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O que é e como evitar o Efeito Platô

Efeito Platô é o nome dado à adaptação do organismo a algum estimulo, é quando o corpo “estaciona” e a perda de peso para, mesmo com a continuação da dieta e de exercícios.

Às vezes mesmo continuando com a dieta e os exercícios a balança deixa de ser nossa amiga e passa a ser nossa pior inimiga, não é?! E os resultados do nosso corpo que estavam indo maravilhosamente bem, param e nos deixam até com raiva, pensando que a balança quebrou ou tentando achar onde tropeçamos na dieta. Essa estagnação é o que chamamos de Efeito Platô, mas não desista do seu projeto fitness ao atingir o Efeito Platô, nesse ponto precisamos dar aquela chacoalhada nos estímulos que o corpo está recebendo, variar a dieta, mexer na rotina de exercícios e não esquecer a ingestão de água pra manter o metabolismo acelerado.

Porque a balança não é um parâmetro adequado?

Por que o efeito platô acontece?

O efeito platô nada mais é do que um mecanismo de defesa do nosso organismo. Quando a oferta calórica que o corpo recebe é abaixo do que ele necessita, os mecanismos de defesa se armam evitando a queima calórica e reduzindo o metabolismo, pensando em nossa sobrevivência. Nosso organismo e metabolismo são desacelerados para economizar as reservas energéticas, buscando uma forma de arrumar o bom funcionamento dos processos vitais que nosso corpo possui diariamente. Causando assim, o fim do emagrecimento e muitas vezes o reganho de peso.

Como evitar o efeito platô?

Esse efeito é uma fase natural que o corpo passa durante o processo de emagrecimento, podendo ser encurtada ou até evitada. Essas cinco dicas a seguir poderão te ajudar a voltar a perder peso, olha só:

1- Se consultar periodicamente com seu nutricionista para estabelecer o consumo de calorias com qualidade e quando necessário, modificar a alimentação.

2- Mude o treino: evite fazer os mesmos exercícios por um período longo, uma nova rotina de exercícios ou o aumento na intensidade do treino são essenciais na retomada de perda de peso.

3- Atenção com excesso de aeróbicos intensos: o excesso de exercícios predominantemente aeróbicos pode levar ao catabolismo (perda de massa magra), o que desacelera o metabolismo como forma de proteção ao corpo, dificultando a queima de gordura.

4- Hidratar-se: a ingestão de água mantem o metabolismo acelerado.

5- Não prolongue o tempo entre as refeições, lembre-se: quanto maior o tempo de jejum que você tiver entre as refeições, maior será o esforço do seu organismo em economizar calorias.

Mantendo esses hábitos, seu corpo não sentirá a necessidade de ficar em estado de alerta e o Efeito Platô vai se desfazer aos poucos. 😉

 

Fontes:

https://www.vix.com/pt/bdm/corpo/efeito-plato-2 https://boaforma.abril.com.br/dieta/efeito-plato-como-sair-dele/
https://www.ativo.com/corrida-de-rua/iniciantes/5-dicas-para-romper-o-efeito-plato/ http://www.formulaqueimagordura.com.br/efeito-plato/
http://giovanaguido.com.br/como-sair-do-efeito-plato/ http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2013/12/efeito-plato-explica-dificuldade-de-eliminar-os-quilinhos-indesejaveis.html

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O que é e como evitar o Efeito Platô

Efeito Platô é o nome dado à adaptação do organismo a algum estimulo, é quando o corpo “estaciona” e a perda de peso para, mesmo com a continuação da dieta e de exercícios.

Às vezes mesmo continuando com a dieta e os exercícios a balança deixa de ser nossa amiga e passa a ser nossa pior inimiga, não é?! E os resultados do nosso corpo que estavam indo maravilhosamente bem, param e nos deixam até com raiva, pensando que a balança quebrou ou tentando achar onde tropeçamos na dieta. Essa estagnação é o que chamamos de Efeito Platô, mas não desista do seu projeto fitness ao atingir o Efeito Platô, nesse ponto precisamos dar aquela chacoalhada nos estímulos que o corpo está recebendo, variar a dieta, mexer na rotina de exercícios e não esquecer a ingestão de água pra manter o metabolismo acelerado.

Porque a balança não é um parâmetro adequado?

Por que o efeito platô acontece?

O efeito platô nada mais é do que um mecanismo de defesa do nosso organismo. Quando a oferta calórica que o corpo recebe é abaixo do que ele necessita, os mecanismos de defesa se armam evitando a queima calórica e reduzindo o metabolismo, pensando em nossa sobrevivência. Nosso organismo e metabolismo são desacelerados para economizar as reservas energéticas, buscando uma forma de arrumar o bom funcionamento dos processos vitais que nosso corpo possui diariamente. Causando assim, o fim do emagrecimento e muitas vezes o reganho de peso.

Como evitar o efeito platô?

Esse efeito é uma fase natural que o corpo passa durante o processo de emagrecimento, podendo ser encurtada ou até evitada. Essas cinco dicas a seguir poderão te ajudar a voltar a perder peso, olha só:

1- Se consultar periodicamente com seu nutricionista para estabelecer o consumo de calorias com qualidade e quando necessário, modificar a alimentação.

2- Mude o treino: evite fazer os mesmos exercícios por um período longo, uma nova rotina de exercícios ou o aumento na intensidade do treino são essenciais na retomada de perda de peso.

3- Atenção com excesso de aeróbicos intensos: o excesso de exercícios predominantemente aeróbicos pode levar ao catabolismo (perda de massa magra), o que desacelera o metabolismo como forma de proteção ao corpo, dificultando a queima de gordura.

4- Hidratar-se: a ingestão de água mantem o metabolismo acelerado.

5- Não prolongue o tempo entre as refeições, lembre-se: quanto maior o tempo de jejum que você tiver entre as refeições, maior será o esforço do seu organismo em economizar calorias.

Mantendo esses hábitos, seu corpo não sentirá a necessidade de ficar em estado de alerta e o Efeito Platô vai se desfazer aos poucos. 😉

 

Fontes:

https://www.vix.com/pt/bdm/corpo/efeito-plato-2 https://boaforma.abril.com.br/dieta/efeito-plato-como-sair-dele/
https://www.ativo.com/corrida-de-rua/iniciantes/5-dicas-para-romper-o-efeito-plato/ http://www.formulaqueimagordura.com.br/efeito-plato/
http://giovanaguido.com.br/como-sair-do-efeito-plato/ http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2013/12/efeito-plato-explica-dificuldade-de-eliminar-os-quilinhos-indesejaveis.html

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