5 dicas para turbinar seu metabolismo

por honeybe
5 dicas para turbinar seu metabolismo

A perda de peso envolve uma série de fatores: alimentação, exercícios, horas de sono, quantidade de água ingerida e também o metabolismo. Este último é um fator super  importante e que varia muito de pessoa para pessoa.

Indivíduos com o metabolismo acelerado têm mais facilidade em manter ou perder o peso. Já as pessoas que possuem o metabolismo lento, podem sofrer um pouco na hora de perder os quilinhos extras. Felizmente esta situação é facilmente contornável e com algumas pequenas mudanças em sua rotina você pode ser capaz de mudar isso.

Confira as dicas a seguir e descubra como acelerar seu metabolismo de uma vez por todas!

O que é exatamente o metabolismo?

Ao contrário do que muitos pensam o metabolismo não é um só. Para explicar melhor, podemos dizer que o metabolismo nada mais é que a quantidade de calorias que cada organismo gasta para realizar suas atividades diárias, como: respirar, caminhar, movimentar-se, bombear o sangue, e por aí vai. Por isso mesmo, ele é divido em três tipos:

  • Metabolismo alimentar: faz parte das calorias que necessitamos para fazer a mastigação, a digestão e a secreção de enzimas digestivas e corresponde a cerca de 10% da energia do organismo. Por isso, os nutricionistas recomendam as refeições de 3 em 3 horas, assim o metabolismo se mantem sempre trabalhando e gastando energia.
  • Metabolismo de atividade física: este é o mais simples de se entender: quanto mais atividades físicas você realiza durante o dia, mais acelerado fica seu metabolismo e mais calorias se perdem. Mas geralmente ele consome de 20 a 30% do gasto calórico diário.
  • Metabolismo de repouso: este tipo também é conhecido como metabolismo basal, pois se refere a atividades básicas do organismo, como o batimento cardíaco, por exemplo. Assim, mesmo quando está em repouso seu corpo está gastando algum tipo de energia (geralmente entre 60 a 70% do gasto energético diário). No entanto, este número pode variar de pessoa pra pessoa, dependendo a quantidade de massa muscular presente em seu corpo. Quanto mais massa magra, mas acelerado o metabolismo.

Como acelerar meu metabolismo?

1: Não pule o café da manhã

Ele é imprescindível para começar o dia dando um start no metabolismo, afinal você passou várias horas em repouso e sem alimento. Sem o café da manhã seu corpo pode começar a entender que precisa estocar gordura – e isso você com certeza não deseja!

2: Beba muita água

Como precisa ter a temperatura ajustada na hora em que entra em nosso organismo, beber água faz com que nosso corpo gaste energia para realizar o equilíbrio térmico. Além disso, ela sacia: quantas vezes no meio do dia você pensou que estava com fome, mas na verdade era somente sede?

3: Alimente-se a cada três horas

Como falamos anteriormente, a digestão dos alimentos faz com que nosso metabolismo tenha que trabalhar. Por isso, se você permanecer longas horas sem comer nada, seu metabolismo permanecerá parado, sem exercício. Com o tempo, este hábito pode fazer com que ele fique cada vez mais lento.

4: Apimente as refeições

Você sabia que a pimenta é capaz de acelerar o metabolismo em até 20%? Isso por conta da capsaicina, substância que causa o ardor. Quando o ardor acontece, gera a liberação de adrenalina e assim os batimentos cardíacos ficam acelerados, demandando mais energia.

5: Musculação e cardio

Esta dupla é perfeita para acelerar o metabolismo. A musculação porque ajuda a construir a massa magra – responsável pelo maior gasto de energia. Já o cardio pode estimular o metabolismo e transformá-lo completamente com curtos exercícios diários. Para melhorar ainda mais, aposte em aeróbicos intervalados, com picos de intensidade. Eles farão milagres pelo seu metabolismo e pela queima de gordura.

E então, viu como o metabolismo pode melhorar com pequenas atitudes no seu dia a dia? Lembre-se que tudo é uma questão de hábito e com pequenos esforços diários você chega lá!

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