Com estratégia de Live Shopping, Honey Be supera meta de vendas na Black Friday

por Hillare HB

O maior ecommerce de moda fitness do Brasil apostou na VTEX Live Shopping App para suportar mais de 7 horas lives, que representaram 4% do faturamento da marca durante o maior evento do varejo

A Honey Be nasceu em 2011 com a missão de fornecer roupas fitness de qualidade, com preço acessível e adequadas para atividades físicas. A marca, que é 100% digital, é hoje o maior ecommerce de moda fitness do Brasil e segue em crescimento. 

Cliente VTEX desde 2015, a Honey Be tem o pioneirismo no digital em seu DNA, possuindo diversos canais de venda e relacionamento com os clientes. Além do site, que roda em VTEX IO, a marca também possui um aplicativo próprio e atua no marketplace out – uma funcionalidade nativa da plataforma VTEX – e no cross border, possuindo checkout internacional. O ecommerce da Honey Be conta ainda com um programa de afiliados que contempla mais de 1000 lojas virtuais parceiras.

“Uma grande vantagem da VTEX para a Honey Be é a capacidade da plataforma de centralizar todos os nossos acessos e políticas de forma simples, desde o programa de afiliados até a loja internacional.” Manuela Viana, Head de Ecommerce da Honey Be

Black Honey: conclua a missão

Tendo a Black Friday como uma data fundamental no calendário da marca, a campanha da Honey Be teve início um mês antes do grande evento com o mote “Missão Black Honey 2021  – a maior de todos os tempos”. 

Foi criada uma landing page com o objetivo de captar leads e enviar “missões” para os clientes a fim de gerar interação e formar uma base ativa de compradoras engajadas para as promoções. A conclusão de cada missão liberava alguma vantagem exclusiva na Black Friday. 

Campanha Black Honey
Campanha Black Honey

A marca, que já trabalhava com lives pelo Instagram desde 2020, tinha nos planos incluí-las na estratégia de Black Friday. 

“Desde as primeiras lives que fizemos, em nossas redes sociais, identificamos muito potencial no formato. Nosso público foi sempre muito participativo e engajado. Por isso, sabíamos que seria uma estratégia acertada na Black Friday.”
Marcela Stamato, Analista de Marketing na Honey Be

Contudo, encontrar a plataforma ideal para suportar de forma estável o pico de acessos e oferecer uma boa experiência aos clientes da Honey Be, era uma preocupação para a marca. 

“Queríamos realizar as lives dentro do nosso domínio, facilitando a conversão, e evitar problemas que tivemos com ferramentas de live shopping testadas durante o ano, como falhas ao realizar o redirect do Instagram, links quebrados e clientes sendo desconectados durante a transmissão.”
Manuela Viana, Head de Ecommerce da Honey Be

Foi então que na semana da Black Friday a Honey Be decidiu apostar na VTEX Live Shopping Appdisponível para todos os lojistas da plataforma na VTEX App Store. Em poucos dias foi realizada a demo, assinado o contrato e a instalação, que contou com apoio da agência Avanti, foi finalizada na quarta-feira à noite anterior à Black Friday. 

E lembra das missões da campanha Black Honey? Uma delas era participar de um dos mais de 160 grupos de WhatsApp formados ao longo da ação. Nesses grupos foi disponibilizada uma senha para aproveitar as promoções de forma antecipada. E a poucas horas da virada para a Black Friday o site ficou fora do ar. De propósito. 

Campanha Black Honey
Campanha Black Honey

VTEX Live Shopping App na Black Honey

“Tiramos a loja do ar durante as primeiras 4 horas da Black Friday. O acesso à loja foi restrito por uma senha, divulgada nos grupos de WhatsApp junto ao link da primeira live, realizada na quinta-feira às 15h. Foi uma estratégia ousada que resultou em um boom de vendas.”Manuela Viana, Head de Ecommerce da Honey Be

Lideradas pelo time de Marketing da Honey Be, as 4 lives realizadas durante a Black Honey contaram com muita interatividade e esgotaram estoques, somando mais de 7 horas de transmissão para, em média, 5000 espectadores simultâneos. A taxa de engajamento, que soma curtidas e comentários divididos pelas visualizações, chegou a 24%.

Os resultados em vendas superaram todas as expectativas, com um total de 2.916 pedidos, que tiveram ticket médio 24% superior ao das compras realizadas fora das lives. Os produtos vendidos via Live Shopping chegaram a 30,4% de taxa de conversão e, ao todo, as transmissões ao vivo representaram 4% do faturamento da Honey Be na Black Friday 2021.

“A VTEX Live Shopping App foi fundamental para esse sucesso. A imagem e o áudio foram de alta qualidade e tivemos estabilidade durante todas as lives, 100% do tempo. Além disso, a ferramenta é intuitiva e de fácil aprendizado.”Eliedson Jardim, CEO da Honey Be

O sucesso foi refletido pelo engajamento do público, que participou, comprou muito e elogiou a transmissão que contou com uma estrutura completa: telão de LED, efeitos luminosos e surpresas especiais. As lives também ocorreram de forma simultânea no YouTube e Instagram com direcionamento de tráfego  para a loja online.

Além da interação dos apresentadores com o público, as transmissões contaram com atendimento dedicado nas redes sociais e chat da Live, respondendo às dúvidas dos clientes. 

Marcela Stamato e Samuel Bonafé, apresentadores das lives que ocorreram no CD da Honey Be
Marcela Stamato e Samuel Bonafé, apresentadores das lives que ocorreram no CD da Honey Be

Na live final, na sexta-feira, foram disponibilizadas 20 unidades de um produto secreto custando 20 reais, que foram revertidos em 200 reais em compras para as clientes que pagaram para descobrir a surpresa. 

“Não tivemos tempo de educar os clientes quanto ao uso da ferramenta de Live Shopping, mas isso não foi um problema. Percebemos a excelência da usabilidade da plataforma pelo feedback positivo do público durante as transmissões, o que passou muita segurança para quem estava de frente para as câmeras, apresentando a live.”  Marcela Stamato, Analista de Marketing na Honey Be

A Honey Be destacou também a importância do suporte do time de CX da VTEX que esteve presente durante a realização das lives.

“A parceria com o time de CX da VTEX foi essencial. Além da implantação na semana da Black Friday, em tempo recorde, contamos com a presença do time durante a realização das lives, o que passou muita tranquilidade para toda a equipe.”Manuela Viana, Head de Ecommerce da Honey Be

Escalando o sucesso da estratégia

Se a Honey Be já apostava em Live Shopping como uma estratégia promissora, a Black Honey fez das promessas realidade. Diante do sucesso em vendas e com uma plataforma estável, a marca planeja, agora, incluir lives mensais no calendário anual de ações. 

O desafio em 2022 será migrar o público que acompanha as transmissões pelo Instagram para a VTEX Live Shopping App, oferecendo vantagens e atrativos para os clientes que passarem a ocupar esse novo espaço de vendas e relacionamento da marca. 

“O time da Honey Be desenvolveu um trabalho de excelência com Live Shopping na Black Friday. A partir de agora, com o domínio de uma ferramenta estável, flexível e completa, esses resultados são apenas o começo do sucesso dessa estratégia para a marca.” 
Matheus Baziloni, Customer Excellence Manager da VTEX

Big Numbers

4 Lives; 

+7 horas de transmissão; 

9997 visualizações;

5000 espectadores simultâneos;

2.916 pedidos via Live Shopping; 

30,4% taxa de conversão; 

4% do faturamento total da marca na Black Friday via Live Shopping.

Time Honey Be: Eliedson Jardim – CEO, Fernanda Panaro – diretora de Estilo, Luiza Panaro – diretora de Marketing, Julia Lopes – estilista, Vinicius Teixeira – assistente de estilo, Hillare Pontes – Analista de Marketing, Marcela Stamato – Analista de Marketing, Samuel Bonafé – Analista de Marketing e Matheus Baziloni, Customer Excellence Manager da VTEX
Time Honey Be: Eliedson Jardim – CEO, Fernanda Panaro – diretora de Estilo, Luiza Panaro – diretora de Marketing, Julia Lopes – estilista, Vinicius Teixeira – assistente de estilo, Hillare Pontes – Analista de Marketing, Marcela Stamato – Analista de Marketing, Samuel Bonafé – Analista de Marketing e Matheus Baziloni, Customer Excellence Manager da VTEX

Escrito por: Mariana Boese – Jornalista do time de Marketing da VTEX é contar boas histórias sobre como aceleramos a transformação do comércio

Você também vai gostar

Deixe um comentário