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Fato ou Fake: alguns alimentos podem impulsionar o metabolismo e queimar gordura 🤔

Não tem como negar, existe diversas matérias sobre alguma comida milagrosa que derrete gordura e que vai acelerar o metabolismo ou de alguma forma magicamente derreter quilos extras.
 
É claro que seria ótimo ter um produto revolucionário que transformasse nossos corpos em máquinas de digestão, magras e médias. Mas, infelizmente, a maioria dos produtos que afirmam estar "limpando", na verdade, não faz com que você perca dez quilos de repente.
 
Isso não quer dizer que os alimentos não afetam seu sistema metabólico. 🤔
 
Por exemplo, as pimentas e o chá verde mostraram que ambos aumentam o metabolismo, ainda que ligeiramente. Nós recorremos a ciência para entender as nuances por trás dessas manchetes dramáticas e servir alguma verdade sobre comida e metabolismo. 😉
 
O que é metabolismo?
 
Metabolismo refere-se a qualquer processo corporal que use energia, incluindo: digestão, respiração, circulação, controle da temperatura corporal, contração muscular e função cerebral e nervosa.
 
O corpo gasta certo número de calorias para realizar essas funções, o que também é conhecido como taxa metabólica de repouso.
 
Há muito debate sobre se a sua taxa metabólica de repouso pode ser alterada ou não.
 
Segundo Mascha Davis, mestra em saúde pública, "De certa forma, cada alimento aumentará o metabolismo porque precisa ser quebrado. A velocidade do nosso metabolismo é largamente fora do nosso controle e desempenha apenas um papel menor no controle de peso".
 
Saiba mais:
 
Ainda assim, algumas pesquisas apontam para o fato de que a adição de massa muscular e a ingestão de certos alimentos podem alterar a velocidade do metabolismo – mas os resultados podem não ser tão grandes quanto às afirmações sensacionalistas que ouvimos com muita frequência.
 
Chá Verde
 
Muitos acreditam que beber uma xícara de chá verde acelera seu metabolismo, mas isso é apenas parcialmente verdade.
 
Uma pesquisa descobriu que beber chá verde em conjunto com a redução de ingestão de calorias resultou em perda de peso. Os pesquisadores atribuem esse impacto positivo em grande a um composto presente no chá que, quando combinado com a cafeína e por conta própria, estimula a oxidação da gordura.
 
Mas é preciso se perguntar se os participantes do estudo perderam peso principalmente por causa de sua ingestão de chá verde ou mais, porque eles estavam cortando calorias. 🤔
 
No estudo acima mencionado, os participantes receberam uma média de 250 miligramas de chá verde, ou 3 xícaras, o que ajudou a queimar 100 calorias.
 
Pimentas
 
Todos nós ouvimos os rumores de que beber pimenta caiena e água com limão vai aumentar o seu metabolismo como um louco. Isso é provavelmente um pouco forçado, mas há algumas evidências de que a capsaicina (composto encontrado nas pimentas) pode estimular o metabolismo.
 
Aqui está a advertência – a maioria dos estudos usa uma quantidade alarmante de pimenta caiena. 🤯 Por essa razão, um recente estudo controlado analisou os efeitos da ingestão de uma quantidade palatável de caiena, cerca de 1 grama ou ½ colher de chá, e seus efeitos no metabolismo. Os pesquisadores descobriram que essa quantidade normalmente usada em receitas só queima cerca de 10 calorias.
 
Grãos Integrais
 
Um estudo analisou como a substituição de cereais integrais por grãos refinados pode afetar o metabolismo e os resultados foram realmente muito promissores. 😁
 
Durante 8 semanas, os participantes do estudo comeram 200 gramas de grãos integrais com 40 gramas de fibra ou nenhum grão integral com apenas 20 gramas de fibra. No final, os participantes da dieta integral queimaram 45 calorias extras. Embora a diferença seja pequena, é mais um motivo para escolher cereais integrais.
 
Café
 
A ingestão moderada de cafeína mostrou aumentar temporariamente a taxa metabólica de um indivíduo entre 1 e 25%.
 
No entanto, a grande ingestão de cafeína pode resultar em consequências para a saúde, como um ritmo cardíaco acelerado, problemas digestivos ou insônia.
 
Óleo de Coco
 
A fama desse óleo é que ele contém triglicerídeos de cadeia média (MCT), que se acredita serem armazenados no corpo com menos facilidade do que outros tipos de gordura saturada. Infelizmente, a pesquisa provou que comer triglicérides de cadeia média em vez de triglicérides de cadeia longa não faz muita diferença quando se trata de sua cintura.
 
 
Infelizmente, nenhum alimento sozinho vai aumentar magicamente o seu metabolismo, mesmo que o chá verde ou a pimenta caiena possam ajudar a queimar de 20 a 50 calorias, nenhum deles vai fazer uma grande diferença no seu peso total.
 
Segundo os especialistas, a chave para um peso saudável é comer uma dieta equilibrada composta de alimentos ricos em nutrientes. Sim, a boa e saudável alimentação e a moderação se destacam mais uma vez.
 
 
Fonte:
 

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Fato ou Fake: alguns alimentos podem impulsionar o metabolismo e queimar gordura 🤔
Não tem como negar, existe diversas matérias sobre alguma comida milagrosa que derrete gordura e que vai acelerar o metabolismo ou de alguma forma magicamente derreter quilos extras.
 
É claro que seria ótimo ter um produto revolucionário que transformasse nossos corpos em máquinas de digestão, magras e médias. Mas, infelizmente, a maioria dos produtos que afirmam estar "limpando", na verdade, não faz com que você perca dez quilos de repente.
 
Isso não quer dizer que os alimentos não afetam seu sistema metabólico. 🤔
 
Por exemplo, as pimentas e o chá verde mostraram que ambos aumentam o metabolismo, ainda que ligeiramente. Nós recorremos a ciência para entender as nuances por trás dessas manchetes dramáticas e servir alguma verdade sobre comida e metabolismo. 😉
 
O que é metabolismo?
 
Metabolismo refere-se a qualquer processo corporal que use energia, incluindo: digestão, respiração, circulação, controle da temperatura corporal, contração muscular e função cerebral e nervosa.
 
O corpo gasta certo número de calorias para realizar essas funções, o que também é conhecido como taxa metabólica de repouso.
 
Há muito debate sobre se a sua taxa metabólica de repouso pode ser alterada ou não.
 
Segundo Mascha Davis, mestra em saúde pública, "De certa forma, cada alimento aumentará o metabolismo porque precisa ser quebrado. A velocidade do nosso metabolismo é largamente fora do nosso controle e desempenha apenas um papel menor no controle de peso".
 
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Ainda assim, algumas pesquisas apontam para o fato de que a adição de massa muscular e a ingestão de certos alimentos podem alterar a velocidade do metabolismo – mas os resultados podem não ser tão grandes quanto às afirmações sensacionalistas que ouvimos com muita frequência.
 
Chá Verde
 
Muitos acreditam que beber uma xícara de chá verde acelera seu metabolismo, mas isso é apenas parcialmente verdade.
 
Uma pesquisa descobriu que beber chá verde em conjunto com a redução de ingestão de calorias resultou em perda de peso. Os pesquisadores atribuem esse impacto positivo em grande a um composto presente no chá que, quando combinado com a cafeína e por conta própria, estimula a oxidação da gordura.
 
Mas é preciso se perguntar se os participantes do estudo perderam peso principalmente por causa de sua ingestão de chá verde ou mais, porque eles estavam cortando calorias. 🤔
 
No estudo acima mencionado, os participantes receberam uma média de 250 miligramas de chá verde, ou 3 xícaras, o que ajudou a queimar 100 calorias.
 
Pimentas
 
Todos nós ouvimos os rumores de que beber pimenta caiena e água com limão vai aumentar o seu metabolismo como um louco. Isso é provavelmente um pouco forçado, mas há algumas evidências de que a capsaicina (composto encontrado nas pimentas) pode estimular o metabolismo.
 
Aqui está a advertência – a maioria dos estudos usa uma quantidade alarmante de pimenta caiena. 🤯 Por essa razão, um recente estudo controlado analisou os efeitos da ingestão de uma quantidade palatável de caiena, cerca de 1 grama ou ½ colher de chá, e seus efeitos no metabolismo. Os pesquisadores descobriram que essa quantidade normalmente usada em receitas só queima cerca de 10 calorias.
 
Grãos Integrais
 
Um estudo analisou como a substituição de cereais integrais por grãos refinados pode afetar o metabolismo e os resultados foram realmente muito promissores. 😁
 
Durante 8 semanas, os participantes do estudo comeram 200 gramas de grãos integrais com 40 gramas de fibra ou nenhum grão integral com apenas 20 gramas de fibra. No final, os participantes da dieta integral queimaram 45 calorias extras. Embora a diferença seja pequena, é mais um motivo para escolher cereais integrais.
 
Café
 
A ingestão moderada de cafeína mostrou aumentar temporariamente a taxa metabólica de um indivíduo entre 1 e 25%.
 
No entanto, a grande ingestão de cafeína pode resultar em consequências para a saúde, como um ritmo cardíaco acelerado, problemas digestivos ou insônia.
 
Óleo de Coco
 
A fama desse óleo é que ele contém triglicerídeos de cadeia média (MCT), que se acredita serem armazenados no corpo com menos facilidade do que outros tipos de gordura saturada. Infelizmente, a pesquisa provou que comer triglicérides de cadeia média em vez de triglicérides de cadeia longa não faz muita diferença quando se trata de sua cintura.
 
 
Infelizmente, nenhum alimento sozinho vai aumentar magicamente o seu metabolismo, mesmo que o chá verde ou a pimenta caiena possam ajudar a queimar de 20 a 50 calorias, nenhum deles vai fazer uma grande diferença no seu peso total.
 
Segundo os especialistas, a chave para um peso saudável é comer uma dieta equilibrada composta de alimentos ricos em nutrientes. Sim, a boa e saudável alimentação e a moderação se destacam mais uma vez.
 
 
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