Home Receita Dieta sem glúten: descubra a variedade de substituições que ela possui!

Dieta sem glúten: descubra a variedade de substituições que ela possui!

by honeybe
Dieta sem glúten: descubra a variedade de substituições que ela possui!

Ultimamente, muito tem se falado sobre o glúten – proteína encontrada em cereais como o trigo, centeio, malte e cevada. Esta proteína não é digerida por doentes celíacos e pode fazer mal a pessoas que possuem certa intolerância. Os efeitos colaterais podem ser dores abdominais e forte inchaço ou até mesmo diarreia.

Apesar de o glúten ser um grande vilão para quem não o digere, a retirada desta proteína das dietas de emagrecimento tem se mostrado eficaz, pois cortando estes cereais do cardápio diário, consequentemente são excluídos alimentos como o pão, os bolos, bolachas, torradas, macarrão, entre outros.

A dificuldade, porém, surge quando pensamos na substituição para estes alimentos. No post de hoje a Honey Be vai trazer algumas dicas para montar as três refeições do dia sem glúten! Lembre-se que são apenas sugestões, afinal, uma dieta específica para você deve ser planejada com o acompanhamento de um nutricionista.

Substitutos para o glúten

No café da manhã:

Esta deve ser uma das principais refeições do seu dia, pois deve dar disposição e energia para as longas horas de trabalho e atividades. Para substituir o famoso pãozinho, que tal uma tapioca? Apesar de não conter glúten possui uma quantidade generosa de calorias, por isso, maneire no recheio. Para acompanhar, frutas como o mamão são uma boa pedida, pois ele contribui para o funcionamento do intestino. E pode ser acompanhado de um iogurte natural ou desnatado. Ah, o tradicional café com leite está liberado, afinal é glúten free!

Na hora do almoço:

Esta refeição é perfeita para aumentar o consumo de proteínas animais. E se você está querendo perder uns quilinhos, invista em carnes magras como o peito de frango e filés de peixe. Para acompanhar, legumes e verduras são perfeitos. Se desejar incluir algum carboidrato, prefira aqueles que demoram mais para serem absorvidos, como o arroz integral ou batata doce, por exemplo. Por fim, se não resistir ao bom e velho feijão, tudo bem, está liberado! Só tome cuidado com as calorias!

Para a janta:

O jantar pede alimentos mais leves, que não influenciem no descanso. A primeira opção é uma omelete com legumes variados – a combinação da proteína do ovo com as fibras dos vegetais é perfeita para este horário. Outra ideia é substituir o ovo por um filé de peito de frango, de peixe ou outra carne magra, como mignon ou patinho por exemplo (que sejam de preferência grelhados). Por fim, se você gosta do clima de inverno, um bom caldo cheio de legumes e alguma proteína como peito de frango é perfeito para aquecer o corpo e alma – e não possui glúten.

Outras substituições

Para lanches e refeições intermediárias, o que não faltam são substitutos ao glúten. Frutas, iogurtes, barrinhas de proteína, bolachas de arroz, biscoitos de polvinho… Enfim, a variedade é imensa. Ainda para refeições principais, é possível fazer receitas como “macarrão de abobrinha” ou “lasanha de berinjela”. Muito saudáveis e saborosas.  Na web é possível encontrar centenas de opções como estas.

Se você é celíaco, já deve saber da importância de um acompanhamento nutricional no dia a dia. Mas se deseja apenas cortar o glúten da rotina, pode começar com pequenas mudanças diárias até atingir o objetivo desejado. Opções não faltam!

E você? Consome glúten em sua dieta? Tem algum truque para fugir das tentações? Conte para gente nos comentários!

You may also like