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Qual a diferença entre gordura boa e gordura ruim?

As gorduras servem de base para a formação de diversos hormônios no seu corpo, inclusive os hormônios sexuais.

As gorduras são boas para você, quando consumidas de acordo com recomendações. 

A gordura insaturada que seria a boa está muito ligada à boa saúde do coração, isso pelo fato de reduzirem os triglicerídeos e o colesterol sanguíneo, elevando o colesterol bom. Ela auxilia na redução de placas nos vasos sanguíneos e menos placas resultam na diminuição de ocorrências de hipertensão arterial, infarto e derrame cerebral. 

As gorduras saturadas e trans são as famosas gorduras ruins. Se consumidas em excesso, elas podem ser responsáveis pelo efeito contrário ao das gorduras boas. Elas aumentam o nível de colesterol no sangue, podendo levar a quadros de doenças cardiovasculares.

Então, qual é a diferença entre a gordura boa e a ruim? E quais devemos consumir em maior ou menor quantidade? Como devemos substituir a gordura ruim pela boa?

Gordura Boa

Elas também são divididas em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas.

A gordura poli-insaturada é um tipo de gordura insaturada saudável que inclui os ácidos graxos do tipo ômega 3 e ômega 6 que não são produzidas pelo nosso organismo e que são essenciais para a nossa saúde. 

As gorduras poli-insaturadas estão presentes em diversos óleos vegetais como os de soja, de milho, de girassol, de gergelim, de canola e em vários tipos de sementes. Também estão presentes no azeite de oliva, óleo de abacate e salmão. Atuam no bom funcionamento do sistema imunológico, auxilia na manutenção das membranas das células, ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim) no sangue e ajuda a diminuir a quantidade de triglicerídeos no sangue.
As gorduras monoinsaturadas são um ácido graxo que apresenta uma ligação dupla na molécula. Do ponto de vista nutricional é considerada uma gordura de boa qualidade para o organismo humano. Geralmente são boas para a saúde e costumam ser indicadas como possíveis substitutas das gorduras saturadas, de forma a reduzir o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares
. Como os alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas são muito calóricos, o consumo em excesso pode provocar aumento de peso e levar a pessoa à obesidade.

Gorduras poli-insaturadas são encontradas, em:

  • Peixes oleosos como salmão, cavala, atum e sardinhas
  • Óleos vegetais como óleo de soja
  • Cremes Vegetais Becel


Gorduras monoinsaturadas são encontradas, por exemplo, em: 

  • Azeite
  • Algumas nozes como castanhas, amêndoas e avelã
  • Abacate

Gordura Ruim

Gorduras saturadas e gorduras trans são o que chamamos de "gorduras ruins". O consumo de gorduras ruins em excesso na alimentação é uma das principais causas de colesterol elevado e outros problemas de saúde. 

Se consumidas em excesso, elas podem ser responsáveis pelo efeito contrário ao das gorduras boas. Elas aumentam o nível de colesterol no sangue, podendo levar a quadros de doenças cardiovasculares. Além disso, também podem aumentar o risco de diabetes tipo 2, aquela em que o organismo não produz insulina suficiente para manter um nível de glicose normal.

Gordura saturada é encontrada, nos alimentos de origem animal, como carnes gordurosas, manteiga e laticínios, mas também está presente no óleo e derivados de coco, assim como em diversos produtos industrializados. É importante evitar o consumo excessivo de gordura saturada porque ela ajuda a aumentar o colesterol e favorece o aumento do peso.

A gordura saturada faz mal porque ela facilmente se acumula nas paredes internas dos vasos sanguíneos, podendo acelerar a formação de placas de gordura e o entupimento das veias, havendo a possibilidade de provocar aterosclerose, aumento do colesterol, obesidade e problemas cardíacos.

Gordura trans é uma gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial. Sua presença nos alimentos tem o intuito de melhorar a textura e aumentar o prazo de validade, conservando por mais tempo. Algumas carnes e leite já possuem essa gordura naturalmente, mas em pequena quantidade, o que não é ruim a verdadeira preocupação é com gorduras trans artificiais que são usadas em frituras, assados, biscoitos, salgadinhos empacotados e em algumas margarinas. 

A gordura trans faz mal porque aumenta o colesterol que aumenta as chances de doenças do coração e a  diminuição do colesterol bom que evita problemas cardíacos. Com o aumento do colesterol ruim pode ocasionar no organismo a dificuldade da passagem do sangue pelas artérias, elevar os riscos de infarto, AVC (acidente vascular cerebral) e diabetes.

Gorduras saturadas são encontradas, por exemplo, em:

  • Manteiga
  • Carnes gordurosas
  • Queijos
  • Leite integral

Gorduras trans são encontradas, por exemplo, em:

  • Sorvete
  • Massas industrializadas para bolos e tortas
  • Donuts
  • Salgadinhos
  • Biscoitos recheados
  • Nuggets
  • Pipoca de micro-ondas
  • Sanduíches de fast food

Como substituir as gorduras ruins pelas boas

  • Substitua carnes gordurosas por carnes magras, sempre retire a gordura antes de comer. Escolha alimentos dos grupos dos leites e derivados com baixo teor de gordura, como leites desnatados ou semidesnatados, iogurtes/bebidas lácteas e queijos com baixo teor de gordura. Substituta a manteiga, com gorduras saturadas pelo creme vegetal Becel. Tente criar o hábito de verificar o conteúdo dos tipos de gordura nos rótulos de alimentos. Escolha aqueles com os menores teores de gordura saturada e sem gordura trans.


 

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Qual a diferença entre gordura boa e gordura ruim?

As gorduras servem de base para a formação de diversos hormônios no seu corpo, inclusive os hormônios sexuais.

As gorduras são boas para você, quando consumidas de acordo com recomendações. 

A gordura insaturada que seria a boa está muito ligada à boa saúde do coração, isso pelo fato de reduzirem os triglicerídeos e o colesterol sanguíneo, elevando o colesterol bom. Ela auxilia na redução de placas nos vasos sanguíneos e menos placas resultam na diminuição de ocorrências de hipertensão arterial, infarto e derrame cerebral. 

As gorduras saturadas e trans são as famosas gorduras ruins. Se consumidas em excesso, elas podem ser responsáveis pelo efeito contrário ao das gorduras boas. Elas aumentam o nível de colesterol no sangue, podendo levar a quadros de doenças cardiovasculares.

Então, qual é a diferença entre a gordura boa e a ruim? E quais devemos consumir em maior ou menor quantidade? Como devemos substituir a gordura ruim pela boa?

Gordura Boa

Elas também são divididas em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas.

A gordura poli-insaturada é um tipo de gordura insaturada saudável que inclui os ácidos graxos do tipo ômega 3 e ômega 6 que não são produzidas pelo nosso organismo e que são essenciais para a nossa saúde. 

As gorduras poli-insaturadas estão presentes em diversos óleos vegetais como os de soja, de milho, de girassol, de gergelim, de canola e em vários tipos de sementes. Também estão presentes no azeite de oliva, óleo de abacate e salmão. Atuam no bom funcionamento do sistema imunológico, auxilia na manutenção das membranas das células, ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim) no sangue e ajuda a diminuir a quantidade de triglicerídeos no sangue.
As gorduras monoinsaturadas são um ácido graxo que apresenta uma ligação dupla na molécula. Do ponto de vista nutricional é considerada uma gordura de boa qualidade para o organismo humano. Geralmente são boas para a saúde e costumam ser indicadas como possíveis substitutas das gorduras saturadas, de forma a reduzir o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares
. Como os alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas são muito calóricos, o consumo em excesso pode provocar aumento de peso e levar a pessoa à obesidade.

Gorduras poli-insaturadas são encontradas, em:

  • Peixes oleosos como salmão, cavala, atum e sardinhas
  • Óleos vegetais como óleo de soja
  • Cremes Vegetais Becel


Gorduras monoinsaturadas são encontradas, por exemplo, em: 

  • Azeite
  • Algumas nozes como castanhas, amêndoas e avelã
  • Abacate

Gordura Ruim

Gorduras saturadas e gorduras trans são o que chamamos de "gorduras ruins". O consumo de gorduras ruins em excesso na alimentação é uma das principais causas de colesterol elevado e outros problemas de saúde. 

Se consumidas em excesso, elas podem ser responsáveis pelo efeito contrário ao das gorduras boas. Elas aumentam o nível de colesterol no sangue, podendo levar a quadros de doenças cardiovasculares. Além disso, também podem aumentar o risco de diabetes tipo 2, aquela em que o organismo não produz insulina suficiente para manter um nível de glicose normal.

Gordura saturada é encontrada, nos alimentos de origem animal, como carnes gordurosas, manteiga e laticínios, mas também está presente no óleo e derivados de coco, assim como em diversos produtos industrializados. É importante evitar o consumo excessivo de gordura saturada porque ela ajuda a aumentar o colesterol e favorece o aumento do peso.

A gordura saturada faz mal porque ela facilmente se acumula nas paredes internas dos vasos sanguíneos, podendo acelerar a formação de placas de gordura e o entupimento das veias, havendo a possibilidade de provocar aterosclerose, aumento do colesterol, obesidade e problemas cardíacos.

Gordura trans é uma gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial. Sua presença nos alimentos tem o intuito de melhorar a textura e aumentar o prazo de validade, conservando por mais tempo. Algumas carnes e leite já possuem essa gordura naturalmente, mas em pequena quantidade, o que não é ruim a verdadeira preocupação é com gorduras trans artificiais que são usadas em frituras, assados, biscoitos, salgadinhos empacotados e em algumas margarinas. 

A gordura trans faz mal porque aumenta o colesterol que aumenta as chances de doenças do coração e a  diminuição do colesterol bom que evita problemas cardíacos. Com o aumento do colesterol ruim pode ocasionar no organismo a dificuldade da passagem do sangue pelas artérias, elevar os riscos de infarto, AVC (acidente vascular cerebral) e diabetes.

Gorduras saturadas são encontradas, por exemplo, em:

  • Manteiga
  • Carnes gordurosas
  • Queijos
  • Leite integral

Gorduras trans são encontradas, por exemplo, em:

  • Sorvete
  • Massas industrializadas para bolos e tortas
  • Donuts
  • Salgadinhos
  • Biscoitos recheados
  • Nuggets
  • Pipoca de micro-ondas
  • Sanduíches de fast food

Como substituir as gorduras ruins pelas boas

  • Substitua carnes gordurosas por carnes magras, sempre retire a gordura antes de comer. Escolha alimentos dos grupos dos leites e derivados com baixo teor de gordura, como leites desnatados ou semidesnatados, iogurtes/bebidas lácteas e queijos com baixo teor de gordura. Substituta a manteiga, com gorduras saturadas pelo creme vegetal Becel. Tente criar o hábito de verificar o conteúdo dos tipos de gordura nos rótulos de alimentos. Escolha aqueles com os menores teores de gordura saturada e sem gordura trans.


 

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