Crossfit emagrece: como praticar e quais são os benefícios?

por honeybe
Crossfit emagrece: como praticar e quais são os benefícios?

O crossfit é uma metodologia de condicionamento físico. Criada com base em três pilares: movimentos funcionais, movimentos constantemente variados e movimentos de alta intensidade. 

Apesar do receio de algumas pessoas em determinadas condições, qualquer indivíduo pode praticar esse tipo de atividade física, pois a intensidade dos exercícios é adaptada de acordo com as necessidades de cada praticante.

Basicamente, o crossfit une em seus treinamentos exercícios de levantamento de peso olímpico, exercícios de ginástica olímpica, atividades que ajudam no condicionamento metabólico, como ciclismo, corrida, agachamentos ou remo, e exercícios feitos com o peso do próprio corpo do praticante.

Contribui para a perda de peso ou no crescimento muscular, quando o treinamento é mais voltado a intensidade.

Como funciona o Crossfit?

O Crossfit é baseado em movimentos extremamente intensos que combinam exercícios de diferentes naturezas em uma aula desafiadora e nada monótona. Os treinos são divididos em três partes: aquecimento, técnica e WOD (treino do dia, traduzido do inglês “workout of the day”).

A primeira parte, tem o objetivo de aquecer o corpo e prepará-lo para a aula, diminuindo os riscos de se lesionar. A segunda, tem como finalidade aprender ou aperfeiçoar alguns exercícios que serão praticados em seguida, no WOD  que é a última etapa do treinamento.

O WOD consiste em realizar as técnicas da etapa anterior da forma mais intensa possível, com um altíssimo número de repetições em um tempo limitado e com pouco (ou, às vezes, nenhum) intervalo de descanso entre um exercício e outro.Os treinos são diferentes todos os dias e os exercícios são baseados em ginástica olímpica, atividades de condicionamento metabólico (como corrida, ciclismo e remo) e levantamento de peso.

Quais são os benefícios do Crossfit? 

Por prometer uma otimização de capacidades físicas como resistência cardio-respiratória, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação e agilidade, acabou se tornando popular também para atletas de diversas modalidades que buscam aprimorar condicionamento físico ou praticantes que buscam perda de peso ou uma simples vida ativa.

Para quem deseja emagrecer o Crossfit pode trazer os seguintes benefícios:

Aumenta a queima de calorias: os exercícios do Crossfit podem fazer uma pessoa perder de 800 a 1.500 calorias por aula. E por serem de alta intensidade, a queima de calorias ainda continua durante muitas horas após o término do treino.

Os treinos constroem músculos que impulsionam o metabolismo: quem pratica Crossfit consegue aumentar a massa muscular rapidamente, e isso ajuda a melhorar o funcionamento do metabolismo, resultando em maior facilidade para perder gordurar indesejadas.

Melhora o condicionamento físico: O Crossfit é uma prática que ajuda a melhorar significativamente o condicionamento físico, sendo bastante útil para quem deseja ter mais disposição e qualidade de vida.

Como começar?

O crossfit pode ser praticado por qualquer tipo de pessoa, mas antes de iniciarem os treinos é recomendado que passem por uma avaliação médica e de um profissional de educação física. 

Para começar,conheça como funciona o Crossfit e os resultados que você pode ter com esses treinos. É importante conhecer seu corpo e seus limites antes de começar.

Na maioria dos lugares é possível marcar de fazer um treino experimental, portanto busque fazer uma aula e conhecer a dinâmica dos exercícios e dos professores. É muito importante também prestar atenção nos instrutores para que você não se machuque com os exercícios. Tenha sempre a supervisão de um dos professores.

Não se esqueça de respeitar seus limites e entender que os resultados são conquistados pouco a pouco, cada pessoa tem seu tempo.

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