Muitas vezes, as pessoas não sabem a diferença entre o que é gordura e o que é inchaço. A balança quase sempre nos engana.
As pessoas se olham no espelho, principalmente as mulheres, e percebem um volume insistente no corpo, que resiste até mesmo à atividade física. Só que nem sempre ele significa gordura localizada: o problema pode ser a retenção de líquido.
O que é retenção de líquido?
Causado por desequilíbrios hormonais, consumo frequente de alimentos ricos em sódio, uso de alguns medicamentos e outras alterações no corpo, o inchaço é um acúmulo de líquido nos tecidos periféricos. Reduzir a ingestão de sal e contar com técnicas de drenagem são algumas medidas que podem ajudar a retenção.
O que é gordura localizada?
Resultado do sobrepeso, a gordura localizada é o acúmulo de tecido adiposo em algumas regiões do corpo, como abdômen e quadril. O aumento de tecido gorduroso é reflexo de má alimentação e do sedentarismo.
Inchaço ou Gordura?
Para tirar a dúvida do que é, faça um testo rápido. Basta pressionar a parte inchada com o polegar ou indicador por alguns segundos e, após retirar a pressão, se a marca do dedo permanecer por três segundos ou mais, é porque trata-se de um edema. Se desaparecer, provavelmente é gordura.
Alimentação para evitar o inchaço?
Prefira consumir alimentos diuréticos, como por exemplo: melão, melancia, maracujá, abacaxi, gengibre, alface, agrião, couve, limão, chá verde, hortelã, e tome bastante água (no mínimo 2L por dia), manter-se hidratada é fundamental. Evite alimentos embutidos e processados, em conserva, queijos amarelos, carnes defumadas, temperos industrializados, patês comprados prontos, margarinas e manteiga com sal, frituras em geral, doces e refrigerantes.