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Qual a melhor escolha para a perda de peso: Exercícios aeróbicos ou musculação?

Embora muitas pessoas queiram perder peso, a maioria não sabe nem por onde começar. Dentre as maiores dúvidas dos marinheiros de primeira viagem está à questão de qual modalidade de treinamento deve ser utilizada para alcançar de forma mais eficiente o seu objetivo: exercícios aeróbicos ou musculação? Pensando nisso, elaboramos este post com o objetivo de esclarecer de vez o assunto e facilitar a sua vida na hora de entrar em forma, dá uma olhada!

A importância do balanço calórico

Antes de tudo, entenda que para emagrecer precisamos gastar diariamente mais calorias do que ingerimos, ou seja, manter um balanço calórico negativo. Portanto, não adiantaria de nada treinar exaustivamente e após o treino repor calorias se alimentando de maneira inadequada e mantendo lá no alto o nível de gordura. A contribuição de exercícios físicos – aeróbicos ou musculação – ocorre justamente pelo aumento do gasto calórico causado pelo estímulo do metabolismo. A atividade física regular aliada a uma alimentação saudável e equilibrada contribui de forma decisiva na perda de peso. Além disso, lembre-se da importância de consultar um médico na hora de cuidar de sua saúde, já que cada organismo reage de uma forma aos estímulos provocados pela atividade física.

As vantagens dos exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos são aqueles realizados em alto nível de intensidade e por um longo período de tempo, tais como: corrida, natação, ciclismo, step, etc. São excelentes para a perda de peso, pois eliminam muitas calorias, já que a gordura é a principal fonte de energia usada pelo corpo durante a sua prática e de acordo com a intensidade e duração do exercício, melhores serão os resultados alcançados. As principais vantagens desta modalidade de treinamento são: a diminuição da pressão arterial, melhora da capacidade cardiorrespiratória, aumento do metabolismo e do fluxo sanguíneo nos músculos.

As vantagens da musculação

A musculação é um tipo de treino resistido de cargas, amplitude e intensidade que tem por objetivo o ganho de massa muscular e nesse processo há grande gasto de calorias, que contribuem para o emagrecimento, já que, durante o treino, o organismo queima calorias inclusive no momento de descanso, no qual os músculos exercitados se recuperam. Além disso a musculação auxilia na prevenção de doenças, correção de desvios posturais, redução de gordura e melhoria da estética corporal, visto que sua prática garante a tonificação e rigidez dos músculos.

Afinal, qual modalidade escolher?

Você já deve ter notado que ambas as modalidades possuem diversas vantagens consideradas essenciais para o emagrecimento. Então qual você deve escolher? Ora, as duas! A dica é combiná-las para que os benefícios sejam aliados e os seus resultados possam ser obtidos com maior eficiência. Desta forma, você pode correr na esteira e, após o exercício, treinar musculação sem nenhuma culpa. Entenda que uma modalidade não precisa anular a outra para que você tenha um corpo mais saudável e definido e não se esqueça de procurar um profissional da área antes de iniciar qualquer atividade!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse assunto, que tal dar uma olhada nos outros posts aqui do nosso blog e ficar cada vez mais por dentro do mundo fitness!

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A importância do balanço calórico

Antes de tudo, entenda que para emagrecer precisamos gastar diariamente mais calorias do que ingerimos, ou seja, manter um balanço calórico negativo. Portanto, não adiantaria de nada treinar exaustivamente e após o treino repor calorias se alimentando de maneira inadequada e mantendo lá no alto o nível de gordura. A contribuição de exercícios físicos – aeróbicos ou musculação – ocorre justamente pelo aumento do gasto calórico causado pelo estímulo do metabolismo. A atividade física regular aliada a uma alimentação saudável e equilibrada contribui de forma decisiva na perda de peso. Além disso, lembre-se da importância de consultar um médico na hora de cuidar de sua saúde, já que cada organismo reage de uma forma aos estímulos provocados pela atividade física.

As vantagens dos exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos são aqueles realizados em alto nível de intensidade e por um longo período de tempo, tais como: corrida, natação, ciclismo, step, etc. São excelentes para a perda de peso, pois eliminam muitas calorias, já que a gordura é a principal fonte de energia usada pelo corpo durante a sua prática e de acordo com a intensidade e duração do exercício, melhores serão os resultados alcançados. As principais vantagens desta modalidade de treinamento são: a diminuição da pressão arterial, melhora da capacidade cardiorrespiratória, aumento do metabolismo e do fluxo sanguíneo nos músculos.

As vantagens da musculação

A musculação é um tipo de treino resistido de cargas, amplitude e intensidade que tem por objetivo o ganho de massa muscular e nesse processo há grande gasto de calorias, que contribuem para o emagrecimento, já que, durante o treino, o organismo queima calorias inclusive no momento de descanso, no qual os músculos exercitados se recuperam. Além disso a musculação auxilia na prevenção de doenças, correção de desvios posturais, redução de gordura e melhoria da estética corporal, visto que sua prática garante a tonificação e rigidez dos músculos.

Afinal, qual modalidade escolher?

Você já deve ter notado que ambas as modalidades possuem diversas vantagens consideradas essenciais para o emagrecimento. Então qual você deve escolher? Ora, as duas! A dica é combiná-las para que os benefícios sejam aliados e os seus resultados possam ser obtidos com maior eficiência. Desta forma, você pode correr na esteira e, após o exercício, treinar musculação sem nenhuma culpa. Entenda que uma modalidade não precisa anular a outra para que você tenha um corpo mais saudável e definido e não se esqueça de procurar um profissional da área antes de iniciar qualquer atividade!

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