Cuidados com o seu Tapete de Yoga – Yoga Mat

por honeybe
Cuidados com o seu Tapete de Yoga – Yoga Mat
Manter seu tapete de Yoga livre de germes e cheiros indesejados é bem simples, separamos as melhores dicas pra você conferir, vem ver!

 
Primeiros usos do Yoga Mat
 
Não se preocupe, um yoga mat novo tende a ser escorregadio e ter pouca aderência mesmo, mas isso melhora com a prática e uso do tapete. Se você sentir muita dificuldade nas primeiras vezes que usar, pode passar um pano úmido antes da prática e deixar secar bem antes de usar.
 
Ao adquirir seu tapete de yoga preste atenção à espessura e material dele. Gastar um pouco mais com material de melhor qualidade e espessura mais grossa podem compensar o custo/beneficio pela durabilidade do tapete ?
 
Cuidados diários para manutenção do Yoga Mat
 
Logo após a prática de Yoga, coloque seu tapete para ventilar, se for uma prática mais intensa como o ashtanga yoga por exemplo, é importante deixar secar antes de guardar. Se você transpira demais, é uma boa opção também usar um Cotton Mat por cima do Yoga Mat.
 
 
É indicada uma limpeza superficial todas as vezes que você utilizar o tapete. Essa limpeza pode ser realizada com um borrifador e uma solução simples feita de água morna e vinagre, se preferir acrescente alguma essência a mistura pra deixar com cheirinho agradável. Alguns recomendam a utilização do álcool também como higienizador, mas dependendo do material que é feito o seu tapete, o álcool pode ressecar e deixar o tapete quebradiço e esfarelar mais rápido.
 
Uma vez que tenha secado completamente (não pode estar nem um pouquinho úmido), se deve enrolar o tapete. Com a parte de uso para cima, junte as duas pontas do tapete e depois o enrole ?
 
Limpeza do Yoga Mat
 
Dependendo da quantidade em que você pratica yoga, o ideal é lavar seu tapete à mão quinzenalmente. Você pode lavá-lo na banheira, chuveiro ou no quintal com uma mangueira. Existem produtos de limpeza específicos para a limpeza do tapete, vendido em lojas especializadas, mas a limpeza dele pode ser feita também com uma mistura de 15 ml de sabão líquido neutro ou detergente neutro em 4 litros de água morna. Misture completamente o líquido no borrifador, borrife toda a área do tapete e depois o esfregue levemente com uma esponja para garantir que todo ele fique limpo.
 
Enxágue-o com água corrente até tirar todo o sabão dele, pendure o seu tapete para secar completamente em uma zona exterior da casa onde não há vento ou no varão do box. O importante é não usar pregadores de roupa para que o tapete não fique marcado. Antes de estender o tapete passe uma toalha para absorver o excesso de água. Depois, deixe-o ao ar o tempo necessário para que fique mesmo seco.
 
Não deixe o tapete de yoga ao Sol! Pode parecer uma boa opção (porque seca mais rápido), mas não é bom para o tapete. Os raios solares vão “descolorar” e amassar o material.
 
Verifique as instruções do fabricante para ter certeza de que o tapete pode ser lavado com os métodos citados acima.
 
Pronto, agora não tem mais desculpa pra não cuidar bem do seu Yoga Mat ? Você usa alguma receitinha caseira para limpeza? Compartilha com a gente, deixa seu comentário ai!
 
 
 
Fontes:
 

Você também vai gostar