Alternativas para quem não gosta de academia

por honeybe
Alternativas para quem não gosta de academia

Quem disse que para se exercitar é necessário frequentar uma academia? Hoje as alternativas são muitas para fugir da monotonia da musculação.

Qualquer atividade física vai fazer o sangue circular e te ajudar a tonificar os músculos. Além disso, elas auxiliam na liberação da endorfina, substância que dá sensação de bem-estar.

Então, acabou a desculpa para ficar sem se exercitar! Bora colocar o corpo em movimento! Sem ideias? A gente te ajuda!

Dança

A dança ajuda a aumentar a flexibilidade e coordenação motora. Dependendo do ritmo, pode haver perda de até 600 calorias em meia hora. Você pode encarar a aula sozinha ou acompanhada!

Circo

Não tinha pensado nisso, não é? Pois o circo pode te trazer boas surpresas! Exercícios ajudam a desenvolver a força, flexibilidade, velocidade e resistência, além de mandar para os ares 500 calorias por hora.

Natação

Ela não deixa nenhum músculo de fora e queima 500 calorias por aula. Considerada um esporte completo, treina a coordenação motora e o controle da respiração, além de alongar músculos e dar flexibilidade às articulações.

Lutas

Melhoram o condicionamento físico e autocontrole, ajudam na respiração e flexibilidade muscular. Uma horinha de Muay Thai queima 1000 calorias. Já o Boxe pode ser uma alternativa para quem deseja definir braços e pernas. Queima até 600 calorias e aumenta a capacidade cardiorrespiratória e muscular lombar, corrigindo desvios posturais.

Pilates e Yoga

Tem gente que prefere um ambiente mais calmo para se exercitar, onde possa trabalhar o equilíbrio da mente também. Mas será que tem opção para essas pessoas? Lógico que tem! Dependendo da série do Pilates, você perde de 200 a 400 calorias. De quebra, trabalha o alongamento, fortalece os músculos, controla a respiração e corrige problemas posturais. Caso sua maior preocupação seja reduzir o estresse, a Yoga auxilia na melhoria da qualidade de vida e concentração, do sono e das atividades digestivas e respiratórias. O que? Não perde tantas calorias? Você é que pensa! O gasto calórico pode chegar até a 900, no caso da Power Yoga.

Aproveite espaços ao ar livre

Se você não gosta mesmo do ambiente da academia mas está a fim de incluir exercícios no seu dia a dia, opte por atividade ao ar livre. Elas são prazerosas, não deixam a desejar em eficiência e – o melhor – a maioria não custa nada! Veja opções:

  • Patins

Quem disse que andar de patins não gasta calorias? Em meia horinha você queima cerca de 400 delas. Como bônus, ainda tem a definição das panturrilhas e glúteos.

  • Bicicleta

Pedalar é ótimo para perder peso e aliviar o estresse. Uma bicicleta com marchas faz da atividade mais leve ou pesada. Se você não fugir das subidas ainda pode ter uma boa ajuda para fortalecer os músculos. Calorias perdidas: entre 300 e 500.

  • Corrida e caminhada

Elas estimulam várias partes do corpo e podem ser puro relax. Sozinha ou acompanhada, há várias opções para realizar as atividades: na esteira, na areia da praia, no parque, na calçada. É praticar na hora e no ritmo que quiser. O gasto médio de calorias chega a 1000.

  • Esportes radicais

Se você gosta de aventuras, pode aliar atividades físicas e esportes radicais. Aqui se enquadram o trekking, caminhada em trilhas; o arvorismo, caminhadas sobre as árvores; o rafting, descida de corredeiras em bote inflável e as escaladas, que também podem ser feitas em lugares fechados. Você perde entre 400 e 600 calorias por aula!

Faça em casa

Com um pequeno investimento em aparelhos – esteira e bicicleta ergométrica – você pode começar a malhar em casa. O mercado dispõe de DVDs e a internet está recheada de vídeos com exercícios leves. Um circuito caseiro consome até 600 calorias.

Exercite no dia a dia

Depois dessas alternativas, você ainda não se animou a malhar? Tente mudar os hábitos para colocar o corpo um pouco mais em movimento. O que acha de trocar o carro por uma caminhada até a padaria e o elevador pela escada? Pode parecer pouco, mas é um começo. Pense nisso!

Prepare o modelito e conte para a gente quais são as suas alternativas à academia! Estamos loucos para saber!

Você também vai gostar