Se tem uma palavra que resume a moda pós-pandemia é adaptação. Isso mesmo, se enquadrar aos moldes sociais nunca foi tão necessário diante de um cenário totalmente atípico. Afinal, quando imaginaríamos viver numa pandemia global na magnitude do coronavírus?
Como efeito dominó, a nova realidade desencadeou mudanças políticas, econômicas e, é claro, em setores que desempenham papel fundamental na nossa sociedade, como a indústria fashion.
Por Samuel Bonafé
Comunicólogo com formação em Jornalismo. Analista de Marketing e Relações Públicas na Honey Be
Pandemia x Moda
Ao longo da história, a cadeia produtiva da moda assumiu importante pilar sociocultural, refletindo diretamente nos eventos na nossa comunidade. Assim, a Europa, um dos maiores epicentros do coronavírus, vivenciou na prática os impactos que a pandemia trouxe. Berço das maiores marcas de luxo, como a potente holding francesa LVMH, as grandes referências do mundo da moda tiveram que se adaptar ao momento repleto de imprevisibilidade.
Seja no varejo ou nas grandes maisons, repensar a moda se tornou fundamental, tanto em relação ao formato das Fashion Weeks quanto nas trends que adotaríamos no “novo normal”.
7 tendências da “moda pós-pandemia”
Responsável por ditar o que será tendência nas próximas estações, o tradicional circuito da moda enxergou a urgência em acelerar estratégias que vinham sendo considerados há algum tempo. Os desfiles físicos deram lugar aos digitais, novos formatos de apresentações surgiram e ocorreu uma democratização maior no setor, através das lives no período de pandemia.
Apesar do novo formato de exibição, as grandes marcas, ainda assim, apresentaram suas criações para o que esperam ser “a moda pós-pandemia”. Mas como esse conceito vai impactar na forma de se vestir? Pra te ajudar a responder esse questionamento, separei 7 tendências que se destacaram nas Fashion Weeks. Bora conferir?
1 – Casual Comfy
O termo “comfy” deu o tom às principais semanas de moda. Apontando pro que nos aguarda no pós-pandemia, peças que priorizam o conforto ganham relevância e uma repaginada estilosa – então, pode ir aposentando o pijama! O Casual Comfy, movimento que valoriza o bem-estar individual, deu as caras no Resort 022 da Dior com mix desejo: estampa com referência grega + fashion fitness, combinando top, bermuda alongada e corta vento.
A tendência esportiva também marcou presença no Ready-To-Wear da Balenciaga, que trouxe o conjuntinho de tactel azul petróleo como carro chefe. Já no Resort da Burberry e Max Mara, podemos acompanhar abordagens mais conceituais, com modelagens amplas e releitura de peças que transitam do treino a rua.
Nossa aposta:
2 – Peças únicas
Se você não abre mão de praticidade, essa é a tendência perfeita. Mesmo antes da pandemia, já se debatia sobre a necessidade de investir em peças práticas, sendo assim, as casas de luxo enxergaram a oportunidade de apostar nos vestidos. Para o seu Resort 022, a francesa Dior mostrou como atualizar o clássico preto e branco, harmonizando tecidos fluidos com botas pesadas e decotes diferenciados.
Já no Ready-to-Wear da Ferrari, o maxi vestido ganhou evidência com tecido texturizado e logomania atualizada na mesma tonalidade. E por falar em comprimento, o mini promete ser a aposta do street style, como vimos na Valentino, que combinou a modelagem com mix de tecidos e cores cítricas – outra tendência forte que promete continuar na moda pós-pandemia!
Nossa aposta:
3 – Look zoom
Sabe aquele toque especial que muda qualquer produção? Mangas, golas e decotes, a hora é de vocês! Resquício do “look zoom”, o foco nas golas foi destaque nos desfiles de Resort da A.L.C., Givenchy e Max Mara, ganhando mood minimalista com tons neutros e texturas com motivos invernais. Já no Ready-To-Wear da Rachel Comey, a gola rolê veio acompanhada de alfaiataria descontruída e peças statement.
Nossa aposta:
4 – Ton sur ton – monocromático de cima a baixo
Vem estação, vai estação, clássico continua sendo clássico. A proposta monocromática foi a grande estrela das Fashion Weeks, cuja ideia é apostar em uma cor chave e usar suas tonalidades para criar um visual completo dos pés à cabeça. Foi exatamente o que a Off-White e a David Koma apresentaram no Ready-To-Wear 021 e no Resort 022, respectivamente, investindo no mesmo tom para o look inteiro, incluindo acessórios. Novamente, foco no comprimento mini!
Já a Dior elegeu uma paleta com nuances neutras, destacando o trabalho das sobreposições nessa moda pós-pandemia: legging + bermuda e camisa + colete. Nos pés, o tênis e a bota flat riscaram a passarela.
Nossa aposta:
5 – Cromoterapia – o poder das cores
O que a cor da sua roupa transmite? É isso mesmo que você leu, afinal, as tonalidades têm o poder de aflorar sentimentos, sensações e emoções. Trazendo esperança por dias melhores, o flúor teve o seu comeback nas últimas temporadas, sendo revelado no Couture 021 da Valentino e o Resort 022 da Nina Ricci através de shapes clássicos e linhas retas. Os tons acesos trouxeram bossa as produções!
As cores também foram observadas nos detalhes. O tie dye repaginado foi a estampa escolhida pro tricot do Ready-To-Wear da Off-White, que fez o match perfeito com bolsa laranja, tom que complementa o azul. Já o Resort 022 da Moschino exibiu peças divertidas que remetiam ao universo dos quadrinhos, as cores foram usadas para ilustrar a bolsa e o terninho desconstruído.
Nossa aposta:
6 – P&B repaginado
Se tem combinação mais atemporal do que preto e branco, a gente desconhece! A dobradinha icônica foi atualizada no Resort 022 da Chanel e no Ready-To-Wear 021 da Brandon Maxwell nessa moda pós-pandemia, que investiram em sobreposições mega despojadas, usando o branco como base. Seja na proposta cool do vestido mini ou no versátil moletom + camisa, o clássico é sempre uma opção infalível.
Já a Dior apostou em elementos que remetiam a temática esportiva – a gente ama! Short fitness e colete, bem no estilo esgrima (alô, olimpíadas!), foram combinados a peças versáteis, como camisa sem manga e jaqueta com mood atlético.
Nossa aposta:
7 – Utilitarismo em alta
A busca por uma vida mais prática foi outra consequência da pandemia. As peças utilitárias deram o enredo pra apresentação da Ferrari, que ostentou shapes clássicos com bolsos funcionais, tanto no blazer alongado quanto na calça cargo. Já a cartela de cor fez referência ao universo automobilístico que a fabricante italiana de carros de luxo está inserida.
No Ready-To-Wear 021 da Celine e no Resort 022 da Louis Vuitton, as produções ganharam abordagens menos conceituais, com sobreposições, camadas e muitos compartimentos. Outra figurinha carimbada nos dois desfiles foi a bota, em diferentes alturas. A nossa aposta fica com o modelo western, que voltou com tudo na francesa LV.
Nossa aposta:
Grandes acontecimentos trazem mudanças inevitáveis. A verdade é que elas ressignificam a forma como nos relacionamos, refletindo em diversas esferas. Com a moda não seria diferente, afinal, ela é reflexo do que vivemos em sociedade. Por isso, funcionalidade, conforto e bem-estar se tornam agora tripé fundamental nessa transformação.
UFA, dá-lhe tendências! Quero saber, o que você mais quer usar na moda pós-pandemia? Conta pra mim!
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