6 dicas de alongamento pré-treino

por honeybe
6 dicas de alongamento pré-treino

Como são os seus alongamentos antes do treino? Esta é uma prática que ajuda a aquecer e a preparar os músculos para que a atividade aeróbica e a musculação sejam feitas com maior segurança e tranquilidade. Além disso, o alongamento ajuda a relaxar o corpo, atua no aumento da flexibilidade e ativa a circulação sanguínea. Confira, abaixo, seis exemplos de exercícios musculares ideais para deixar o corpo bem preparado antes do treino!

6 dicas de alongamentos

  1. Para os braços I

Também é importante aquecer o corpo antes do alongamento. Para isso, faça uma caminhada de cinco minutos ou alguns polichinelos antes de começar a alongar. Depois, você pode fazer um exercício bem simples, que ajuda a deixar os braços prontos para a atividade física: entrelace os dedos e erga os braços, com as palmas das mãos viradas para cima. Segure esta posição por 15 segundos.

  1. Para os braços II

Mantenha os joelhos um pouco flexionados e use uma das mãos para segurar o cotovelo do outro braço por trás da cabeça. Incline levemente a parte superior do tronco para o mesmo lado da mão que está segurando o cotovelo. Fique nessa posição por doze segundos e faça a mesma coisa para o outro lado. Atenção para a respiração durante os alongamentos. O ideal é inspirar e expirar com tranquilidade, de modo que o corpo fique relaxado.

  1. Para as pernas I

Este é um exercício muito simples, mas muito eficaz para melhorar a postura, aumentar a amplitude dos movimentos e prevenir lesões. Em pé, mantenha as pernas juntas, dobre uma das pernas para trás e segure o pé com as mãos. Fique nessa posição por 60 segundos e inverta a posição das pernas. Se faltar equilíbrio, a dica é olhar para um ponto fixo ou apoiar uma das mãos em uma parede.

  1. Para as pernas II

Mais uma dica de alongamento para as pernas: em pé, dobre o corpo sobre as pernas, enquanto tenta apoiar as palmas das mãos no chão. Tente chegar o mais próximo do chão que a sua flexibilidade permitir. Este é um ótimo alongamento para a panturrilha e para os músculos posteriores.

  1. Para as costas

Para evitar lesões e dores nas costas, é essencial alongar esta parte do corpo antes e depois dos exercícios aeróbicos. Use um tapete para fazer este alongamento, para evitar machucados nas mãos e nos joelhos. Comece sentando em cima dos pés, depois leve o corpo para frente, apoiando as mãos no tapete. Fique nessa posição por 60 segundos. Esta é uma posição utilizada na ioga, muito boa para alongar os músculos da parte inferior das costas.

  1. Alongamento dinâmico

Alguns especialistas recomendam o alongamento dinâmico antes da musculação, porque são exercícios que mantêm o corpo com o máximo de potência e de força muscular. Estas são atividades sem intervalos superiores a 30 segundos, que ajudam a ativar a circulação, manter o corpo aquecido e a prevenir lesões. A dica é manter o corpo em movimento: gire o tronco de um lado para o outro, faça flexões, movimente os braços em círculos e dê pulos alternados com as pernas, por exemplo.

Gostou do post? Acompanhe o blog e leia mais dicas como essas!

Você também vai gostar