
 
Ao proporcionar o rápido emagrecimento, a dieta faz com que a pessoa se sinta animada a continuar este processo de perda de peso. Isto eventualmente pode fazer com que ela aceite realizar a reeducação alimentar e assim perca peso de forma saudável.
 
A nossa reserva de glicogênio costuma ser gasta logo na primeira semana da Dieta Dukan, fazendo com que a pessoa perca cerca de 4,5 kg. Mas é importante destacar que esses 4,5 kg perdidos não são de gordura, mas sim de glicogênio e água, dando uma falsa ideia de emagrecimento saudável.
 
Passada essa fase, o grande consumo de proteínas fará com que o organismo busque energia no tecido adiposo, então, ocorre a queima de gordura. Além disso, a proteína favorece a liberação de um hormônio chamado glucagon que estimula o corpo a realizar maior queima de tecido adiposo para que vire energia. Além da queima de gorduras, a restrição de proteínas também leva à queima de músculos.
 

– Sem Limitação de Quantidade dos Alimentos

 
Cada fase da Dieta Dukan tem certos alimentos restritos, mas aos que são “alimentos liberados” o consumo é permitido até que a pessoa se sinta satisfeita.
 

Desvantagens da Dieta Dukan

 

– Efeito Sanfona

 
Este plano alimentar não ensina uma reeducação alimentar. Ela faz com que as pessoas reduzam drasticamente o consumo de carboidratos e depois não ensina os adeptos do método a seguirem uma alimentação saudável, com todos os nutrientes ingeridos de forma balanceada. Por isso, as chances de reganho de peso são altas.
 

– Sensação de Fraqueza

 
Como a nossa principal fonte de energia são os carboidratos, quando excluímos ele da nossa alimentação é possível promover quadros de tonturas, fraqueza e até desmaios. Além disso, com o consumo insuficiente de carboidratos o corpo tende a converter gordura em energia acarretando na liberação de corpos cetônicos, componentes que em altos níveis podem ser prejudiciais às células. Em excesso essas substâncias podem causar enjoos e náuseas.
 

– Aumento do Colesterol Ruim

 
Devido ao elevado consumo de alimentos de origem animal, como carnes e produtos lácteos a quantidade de gordura saturada e colesterol ingerida é muito elevada, o que contribui para aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL-colesterol) e favorecer ao entupimento de vasos sanguíneos podendo acarretar em quadros de aterosclerose, e aumento do risco de infarto e AVE.
 

– Prejudica os Rins

 
A dieta Dukan leva ao consumo em excesso de proteínas e esse excesso é excretado pelos rins. Porém, o constantemente excesso de proteínas começa a sobrecarregar os rins e pode causar até mesmo um quadro de insuficiência renal.
 

– Problemas Digestivos

 
O desconforto gástrico pode também ser uma queixa entre os adeptos de dietas ricas em proteínas como a Dukan. Esse desconforto pode estar relacionado ao demorado processo de digestão de proteínas e gorduras. Alimentos ricos nesses nutrientes apresentam uma digestão mais complexa o que os deixa no estômago por mais tempo, favorecendo o desconforto gástrico.
 
 
A Dieta Dukan pode te ajudar com resultados urgentes, como por exemplo, lutadores que precisam perder peso antes de competições. Mas não é uma dieta para ser continuada por muito tempo 😉
 
LEMBRE-SE: antes de iniciar QUALQUER dieta, consulte um nutricionista pra saber se aquela dieta é adequada para o seu organismo e não irá prejudicar nenhum funcionamento corporal.
 
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