Como fazer: Molho de Tomate Caseiro

por honeybe
Como fazer: Molho de Tomate Caseiro
Essa receita mega básica de Molho de Tomate Caseiro pode fazer uma diferença enorme na sua refeição e mais importante de tudo, na sua saúde!
 

Levei um susto quando ouvi da nutricionista: “faça de tudo pra não comer molho de tomate industrial” ?
 
Acaba que na correria do dia a gente nem percebe o risco que estamos correndo com os industrializados. Mas a praticidade que eles trazem vem com alto teor de sódio (120 mg em 1 colher de sopa) e duas vezes mais calorias e gordura que o caseiro e também maiores quantidades de açúcar – cerca de três vezes mais ?
 
Mas não se preocupe, essa praticidade pode continuar! O Molho de Tomate Caseiro dura 3 meses no congelador e 1 semana na geladeira, podendo ser feito em grande quantidade e porcionado conforme a sua necessidade.
 
 
Vou colocar aqui a receita que eu faço, mas você pode variar os ingredientes e o Modo de Preparo pra que o molho fique ao seu gosto ?
 

Ingredientes:

 
– 5 tomates maduros (bem molinhos);
– 2 cebolas roxas;
– 5 dentes de alho;
– azeite;
– sal;
– açúcar;
– pimenta do reino.
 

Modo de Preparo:

 
Corte as cebolas e em uma panela coloque para dourar. Quando a cebola estiver começando a escurecer acrescente o alho e quando ele estiver dourando coloque os tomates cortados de modo rústico.
 
Quando o tomate pegar os sabores, coloque tudo no processador e bata até obter um molho bem liquido.
 
Retorne o liquido para a panela e deixe cozinhar em fogo médio até começar a ferver, só então abaixe o fogo e deixe engrossar.
 
Após o molho engrossar acerte com o sal, a açúcar (só uma pitadinha pra quebrar a acidez) e a pimenta do reino a seu gosto.
 

Para conservar:

 
Para conservar fora da geladeira, porcione o molho ainda quente em potes de vidro higienizados e tampe; transfira para uma panela sobre um pano de prato dobrado e cubra com água quente; deixe ferver por 30 minutos, com cuidado retire os vidros da panela com uma pinça e deixe esfriar sobre um pano de prato limpo – observe se houve a formação de vácuo pressionando a tampa com o indicador.
Armazene num local seco por até 1 mês.
 
Se preferir, leve ao congelador e armazene por até 3 meses – não encha o pote completamente para evitar que o vidro estoure; se preferir congele em sacos para alimentos. Depois de aberto conserve por até 5 dias na geladeira.
 
Prontinho!
 
Obs.: o Modo de Preparo pode variar e muito! Você pode retirar a pele do tomate se preferir, ou pode bater o tomate antes e já colocar na panela só o líquido. Vai testando até achar o que fica mais gostoso pra você ?
 
 
Fontes:
 
 

Você também vai gostar