Dieta Atkins: Como Funciona

por honeybe
Dieta Atkins: Como Funciona
A Dieta Atkins foi uma das precursoras das dietas Low Carb, tem como base a restrição do consumo de carboidratos e o aumento do consumo de proteínas e gorduras ao longo do dia.


Criada pelo cardiologista norte-americano Dr. Robert Atkins nos anos 70 com o objetivo de ser uma dieta para baixar peso em pouco tempo e sem passar fome, priorizando o consumo de carnes e gorduras. Este projeto se transformou em um livro que em pouco tempo tornou-se um best-seller publicado no mundo inteiro!
 
O princípio básico da Dieta Atkins é bastante simples: a restrição severa no consumo de carboidratos, aliada ao consumo maior de proteínas e gorduras saturadas, vindos de alimentos de origem animal como: carnes, ovos, peixes e frutos do mar, queijos amarelos e embutidos.
 
Essa dieta, como você pode imaginar, foi inicialmente muito criticada e considerada prejudicial à saúde pelas autoridades da época, devido ao alto consumo proposto de gordura saturada.
 
Por se tratar uma dieta qualitativa (pode-se comer o quanto quiser desde que sejam os alimentos permitidos), você deve estar sempre atento ao que for comer. Um deslize nesta dieta pode representar um grande atraso em sua evolução, principalmente nas fases iniciais.
 
A Dieta Atkins voltou ao centro das atenções nos últimos anos, sendo considerada atualmente a dieta mais famosa do mundo!
 
E assim como a Dieta Dukan, essa dieta é dividida em 4 fases, são elas: Indução, Perda de Peso Continuada, Pré-Manutenção e Manutenção. Cada uma com sua respectiva restrição. Vamos conhecer as fases?
 

As 4 Fases da Dieta Atkins

 

1ª Fase: Indução

A fase de indução dura duas semanas (15 dias), e nela é permitido o consumo máximo de 20 gramas de carboidratos por dia a fim de induzir o organismo a entrar em Cetose, que é o estágio onde o corpo passa a utilizar a gordura como fonte de energia.
 
Nesta primeira fase, a pessoa vai seguir uma dieta alta em gordura e proteína, com alguns poucos vegetais e folhas verdes. Isso faz com que a perda de peso inicial seja bem acelerada.
 
Estão liberados os alimentos com alto teor de proteínas, como carnes e ovos, e algumas poucas verduras e legumes. Frutas (só pode abacate, e ainda sim em pequena quantidade), cereais, leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha) e bebidas alcóolicas estão proibidas nesta fase.
 
Saiba mais:
 
Algumas pessoas preferem permanecer nesta fase indefinidamente, para maximizar os resultados de perda de peso e manter um estado de Cetose. Há outros que ignoram esta fase inteiramente, começando sua Dieta Atkins com abundância de frutas e vegetais desde o início. Isso também é aceitável, especialmente se você não está focado na perda de peso.
 
Durante esta fase é esperado ocorrer uma perda de peso inicial mais acelerada.
 

2ª Fase: Perda de Peso Contínua

Essa é a fase mais longa e também a que irá proporcionar o maior emagrecimento durante a dieta. Os carboidratos começam a ser reintroduzidos aos poucos, com o acréscimo de 5g do nutriente por semana. Além de muita água, o Dr. Atkins também sugere para esta etapa um maior consumo de verduras e legume com pouco amido.
 
Esta fase deve continuar até você estar perto do peso que deseja.
 

3ª Fase: Pré-Manutenção

A ideia da fase 3 é testar e variar a quantidade de carboidratos consumida por dia. O objetivo é você descobrir o ponto de equilíbrio entre a quantidade de carboidratos que consome e a manutenção do seu peso.
 
Se, por exemplo, você consome 70g de carboidratos por dia e nota que começou a engordar, então você passa a consumir 65g por dia e vê como o corpo reage. Se ainda assim estiver engordando, você retira mais 5g de carboidratos por dia e vê o que acontece.
 
E, ao contrário do que possa parecer, esta é a fase mais difícil da Dieta Atkins, pois é o momento em que todos os alimentos até então proibidos são liberados e a quantidade de carboidratos começa a aumentar em 10 gramas por semana.
 
A etapa de Pré-Manutenção exige muita disciplina, pois depois de ter ficado tanto tempo sem determinados alimentos (pães, frutas e batatas, por exemplo) eles voltam ao cardápio da Dieta Atkins e será necessário manter o autocontrole para não exagerar nas quantidades e colocar todo seu sacrifício inicial a perder.
                
A fase 3 dura até você descobrir a quantidade de carboidratos que mantém seu peso estável.
 

4ª Fase: Manutenção

Esta etapa é mais que uma dieta, é um estilo de vida.
Aqui na fase 4, você vai poder consumir a quantidade diária de carboidratos que mantenha seu peso estável (conforme você descobriu na fase 3).
A fase 4 dura indefinidamente.
A ideia aqui é conseguir se permitir momentos de descontração e maior permissividade na dieta, enquanto se mantém seguindo os princípios Atkins a maior parte do tempo.
 
IMPORTANTE: É válido antes de iniciar este tipo de dieta consultar seu médico ou nutricionista para saber se é possível realiza-la de acordo com seu perfil individual de saúde atual e pregresso.
 
Revisão:
 
Fontes:
 

Você também vai gostar