Acroyoga: conheça a união entre o treino funcional e a yoga!

por honeybe
Acroyoga: conheça a união entre o treino funcional e a yoga!

A acroyoga é a modalidade queridinha das famosas que gostam de praticar exercícios e possuem um estilo de vida saudável, já que é capaz de proporcionar definição muscular e emagrecimento rápidos, além de trazer os benefícios de concentração e relaxamento da yoga.

Indicada para quem tem pelo menos seis meses de prática da modalidade convencional, a acroyoga mistura a posturas da yoga, com exercícios de acrobacia e a massagem tailandesa. No post de hoje vamos contar como funciona essa prática e o que você precisa saber para começar a atividade. Acompanhe!

O que é a acroyoga?

Acroyoga é uma modalidade de yoga praticada por duas ou três pessoas. No modelo de dupla, uma pessoa permanece deitada de costas no chão, a base, sustentando uma segunda pessoa no ar com a força de suas pernas. A pessoa sustentada, a voadora, apoia-se na base para realizar os movimentos e trocar de posição, utilizando bastante flexibilidade.

Algumas duplas costumam unir-se a uma terceira pessoa, a cuidadora, que vai se certificar de que a voadora está corretamente posicionada e dará segurança para as trocas de posição.

Quais os benefícios da acroyoga?

A acroyoga é indicada para quem quer definir e emagrecer. A base costuma trabalhar mais força, enquanto a voadora trabalha flexibilidade, e ambas exercitam equilíbrio. A indicação é que a dupla troque de posição para que trabalhem todas as habilidades em conjunto. As pernas, os braços e o abdômen são as partes do corpo mais trabalhadas.

Uma prática de acroyoga costuma incluir ciclos de movimentos solares de acrobacia, ciclos de movimentos lunares terapêuticos e uma massagem tailandesa ao final chamada de Love Legs. Essa massagem é realizada nas pernas da base para relaxamento.

Além dos benefícios físicos, a acroyoga consegue reunir os benefícios mentais e emocionais da yoga tradicional: melhora da concentração, controle da ansiedade e segurança emocional, além de aumentar bastante a capacidade de entrega e confiança no outro.

Como praticar acroyoga?

A acroyoga deve ser realizada com um instrutor qualificado para essa prática específica, e você não precisa necessariamente levar um parceiro para a aula. A dupla não precisa necessariamente ser formada por um casal, já que pode ser praticada por dois homens, duas mulheres, e até uma mulher como base e o homem como voador. Por mais impressionante que possa parecer, quando deitamos no chão de cosas e mantemos nossas pernas elevadas em um ângulo de 90 graus, conseguimos sustentar muito peso e servir de base para pessoas mais pesadas do que nós.

No entanto, a acroyoga ficou famosa ao ser praticada por casais, que encontraram na prática uma forma de aumentar o seu vínculo e fortalecerem os laços de confiança e segurança.

Como os apoios na base são quase sempre feitos usando as costas, a barriga e o quadril do voador, é importante utilizar roupas mais justas, que não tenham nenhum tecido extra onde a base possa enroscar o pé, por exemplo. Legging e top ou shorts e top são as combinações ideais para a prática!

Quer saber um pouco mais? Confira esse vídeo incrível de um casal praticando acroyoga com uma vista de tirar o fôlego!

No blog da Honey Be você confere todas as novidades sobre o mundo fitness e do bem estar! Continue acompanhando os nossos conteúdos e descubra um novo estilo de vida!

Você também vai gostar