Chocotone Sem Glúten (Zero Lactose)

por honeybe
Chocotone Sem Glúten (Zero Lactose)
Chocotone ou o panetone são um daqueles itens que não devem faltar na mesa da ceia de Natal. E com essa receita de Chocotone Sem Glúten (Zero Lactose) você não precisa abrir dessa delícia ?
 

A receita não é das mais fáceis a se fazer, mas siga os passos com tranquilidade que no final vai dar tudo certo ?
 
Ingredientes:
 
– 1 xícara de água morna;
– 1 colher (chá) cheia de açúcar demerara;
– 1 colher (sopa) de fermento biológico seco;
– 1 e ½ xícara de farinha de arroz integral;
– 1 e ½ xícara de polvilho doce;
– ½ xícara de farinha de sorgo, amaranto, quinoa ou grão de bico;
– 1 xícara de açúcar demerara batido no liquidificador;
– ½ colher (chá) de goma xantana;
– 3 ovos;
– 1/3 xícara de óleo de girassol ou de coco;
– 1 colher (café) de vinagre de maçã;
– 1 colher (sopa) de essência de panetone;
– 1 xícara de chocolate sem leite ou frutas cristalizadas.
 
Opcional: amêndoas, nozes ou castanhas.
 
 
Modo de Preparo:
 
Comece fazendo a pré-fermentação:
misture a xícara de água morna com a colher de açúcar demerara e o fermento biológico seco. Dissolva bem e deixe em lugar fechado por uns 15 minutos ou até o fermento reagir e formar uma espuma.
 
Em uma tigela misture todos os ingredientes secos e reserve.
 
Na batedeira, com o batedor de gancho ou a raquete, bata levemente os três ovos. Acrescente o óleo, o vinagre e a essência e continue batendo.
 
Pare a batedeira. Adicione a mistura do fermento, ligue novamente e vá adicionando a mistura dos secos. Bata até ficar bem homogênea a mistura.
 
A massa vai ficar mais líquida e grudenta.
 
Coloque em forma de panetone e deixe descansar em ambiente fechado por 20 minutos. Enquanto isso pré-aqueça o forno a 180 graus.
 
Se você não possuir a forma de panetone, pode escolher sacrificar uma leiteira ? Retire com muito cuidado as alças da leiteira e a utilize como forma.
 
Salpique chocolate em pedaços, nozes ou frutas cristalizadas e asse por 40-50 minutos a 180 graus.
 
Prontinho!!!
 
Caso ele fique mais durinho nos dias seguintes aqueça no forninho ou micro-ondas por alguns minutos – massas sem glúten perdem a humidade mais rápido!
 
Fonte:
 

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