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Dicas Honey
7 Melhores Exercícios Para Afinar a Cintura

O verão está chegando e a gente está como? Correndo para academia e tentando manter o foco na dieta! 

Mas, sem exercício físico não vemos resultado em nosso corpo. Ter o abdômen sequinho é o sonho da maioria das mulheres. Podemos reduzir a gordura localizada na cintura de várias formas, nesse post contamos os 7 melhores exercícios para afinar a cintura.

7 Melhores Exercícios Para Afinar a Cintura

Giro com Pulo

Este exercício não exige o uso de nenhum equipamento, é cardiovascular e serve para tonificar, além de poder ser utilizado em momentos de aquecimento ou esfriamento, antes ou depois da prática de exercícios.

Como fazer: ficar em pé com os dois pés juntos e levar os braços para cima, com os cotovelos dobrados e as mãos em frente ao peito. Pular e girar por meio do tronco e pousar no chão com os pés apontados para a esquerda, mantendo o peito apontado para a frente. Saltar de novo, girar pelo tronco e posar com os dois pés apontados para a direita.

Abdominal Cruzado

Este movimento envolve a região central do corpo e seu nível é classificado como difícil. Ele é de baixo impacto, também atua na tonificação e entra na categoria de exercícios para afinar a cintura em um treino de fortalecimento.

Como fazer: deitar-se de costas em um colchonete de exercícios com as mãos posicionadas atrás da cabeça e os cotovelos dobrados. Contrair os músculos abdominais para ficar em uma posição de ¼ ou ½ de exercício abdominal. Estender a perna direita de modo reto e deixá-la pairar de 5 cm a 10 cm do chão. Por a perna esquerda para dentro de modo que o joelho esquerdo fique em um ângulo de 90º, diretamente acima da articulação do quadril. 

Fazer o abdominal em direção para cima enquanto gira o cotovelo direito em direção ao joelho esquerdo. Aproximar o máximo que puder sem que o joelho passe a articulação do quadril. Então trocar as posições das pernas, estendendo a perna esquerda de modo reto ao mesmo tempo em que leva o joelho direito acima da articulação do quadril. 

Alongamento Sentado

Como fazer: sentar-se em um colchonete para exercícios com as costas retas. Esticar as pernas e abri-las em uma largura um pouco maior do que a distância entre os ombros. Então, erguer os braços e esticá-los na posição horizontal.

Após, girar os ombros em 90º e tentar tocar o pé esquerdo com a mão direita. Voltar à posição inicial e tentar fazer o mesmo com a mão esquerda indo em direção ao pé direito. As costas devem ficar o tempo todo retas durante o movimento.

Giro com Peso

Como fazer: o exercício deve ser realizado com o auxílio de um halter ou um prato de peso como o da imagem. O movimento começa ao sentar-se no colchonete de exercício segurando o peso com as duas mãos. Então, dobrar os joelhos e manter os pés retos no chão. Inclinar-se para trás em um ângulo de 45º e deixar os braços retos em frente ao peito.

Depois, girar somente o tronco para a direita. Voltar ao posicionamento original e girar com apenas o tronco para a esquerda o máximo que conseguir. Uma dica para enquanto estiver fazendo o exercício é imaginar que existe uma parede logo atrás de você e que você deve tocá-la com o peso enquanto se movimenta.

Nadando no Ar

Como fazer: deitar-se de barriga para baixo em um colchonete para exercícios. Esticar os braços na vertical e apontá-los para a frente. Então, esticar as pernas e apontar os pés para trás, como na imagem, levantar os braços, as pernas, o peito e manter a cabeça para cima.

Alternadamente, erguer o braço direito e a perna esquerda e o braço esquerdo e a perna direita sem que eles toquem o chão. É preciso fortalecer tanto a área superior quanto a inferior do corpo para estimular a construção muscular do corpo em forma de X, o que pode dar a aparência que a cintura afinou.

Exercício Saca-Rolhas

Como fazer: Deitar-se reto de costas em um colchonete de exercícios, deixando os braços ao lado do corpo. Endireitar as pernas, comprimi-las juntas e lentamente levantá-las em direção à cabeça, formando um ângulo de 45º entre o corpo e as pernas. Enquanto isso acontece, os ombros, os braços e a cabeça devem permanecer completamente encostados no chão e não devem ser levantados juntamente com a perna.

Após, de maneira devagar, rolar a coluna, inclinando as pernas ligeiramente para a direita até sentir os músculos oblíquos serem trabalhados. Neste momento, as pernas devem ser comprimidas juntas. Retornar as pernas para o centro, sem que elas encostem no chão, e repetir o movimento de inclinação, só que desta vez para a esquerda. Durante essa movimentação, inalar o ar e segurar a posição por dois segundos em cada lado. 

Prancha Lateral com Elevação de Perna

O exercício não é fácil, porém é eficiente para toda a região do core. É um tipo de movimento do pilates, que apresenta baixo impacto e também auxilia a tonificação, além de trabalhar a força e o equilíbrio do core e ser um dos melhores exercícios para afinar a cintura. 

Como fazer: deitar-se em seu lado direito no colchonete de exercícios com os pés sobrepostos. Então, apoiar a parte inferior do corpo no antebraço e no cotovelo, pressionando o ombro para baixo e para fora do pescoço. Inalar o ar, exalar o ar e erguer os quadris no formato de uma prancha lateral, de modo que o corpo forme uma linha reta da cabeça aos dedos do pé e que apenas o antebraço e o pé toquem o solo. 

Colocar a mão esquerda no quadril e deixar a linha de um ombro ao outro perpendicular ao chão.  Inalar, exalar e levantar a perna esquerda o máximo que conseguir. Inalar novamente ao mesmo tempo em que abaixa a perna ao encontro do pé direito. Ao terminar as repetições de um lado, mudar a posição e fazer o exercício no lado oposto.

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7 Melhores Exercícios Para Afinar a Cintura

Giro com Pulo

Este exercício não exige o uso de nenhum equipamento, é cardiovascular e serve para tonificar, além de poder ser utilizado em momentos de aquecimento ou esfriamento, antes ou depois da prática de exercícios.

Como fazer: ficar em pé com os dois pés juntos e levar os braços para cima, com os cotovelos dobrados e as mãos em frente ao peito. Pular e girar por meio do tronco e pousar no chão com os pés apontados para a esquerda, mantendo o peito apontado para a frente. Saltar de novo, girar pelo tronco e posar com os dois pés apontados para a direita.

Abdominal Cruzado

Este movimento envolve a região central do corpo e seu nível é classificado como difícil. Ele é de baixo impacto, também atua na tonificação e entra na categoria de exercícios para afinar a cintura em um treino de fortalecimento.

Como fazer: deitar-se de costas em um colchonete de exercícios com as mãos posicionadas atrás da cabeça e os cotovelos dobrados. Contrair os músculos abdominais para ficar em uma posição de ¼ ou ½ de exercício abdominal. Estender a perna direita de modo reto e deixá-la pairar de 5 cm a 10 cm do chão. Por a perna esquerda para dentro de modo que o joelho esquerdo fique em um ângulo de 90º, diretamente acima da articulação do quadril. 

Fazer o abdominal em direção para cima enquanto gira o cotovelo direito em direção ao joelho esquerdo. Aproximar o máximo que puder sem que o joelho passe a articulação do quadril. Então trocar as posições das pernas, estendendo a perna esquerda de modo reto ao mesmo tempo em que leva o joelho direito acima da articulação do quadril. 

Alongamento Sentado

Como fazer: sentar-se em um colchonete para exercícios com as costas retas. Esticar as pernas e abri-las em uma largura um pouco maior do que a distância entre os ombros. Então, erguer os braços e esticá-los na posição horizontal.

Após, girar os ombros em 90º e tentar tocar o pé esquerdo com a mão direita. Voltar à posição inicial e tentar fazer o mesmo com a mão esquerda indo em direção ao pé direito. As costas devem ficar o tempo todo retas durante o movimento.

Giro com Peso

Como fazer: o exercício deve ser realizado com o auxílio de um halter ou um prato de peso como o da imagem. O movimento começa ao sentar-se no colchonete de exercício segurando o peso com as duas mãos. Então, dobrar os joelhos e manter os pés retos no chão. Inclinar-se para trás em um ângulo de 45º e deixar os braços retos em frente ao peito.

Depois, girar somente o tronco para a direita. Voltar ao posicionamento original e girar com apenas o tronco para a esquerda o máximo que conseguir. Uma dica para enquanto estiver fazendo o exercício é imaginar que existe uma parede logo atrás de você e que você deve tocá-la com o peso enquanto se movimenta.

Nadando no Ar

Como fazer: deitar-se de barriga para baixo em um colchonete para exercícios. Esticar os braços na vertical e apontá-los para a frente. Então, esticar as pernas e apontar os pés para trás, como na imagem, levantar os braços, as pernas, o peito e manter a cabeça para cima.

Alternadamente, erguer o braço direito e a perna esquerda e o braço esquerdo e a perna direita sem que eles toquem o chão. É preciso fortalecer tanto a área superior quanto a inferior do corpo para estimular a construção muscular do corpo em forma de X, o que pode dar a aparência que a cintura afinou.

Exercício Saca-Rolhas

Como fazer: Deitar-se reto de costas em um colchonete de exercícios, deixando os braços ao lado do corpo. Endireitar as pernas, comprimi-las juntas e lentamente levantá-las em direção à cabeça, formando um ângulo de 45º entre o corpo e as pernas. Enquanto isso acontece, os ombros, os braços e a cabeça devem permanecer completamente encostados no chão e não devem ser levantados juntamente com a perna.

Após, de maneira devagar, rolar a coluna, inclinando as pernas ligeiramente para a direita até sentir os músculos oblíquos serem trabalhados. Neste momento, as pernas devem ser comprimidas juntas. Retornar as pernas para o centro, sem que elas encostem no chão, e repetir o movimento de inclinação, só que desta vez para a esquerda. Durante essa movimentação, inalar o ar e segurar a posição por dois segundos em cada lado. 

Prancha Lateral com Elevação de Perna

O exercício não é fácil, porém é eficiente para toda a região do core. É um tipo de movimento do pilates, que apresenta baixo impacto e também auxilia a tonificação, além de trabalhar a força e o equilíbrio do core e ser um dos melhores exercícios para afinar a cintura. 

Como fazer: deitar-se em seu lado direito no colchonete de exercícios com os pés sobrepostos. Então, apoiar a parte inferior do corpo no antebraço e no cotovelo, pressionando o ombro para baixo e para fora do pescoço. Inalar o ar, exalar o ar e erguer os quadris no formato de uma prancha lateral, de modo que o corpo forme uma linha reta da cabeça aos dedos do pé e que apenas o antebraço e o pé toquem o solo. 

Colocar a mão esquerda no quadril e deixar a linha de um ombro ao outro perpendicular ao chão.  Inalar, exalar e levantar a perna esquerda o máximo que conseguir. Inalar novamente ao mesmo tempo em que abaixa a perna ao encontro do pé direito. Ao terminar as repetições de um lado, mudar a posição e fazer o exercício no lado oposto.

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