No banho eles descem aos montes pelo ralo. No pós banho, a escova fica cheia de fios e o chão repleto deles. Se seu cabelo está caindo mais do que o normal, esse pode ser mais um efeito causado pela quarentena.
Com a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), novos hábitos acabaram sendo impostos na vida das pessoas. Por isso, algumas das causas plausíveis que geram a queda frequente de fios capilares se dão por conta das reais mudanças na rotina, horários, sono e alimentação.
Tá mais do que comprovado que a alimentação tanto boa quanto ruim interfere diretamente no corpo e na pele. Com o cabelo também não é diferente!
Que mulher não gosta de entrar na farmácia e se distrair com os inúmeros cosméticos e produtos de beleza? De fato, investir em produtos de qualidade e tecnológicos auxiliam realmente no tratamento de diversas áreas do corpo, inclusive o couro cabeludo. Entretanto, esses elementos quando aplicados individualmente não representam muita coisa se você exagera nos doces, gordura e industrializados e peca no consumo adequado de proteínas, vitaminas e minerais.
Segundo um estudo publicado na revista especializada Dermatology Clinic, os fios precisam de nutrientes específicos para crescerem bonitos e saudáveis. Por isso, uma alimentação adequada mesmo diante das grandes mudanças sociais, influencia diretamente nesse processo. Pensando nisso, nós construímos uma lista básica, acessível e eficaz quando o objetivo é prevenir a queda de cabelos.
1. Cenoura
Ela oferece dois nutrientes: o betacaroteno e a vitamina A. O primeiro é um antioxidante que combate a ação dos radicais livres e, assim, evita a queda e a perda de pigmentos que deixariam o cabelo grisalho. Já a vitamina A atua na saúde das células do couro cabeludo, nutrindo-as, e interfere na produção da oleosidade natural do fio.
Quantidade ideal: 1 unidade média por dia.
2. Espinafre
Por conter ferro, mineral que participa na formação dos glóbulos vermelhos, nutre os folículos capilares. Daí a explicação para a carência da substância provocar a perda de brilho, ressecamento, fraqueza e até queda capilar.
Quantidade ideal: 1 prato de sobremesa por dia.
3. Laranja
O benefício para o cabelo está na parte branca que envolve os gomos, a chamada pectina. Ali ficam as fibras que vão ajudar a varrer para fora do organismo as toxinas, que, em excesso, contribuem para o aumento da oleosidade e o aparecimento da caspa.
Quantidade ideal: 1 unidade por dia.
4. Morango
A fruta oferece flavonoides e vitamina C, substâncias que ativam a microcirculação sanguínea no couro cabeludo. Resultado: os fios crescem mais rápido, resistentes e menos sujeitos à queda, quebra e ao ressecamento.
Quantidade ideal: 1 xícara de chá por dia.
5. Salmão
Além da proteína de altíssima qualidade, consuma também devido a boa quantidade de ácido graxo ômega 3 e selênio. Juntos, eles combatem inflamações, protegem o couro cabeludo contra a radiação ultravioleta e melhoram a circulação e a chegada de nutrientes ao bulbo capilar. Carne vermelha e frango também são boas opções de proteína magra.
Quantidade ideal: 1 filé médio pelo menos três vezes por semana.
Mais água, por favor!
É importante destacar também que durante esse período de isolamento social, muitas pessoas estão lavando menos a cabeça já que estão saindo menos de casa. Uma pesquisa feita por uma das maiores fabricantes de produtos de higiene do mundo, a Unilever, aponta que a quarentena diminuiu em até 25% a procura por shampoos e condicionador.
Por isso, segundo especialistas, é de extrema importância que, independente de saídas ou não, se lave o cabelo com uma certa regularidade, principalmente nesse momento onde o foco é a contaminação de um vírus. Isso ajuda a prevenir não só a futura queda dos fios, como também doenças no couro cabeludo, como a dermatite seborreica, a famosa e indesejada, caspa.
Saiba mais:
7 Alimentos Saudáveis que Melhoram o Seu Humor
Os 10 Principais Alimentos Para Ganhar Massa Muscular
8 Alimentos Fantásticos para Aumentar sua Vitamina D