Dieta Dukan: Como Funciona

por honeybe
Dieta Dukan: Como Funciona
Com a promessa de emagrecer de 2,5 a 3 quilos em seis dias sem passar fome, a Dieta Dukan é a nova queridinha do mundo fitness ? Bora conhecer!
 

A Dieta Dukan é baseada na ingestão de proteínas magras (e nada mais) até se sentir satisfeita ?
 
O objetivo é surpreender o metabolismo, acelerando a queima de calorias e preparando o organismo para a próxima etapa, quando o programa libera verduras e alguns legumes.
 
A dieta Dukan é dividida em 4 fases: Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização.  De acordo com o criador do método, as duas primeiras fases: Ataque e Cruzeiro têm como objetivo a perda de peso, enquanto as duas últimas: Consolidação e Estabilização existem para estabilizar o quanto de peso foi perdido.
 
Criada pelo médico nutrólogo francês Dr. Pierre Dukan, essa dieta é um método de emagrecimento que prevê o consumo de grande quantidade de proteínas e a redução da ingestão de carboidratos. Está toda explicada em seu livro: “Não consigo emagrecer”.
 
Saiba mais:
 
Embora essa dieta seja uma boa opção para quem precisa perder peso rapidamente, ela não é uma dieta que mude os hábitos alimentares. Por isso, é comum recuperar todo o peso perdido em pouco tempo, a não ser que se inicie outra dieta menos restritiva ao alcançar o peso ideal, para manter o peso.
 
As 4 Fases da Dieta Dukan
 
1ª – Ataque
 
Com duração de um a sete dias, nesta fase da dieta Dukan só é permitido comer alimentos ricos em proteínas, sendo proibidas as fontes de carboidratos e os doces. Estes alimentos podem ser ingeridos à vontade. Também é orientado consumir 1,5 colheres de sopa/dia de farelo de aveia. Segundo os criadores, nesta fase a pessoa pode perder até 5 quilos.
 
2ª – Cruzeiro
 
São introduzidos a alimentação alguns legumes e verduras, mas ainda não é permitido comer carboidratos. Os legumes e as verduras devem ser consumidos crus ou cozidos em água e sal, e o único doce permitido é gelatina light. Os temperos utilizados devem ser azeite, limão e ervas como salsa e alecrim ou vinagre balsâmico. Esta fase dura 7 dias para cada quilo perdido. Também é orientado consumir 2 colheres de sopa/dia de farelo de aveia. De acordo com os criadores do método, o esperado nesta fase é que a pessoa perca um quilo por semana.
 
3ª – Consolidação
 
Além das carnes, dos legumes e das verduras, nesta fase são acrescentadas frutas, pão integrais, queijos e carboidratos. A pessoa também passa a ser autorizada a fazer duas "Refeições Gala", em que podem comer o que quiserem desde que não repitam o prato e não façam duas refeições deste tipo seguidas. Também é orientado consumir 2,5 colheres de sopa/dia de farelo de aveia. Esta fase dura 10 dias por peso perdido.
 
4ª – Estabilização
 
Nesta fase todos os tipos de alimentos são permitidos, mas deve-se dar preferência aos produtos integrais e é obrigatório comer 3 porções de frutas por dia. Também pe preciso seguir essas três regras: uma vez por semana ingerir apenas proteínas, é recomendado que isso ocorra nas quintas-feiras, comer 3 colheres de sopa de farelo de aveia por dia e praticar 20 minutos de caminhada diária com o abandono para sempre dos elevadores.
 
 
Por que a Dieta Dukan ajuda a emagrecer?
 
Ao reduzir drasticamente o consumo de carboidratos o corpo fica sem sua principal fonte de energia. Então, o organismo irá utilizar o glicogênio, pequena reserva de energia que fica no músculo e fígado.
 
Temos armazenado cerca de um quilo e meio de glicogênio, que sempre se agrega ao H2O, portanto também há cerca de 3 litros de água. Essa reserva costuma ser gasta na primeira semana da dieta Dukan, fazendo com que a pessoa perca 4,5 kg. Mas é importante destacar que esses 4,5 kg perdidos não são de gordura, mas sim de glicogênio e água, dando uma falsa ideia de emagrecimento saudável.
 
Passada essa fase, o grande consumo de proteínas proposto fará com que o organismo busque energia no tecido adiposo, então ocorre a queima de gordura. Além disso, a proteína favorece a liberação de um hormônio chamado glucagon que estimula o corpo a realizar maior queima de tecido adiposo para que vire energia. Além da queima de gorduras, a restrição de proteínas também leva à queima de músculos.
 
Ao proporcionar o rápido emagrecimento, a dieta faz com que a pessoa se sinta animada a continuar este processo de perda de peso. Isto eventualmente pode fazer com que ela aceite realizar a reeducação alimentar e assim perca peso de forma saudável.
 
Por quanto dias ficar na Dieta Dukan?
 
No começo, você deve calcular o “peso verdadeiro” que você deveria ter, baseado em sua idade, histórico de regimes e dietas e outros fatores.
 
O tempo que você vai ficar em cada fase vai depender de quanto peso você precisa perder para chegar ao seu “peso verdadeiro”.
 
O Dr. Dukan sugere:
 
Para quem quer perder 5kg: 1 dia na 1ª fase;
Para quem quer perder de 6 a 10 kg: 3 dias na 1ª fase;
Para quem quer perder de 11 a 20 kg: 7 dias na 1ª fase.
 
O tempo de duração das outras fases varia conforme a perda de peso do indivíduo.
 
 
LEMBRE-SE: antes de iniciar QUALQUER dieta, consulte um nutricionista pra saber se aquela dieta é adequada para o seu organismo e não irá prejudicar nenhum funcionamento corporal.
 
Revisão:
 
 
Fontes:
 

 

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