Home » Dicas Honey » Xilitol, Eritritol, Ágave e outros: As diferenças dos tipos de adoçantes
Dicas Honey
Xilitol, Eritritol, Ágave e outros: As diferenças dos tipos de adoçantes

Usado por muitas pessoas, os adoçantes atualmente não são produtos utilizados apenas por diabéticos.

Servem para substituir o açúcar e está presente no cardápio das pessoas que buscam emagrecer. As prateleiras dos supermercados estão cheias de produtos light que prometem sabor mil e caloria zero. Com tantas opções, muitas vezes não sabemos qual adoçante escolher e em que eles se diferem. Nesse post, contamos um pouco sobre alguns adoçantes e suas diferenças. 🍯

Qual adoçante é melhor para adoçar a sua bebida e quais as diferenças entre eles?

 Mel
– Benefícios: Fonte de vitaminas de complexo B, além de potássio, cálcio, magnésio e antioxidantes.
– Vantagens em relação aos outros: Menor custo e sabor agradável.
– Para quem é indicado: Pessoas que buscam opções para adoçar ricas em nutrientes.
–  Contraindicações: Crianças menores de 1 ano, veganos, diabéticos e pessoas em busca de perda de peso.
Kcal (1 colher de sopa): 60 Kcal

 
Melado
– Benefícios: Fonte de vitaminas de complexo B, além de ferro, cobre e potássio.
– Vantagens em relação aos outros: Baixo custo e pode ser consumido por veganos.
– Para quem é indicado: Pessoas que buscam opções para adoçar ricas em nutrientes.
–  Contraindicações: Diabéticos e pessoas em busca de perda de peso.
Kcal (1 colher de sopa): 70 Kcal
 
Ágave
– Benefícios: Adoça com baixo índice glicêmico, bom para quem precisa controlar a glicemia.
– Vantagens em relação aos outros: Sabor mais leve, com boa aceitação para uso em bebidas.
– Para quem é indicado: Pessoas que buscam opções para adoçar ricas em nutrientes.
–  Contraindicações: Diabéticos e pessoas em busca de perda de peso.
Kcal (1 colher de sopa): 50 Kcal
 
Xilitol
– Benefícios: Adoçante natural, de baixa caloria e baixo índice glicêmico.
– Vantagens em relação aos outros: Tem praticamente a metade das calorias dos açúcares, mel e melado.
– Para quem é indicado: Para diabéticos e pessoas que buscam perda e controle de peso.
–  Contraindicações: Pessoas com alterações intestinais com o uso do xililtol (flatulência).
Kcal (1 colher de sopa): 30 Kcal
 
Eritritol
– Benefícios: Bom adoçante, sem adicionar calorias à dieta.
– Vantagens em relação aos outros: Adoçante natural não calórico.
– Para quem é indicado: Para diabéticos e pessoas que buscam perda / controle de peso.
–  Contraindicações: Pessoas com alterações intestinais com o uso do eritritol (flatulência).
Kcal (1 colher de sopa): 0 Kcal
 
Açúcar demerara
– Benefícios: possui algumas vitaminas do complexo B.
– Vantagens em relação aos outros: Dissolve bem em líquidos.
– Para quem é indicado: Pessoas que buscam opções para adoçar ricas em nutrientes.
–  Contraindicações: Diabéticos e pessoas em busca de perda de peso.
Kcal (1 colher de sopa): 80 Kcal

Aspartame
– Benefícios: Adoça sem adicionar caloria ao alimentos.
– Vantagens: Baixo custo (é o adoçante mais usado pela indústria).
– Para quem é indicado: Para pessoas que buscam reduzir o consumo de calorias e carboidratos na alimentação.
– Contraindicações: Portadores de fenilcetúria não podem ingerir esse adoçante.
– Kcal (1 colher de sopa): 0 kcal
 
Estevia
– Benefícios: Adoçante natural, de muito baixo índice glicêmico. 
– Vantagens em relação aos outros: Baixo custo.
– Para quem é indicado: Todas as pessoas.
–  Contraindicações: Não há.
Kcal (1 colher de sopa): 15 Kcal
 
Sucralose
– Benefícios: Sem adicionar calorias à dieta.
– Vantagens em relação aos outros: Não há.
– Para quem é indicado: Para quem busca reduzir o consumo calórico na dieta.
–  Contraindicações: Uso da sucralose aquecida e crianças.
Kcal (1 colher de sopa): 0 Kcal
 
Tâmara
– Benefícios: Adoça e confere textura às preparações.
– Vantagens em relação aos outros: Rica em fibras e antioxidantes; ideal para preparo de receitas como bolos e tortas doces.
– Para quem é indicado: Pessoas que buscam opções para adoçar ricas em nutrientes.
–  Contraindicações: Diabéticos.
Kcal (100g): 300 Kcal 

 

 

Compartilhe!

PLAYLIST
POSTS MAIS LIDOS
Xilitol, Eritritol, Ágave e outros: As diferenças dos tipos de adoçantes

Usado por muitas pessoas, os adoçantes atualmente não são produtos utilizados apenas por diabéticos.

Servem para substituir o açúcar e está presente no cardápio das pessoas que buscam emagrecer. As prateleiras dos supermercados estão cheias de produtos light que prometem sabor mil e caloria zero. Com tantas opções, muitas vezes não sabemos qual adoçante escolher e em que eles se diferem. Nesse post, contamos um pouco sobre alguns adoçantes e suas diferenças. 🍯

Qual adoçante é melhor para adoçar a sua bebida e quais as diferenças entre eles?

 Mel
– Benefícios: Fonte de vitaminas de complexo B, além de potássio, cálcio, magnésio e antioxidantes.
– Vantagens em relação aos outros: Menor custo e sabor agradável.
– Para quem é indicado: Pessoas que buscam opções para adoçar ricas em nutrientes.
–  Contraindicações: Crianças menores de 1 ano, veganos, diabéticos e pessoas em busca de perda de peso.
Kcal (1 colher de sopa): 60 Kcal

 
Melado
– Benefícios: Fonte de vitaminas de complexo B, além de ferro, cobre e potássio.
– Vantagens em relação aos outros: Baixo custo e pode ser consumido por veganos.
– Para quem é indicado: Pessoas que buscam opções para adoçar ricas em nutrientes.
–  Contraindicações: Diabéticos e pessoas em busca de perda de peso.
Kcal (1 colher de sopa): 70 Kcal
 
Ágave
– Benefícios: Adoça com baixo índice glicêmico, bom para quem precisa controlar a glicemia.
– Vantagens em relação aos outros: Sabor mais leve, com boa aceitação para uso em bebidas.
– Para quem é indicado: Pessoas que buscam opções para adoçar ricas em nutrientes.
–  Contraindicações: Diabéticos e pessoas em busca de perda de peso.
Kcal (1 colher de sopa): 50 Kcal
 
Xilitol
– Benefícios: Adoçante natural, de baixa caloria e baixo índice glicêmico.
– Vantagens em relação aos outros: Tem praticamente a metade das calorias dos açúcares, mel e melado.
– Para quem é indicado: Para diabéticos e pessoas que buscam perda e controle de peso.
–  Contraindicações: Pessoas com alterações intestinais com o uso do xililtol (flatulência).
Kcal (1 colher de sopa): 30 Kcal
 
Eritritol
– Benefícios: Bom adoçante, sem adicionar calorias à dieta.
– Vantagens em relação aos outros: Adoçante natural não calórico.
– Para quem é indicado: Para diabéticos e pessoas que buscam perda / controle de peso.
–  Contraindicações: Pessoas com alterações intestinais com o uso do eritritol (flatulência).
Kcal (1 colher de sopa): 0 Kcal
 
Açúcar demerara
– Benefícios: possui algumas vitaminas do complexo B.
– Vantagens em relação aos outros: Dissolve bem em líquidos.
– Para quem é indicado: Pessoas que buscam opções para adoçar ricas em nutrientes.
–  Contraindicações: Diabéticos e pessoas em busca de perda de peso.
Kcal (1 colher de sopa): 80 Kcal

Aspartame
– Benefícios: Adoça sem adicionar caloria ao alimentos.
– Vantagens: Baixo custo (é o adoçante mais usado pela indústria).
– Para quem é indicado: Para pessoas que buscam reduzir o consumo de calorias e carboidratos na alimentação.
– Contraindicações: Portadores de fenilcetúria não podem ingerir esse adoçante.
– Kcal (1 colher de sopa): 0 kcal
 
Estevia
– Benefícios: Adoçante natural, de muito baixo índice glicêmico. 
– Vantagens em relação aos outros: Baixo custo.
– Para quem é indicado: Todas as pessoas.
–  Contraindicações: Não há.
Kcal (1 colher de sopa): 15 Kcal
 
Sucralose
– Benefícios: Sem adicionar calorias à dieta.
– Vantagens em relação aos outros: Não há.
– Para quem é indicado: Para quem busca reduzir o consumo calórico na dieta.
–  Contraindicações: Uso da sucralose aquecida e crianças.
Kcal (1 colher de sopa): 0 Kcal
 
Tâmara
– Benefícios: Adoça e confere textura às preparações.
– Vantagens em relação aos outros: Rica em fibras e antioxidantes; ideal para preparo de receitas como bolos e tortas doces.
– Para quem é indicado: Pessoas que buscam opções para adoçar ricas em nutrientes.
–  Contraindicações: Diabéticos.
Kcal (100g): 300 Kcal 

 

 

Compartilhe!

SIGA NAS REDES SOCIAIS
INSTAGRAM