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Café da Manhã Saudável: Os 9 Melhores Alimentos pra Começar o Dia

Como já sabemos, não é todo mundo que precisa tomar café da manhã. Na verdade, pular o café da manhã pode ser melhor do que comer aquelas besteirinhas pela manhã.
 
No entanto, um café da manhã nutritivo e equilibrado pode te dar energia e evitar que você coma demais durante o resto do dia. 😉
 
Aqui estão os 12 melhores alimentos pra começar o dia com um café da manhã saudável:
 
1. Ovos
 
Os ovos são inegavelmente saudáveis ​​e deliciosos. 😋
 
Estudos mostraram que ingerir ovos no café da manhã aumenta a sensação de saciedade, reduz a ingestão de calorias na próxima refeição e ajuda a manter níveis constantes de açúcar no sangue e insulina.
 
O ovo é uma excelente fonte de vitaminas A, D, E e B12, que, de uma maneira geral fazem bem aos olhos, pele, ossos e memória, respectivamente. 😉 As vitaminas e os sais minerais estão contidos na gema – que de vilã não tem nada.
 
Além disso, as gemas contêm luteína e zeaxantina – antioxidantes que ajudam a prevenir distúrbios oculares como catarata e degeneração macular. 👀
 
Embora rico em colesterol, os ovos não aumentam os níveis de colesterol na maioria das pessoas. Na realidade, a ingestão de óvulos inteiros pode reduzir o risco de doenças cardíacas modificando a forma do colesterol LDL “ruim”, aumentando o “bom” colesterol HDL e melhorando a sensibilidade à insulina.
 
E mais, 3 ovos grandes fornecem cerca de 20gr de proteína de alta qualidade 💪
 
2. Iogurte Grego
 
Rico em nutrientes, abundante em proteína, fonte de probióticos para o intestino e cálcio para os ossos, rico em vitamina B12, ufa 😅 O iogurte grego é uma bomba de benefícios deliciosa e nutritiva pra incluir no seu café da manhã 😎
 
Diferente do iogurte comum, o iogurte grego é drenado do excesso de água, da lactose e minerais. Resultando em um iogurte mais cremoso e mais concentrado em proteínas.
 
3. Café
 
A bebida queridinha do Brasil é uma opção incrível pra começar o dia ☕
 
Ele contém uma série de nutrientes, como vitaminas B2, B3, B5, manganês, magnésio e potássio.
 
Parece até difícil de acreditar, mas o corpo humano absorve mais nutrientes do café do que de outras fontes populares de antioxidantes como frutas e legumes. 😱
 
É rico em cafeína, que melhora o humor, estado de alerta e desempenho mental! Mesmo pequenas quantidades de cafeína podem atingir esses efeitos.
 
A cafeína também mostrou aumentar a taxa metabólica e a queima de gordura. Além disso, o café é rico em antioxidantes que reduzem a inflamação, protegem as células que revestem os vasos sanguíneos e diminuem o risco de diabetes e doença hepática 😉
 
Saiba mais:
 
4. Aveia em Flocos
 
Aveia é a melhor escolha de café da manhã para os amantes de cereais. 😉
 
A aveia é rica em antioxidantes que protegem seus ácidos graxos de se tornarem rançosos. Esses antioxidantes também podem beneficiar a saúde do coração e diminuir a pressão arterial 💗
 
Além disso, a aveia contém uma fibra única chamada beta-glucana. Essa fibra viscosa tem muitos benefícios de saúde impressionantes, incluindo colesterol reduzido e promove a saciedade.
 
Embora a aveia não contenha glúten, ela é frequentemente processada nas mesmas instalações dos grãos que contêm glúten. Por isso, pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten devem escolher aveia que tenha sido certificada como sem glúten. ⚠
 
5. Semente de Chia
 
Sementes de chia são extremamente nutritivas e uma das melhores fontes de fibra!
 
A semente de chia tem uma capacidade específica de absorver água e criar um gel que pode ser misturado com alimentos, para aumentar o seu volume, sem ocasionar nenhum tipo de variação em relação ao sabor e ao valor calórico do alimento. Segundo um estudo do Jornal Europeu de Clínica Nutricional, a adição de chia na dieta pode ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue e deixar a pessoa satisfeita por mais tempo.
 
Sua semente possui um alto teor de proteínas, sendo em sua maior parte aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que não são produzidos pelo nosso organismo (isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina e histidina).
 
6. Chá Verde
 
O chá verde é uma das bebidas mais saudáveis ​​do planeta! 😱
 
Ele contém vitamina K, ácido fólico, riboflavina, ácido ascórbico, potássio, magnésio, cobre, flúor, manganês, polifenóis (catequinas) e cafeína.
 
O chá verde pode ser especialmente útil contra o diabetes. Uma revisão de 17 estudos descobriu que os bebedores de chá verde tiveram reduções nos níveis de açúcar no sangue e insulina.
 
Também contém um antioxidante conhecido como EGCG, que pode proteger o cérebro, o sistema nervoso e o coração contra danos.
 
7. Fruta
 
A fruta pode ser uma parte deliciosa de um café da manhã nutritivo.
 
Todos os tipos de frutas contêm vitaminas, potássio, fibras e são relativamente baixos em calorias. Uma xícara de fruta picada fornece cerca de 80–130 calorias, dependendo do tipo.
 
As frutas cítricas também são muito ricas em vitamina C. Na verdade, uma laranja grande fornece mais de 100% da ingestão diária recomendada de vitamina C 🍊
 
A fruta também sacia devido ao alto conteúdo de fibras e água.
 
Junte frutas com ovos, queijo, queijo cottage ou iogurte grego para um café da manhã bem equilibrado que irá sustentá-lo por horas.
 
8. Linhaça
 
A Linhaça é incrivelmente saudável.
 
Rica em fibra viscosa, o que ajuda você a se sentir cheio por várias horas depois de comer. A linhaça também pode melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue.
 
Tente adicionar linhaça ao iogurte grego, queijo cottage ou uma vitamina para aumentar o teor de fibra e antioxidante do seu café da manhã.
 
Apenas certifique-se de escolher sementes de linhaça moídas ou moê-las você mesmo, porque sementes inteiras de linhaça não podem ser absorvidas pelo seu intestino e simplesmente passarão pelo seu sistema.
 
9. Queijo Cottage
 
O queijo cottage é rico em proteínas, o que aumenta o metabolismo, produz saciedade e diminui os níveis do hormônio da fome, a grelina.
 
De fato, queijo cottage tem se mostrado satisfatório quanto os ovos. Ele também contém ácido linoléico conjugado (CLA), que pode promover a perda de peso.
 
Uma xícara de queijo cottage fornece impressionantes 25gr de proteína 💪
 
 
 
Se você come ou não o café da manhã é uma escolha pessoal.
 
Apesar do que você pode ter sido dito quando criança, pular o café da manhã não tem necessariamente efeitos negativos, contanto que você tenha uma dieta balanceada durante todo o dia.
 
Se você comer de manhã, certifique-se de começar bem o dia alimentando seu corpo com alimentos saudáveis ​​e ricos em nutrientes.
 
 
Fontes:
 

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Café da Manhã Saudável: Os 9 Melhores Alimentos pra Começar o Dia
Como já sabemos, não é todo mundo que precisa tomar café da manhã. Na verdade, pular o café da manhã pode ser melhor do que comer aquelas besteirinhas pela manhã.
 
No entanto, um café da manhã nutritivo e equilibrado pode te dar energia e evitar que você coma demais durante o resto do dia. 😉
 
Aqui estão os 12 melhores alimentos pra começar o dia com um café da manhã saudável:
 
1. Ovos
 
Os ovos são inegavelmente saudáveis ​​e deliciosos. 😋
 
Estudos mostraram que ingerir ovos no café da manhã aumenta a sensação de saciedade, reduz a ingestão de calorias na próxima refeição e ajuda a manter níveis constantes de açúcar no sangue e insulina.
 
O ovo é uma excelente fonte de vitaminas A, D, E e B12, que, de uma maneira geral fazem bem aos olhos, pele, ossos e memória, respectivamente. 😉 As vitaminas e os sais minerais estão contidos na gema – que de vilã não tem nada.
 
Além disso, as gemas contêm luteína e zeaxantina – antioxidantes que ajudam a prevenir distúrbios oculares como catarata e degeneração macular. 👀
 
Embora rico em colesterol, os ovos não aumentam os níveis de colesterol na maioria das pessoas. Na realidade, a ingestão de óvulos inteiros pode reduzir o risco de doenças cardíacas modificando a forma do colesterol LDL “ruim”, aumentando o “bom” colesterol HDL e melhorando a sensibilidade à insulina.
 
E mais, 3 ovos grandes fornecem cerca de 20gr de proteína de alta qualidade 💪
 
2. Iogurte Grego
 
Rico em nutrientes, abundante em proteína, fonte de probióticos para o intestino e cálcio para os ossos, rico em vitamina B12, ufa 😅 O iogurte grego é uma bomba de benefícios deliciosa e nutritiva pra incluir no seu café da manhã 😎
 
Diferente do iogurte comum, o iogurte grego é drenado do excesso de água, da lactose e minerais. Resultando em um iogurte mais cremoso e mais concentrado em proteínas.
 
3. Café
 
A bebida queridinha do Brasil é uma opção incrível pra começar o dia ☕
 
Ele contém uma série de nutrientes, como vitaminas B2, B3, B5, manganês, magnésio e potássio.
 
Parece até difícil de acreditar, mas o corpo humano absorve mais nutrientes do café do que de outras fontes populares de antioxidantes como frutas e legumes. 😱
 
É rico em cafeína, que melhora o humor, estado de alerta e desempenho mental! Mesmo pequenas quantidades de cafeína podem atingir esses efeitos.
 
A cafeína também mostrou aumentar a taxa metabólica e a queima de gordura. Além disso, o café é rico em antioxidantes que reduzem a inflamação, protegem as células que revestem os vasos sanguíneos e diminuem o risco de diabetes e doença hepática 😉
 
Saiba mais:
 
4. Aveia em Flocos
 
Aveia é a melhor escolha de café da manhã para os amantes de cereais. 😉
 
A aveia é rica em antioxidantes que protegem seus ácidos graxos de se tornarem rançosos. Esses antioxidantes também podem beneficiar a saúde do coração e diminuir a pressão arterial 💗
 
Além disso, a aveia contém uma fibra única chamada beta-glucana. Essa fibra viscosa tem muitos benefícios de saúde impressionantes, incluindo colesterol reduzido e promove a saciedade.
 
Embora a aveia não contenha glúten, ela é frequentemente processada nas mesmas instalações dos grãos que contêm glúten. Por isso, pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten devem escolher aveia que tenha sido certificada como sem glúten. ⚠
 
5. Semente de Chia
 
Sementes de chia são extremamente nutritivas e uma das melhores fontes de fibra!
 
A semente de chia tem uma capacidade específica de absorver água e criar um gel que pode ser misturado com alimentos, para aumentar o seu volume, sem ocasionar nenhum tipo de variação em relação ao sabor e ao valor calórico do alimento. Segundo um estudo do Jornal Europeu de Clínica Nutricional, a adição de chia na dieta pode ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue e deixar a pessoa satisfeita por mais tempo.
 
Sua semente possui um alto teor de proteínas, sendo em sua maior parte aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que não são produzidos pelo nosso organismo (isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina e histidina).
 
6. Chá Verde
 
O chá verde é uma das bebidas mais saudáveis ​​do planeta! 😱
 
Ele contém vitamina K, ácido fólico, riboflavina, ácido ascórbico, potássio, magnésio, cobre, flúor, manganês, polifenóis (catequinas) e cafeína.
 
O chá verde pode ser especialmente útil contra o diabetes. Uma revisão de 17 estudos descobriu que os bebedores de chá verde tiveram reduções nos níveis de açúcar no sangue e insulina.
 
Também contém um antioxidante conhecido como EGCG, que pode proteger o cérebro, o sistema nervoso e o coração contra danos.
 
7. Fruta
 
A fruta pode ser uma parte deliciosa de um café da manhã nutritivo.
 
Todos os tipos de frutas contêm vitaminas, potássio, fibras e são relativamente baixos em calorias. Uma xícara de fruta picada fornece cerca de 80–130 calorias, dependendo do tipo.
 
As frutas cítricas também são muito ricas em vitamina C. Na verdade, uma laranja grande fornece mais de 100% da ingestão diária recomendada de vitamina C 🍊
 
A fruta também sacia devido ao alto conteúdo de fibras e água.
 
Junte frutas com ovos, queijo, queijo cottage ou iogurte grego para um café da manhã bem equilibrado que irá sustentá-lo por horas.
 
8. Linhaça
 
A Linhaça é incrivelmente saudável.
 
Rica em fibra viscosa, o que ajuda você a se sentir cheio por várias horas depois de comer. A linhaça também pode melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue.
 
Tente adicionar linhaça ao iogurte grego, queijo cottage ou uma vitamina para aumentar o teor de fibra e antioxidante do seu café da manhã.
 
Apenas certifique-se de escolher sementes de linhaça moídas ou moê-las você mesmo, porque sementes inteiras de linhaça não podem ser absorvidas pelo seu intestino e simplesmente passarão pelo seu sistema.
 
9. Queijo Cottage
 
O queijo cottage é rico em proteínas, o que aumenta o metabolismo, produz saciedade e diminui os níveis do hormônio da fome, a grelina.
 
De fato, queijo cottage tem se mostrado satisfatório quanto os ovos. Ele também contém ácido linoléico conjugado (CLA), que pode promover a perda de peso.
 
Uma xícara de queijo cottage fornece impressionantes 25gr de proteína 💪
 
 
 
Se você come ou não o café da manhã é uma escolha pessoal.
 
Apesar do que você pode ter sido dito quando criança, pular o café da manhã não tem necessariamente efeitos negativos, contanto que você tenha uma dieta balanceada durante todo o dia.
 
Se você comer de manhã, certifique-se de começar bem o dia alimentando seu corpo com alimentos saudáveis ​​e ricos em nutrientes.
 
 
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