O que são anabolizantes e quais são os seus efeitos?

por honeybe
O que são anabolizantes e quais são os seus efeitos?

Os anabolizantes esteróides são drogas derivadas do hormônio testosterona e são conhecidos, pelos efeitos que causam nos músculos (hipertrofia muscular).

No entanto, essas substâncias também têm outros efeitos, como crescimento do pelo facial, acnes, engrossamento da voz, alterações na genitália, distúrbios do comportamento, retenção de líquido no organismo, aumento da pressão arterial e podem colocar em risco a vida do usuário.

Os anabolizantes esteróides podem ser administrados de várias formas: pílulas, cremes, tabletes, patches, gotas sublinguais e injetáveis.

Os anabolizantes esteróides possuem efeitos colaterais perigosos, tanto físicos como psicológicos. Isso pode ser mais perigoso em jovens, que estão em fase de desenvolvimento, podendo interromper o crescimento. Em mulheres, podem causar mudanças permanentes na voz e na genitália.

O que eles fazem? 
 
Promovem a multiplicação de células musculares e dos ossos. Os músculos crescem rapidamente, aumentando o seu tamanho e consequentemente, sua força. Por isso, são consumidos por quem deseja melhor performance esportiva ou um corpo cheio de músculos. Mas este resultado implica efeitos colaterais perigosos à saúde.

Tipos de anabolizantes

Deca-Durabolin (NANDROLONA): É um tipo de anabolizante injetável, utilizado para a obtenção de massa muscular e é conhecido também como Nandolona, seu princípio ativo. É um dos anabolizantes mais utilizados no Brasil.

Durateston: É um tipo de esteroide injetável, é composto por 4 tipos de testosterona, que são: Decanoato de testosterona, Fenilpropianato de testosterona, Isocaproato de testosterona e Proprianato de testosterona.

Winstrol (STANOZOLOL): É um anabolizante que pode ser encontrado na forma injetável ou em comprimidos. É um tipo androgênico (hormônio masculino) de forma moderada que é convertido em estrógeno (hormônio feminino).

GH (SOMATOTROFINA): É conhecido como o hormônio do crescimento e se trata de um composto de 191 aminoácidos. É um medicamento novo, caro e de curta validade. Pode causar deformidades em dedos, mandíbulas, dores nas articulações e nos músculos e alteração óssea do crânio. As vantagens que são oferecidas para quem utiliza GH é sua capacidade de fortalecer os órgãos, aumento do desempenho atlético e o aumento de massa sem gordura.

Hemogenim (OXIMETOLONA): É um tipo de anabolizante em forma de comprimido que pode ficar no corpo por até 2 meses. É utilizado principalmente por culturistas e fornece ao usuário força e massa corporal. É um tipo androgênico transformado em estrógeno.

Clembuterol: Trabalha como estimulante de propriedades semelhantes à adrenalina. É um tipo termogênico e atua no corpo por 48 horas.

Anavar (OXANDROLONA): Aumenta a explosão muscular e é um tipo androgênico convertido em estrógeno.

Proviron (MESTEROLONA): Ele evita que um esteroide masculino seja transformado em um feminino e auxilia na redução dos efeitos colaterais (quando é associado a um esteroide). 

Equipoise (BOLDENONA): É um tipo de anabolizante de uso veterinário e causa o aumento de massa.

'' Benefícios'' dos anabolizantes

Possuem a capacidade de aumentar a força da contratilidade de células musculares, por meio do armazenamento maior do fósforo creatina, que auxilia a repor o ATP (adenosina trifosfato), que é a fonte essencial da energia no músculo, quanto maior for a quantidade do fósforo creatina que o músculo armazena, mais denso e forte ele será. 

A retenção do glicogênio aumenta, e é uma substância que se deriva da quebra dos carboidratos. Quando o estoque do ATP (adenosina trifosfato) se esgota, o glicogênio é que mantém o suprimento da energia se o esforço se prolongar.

Quando ocorre o aumento da retenção do glicogênio, ocorre o aumento do volume da massa muscular. Favorece a captação dos aminoácidos através das células musculares. A síntese da proteína é aumentada, o que proporciona um balanço calórico melhor e mais positivo. Por causa disso, as pessoas que usam essas substâncias consomem uma quantidade maior de proteínas do que as outras.

Quais são os efeitos adversos que podem causar ?

  • Acnes
  • Queda do cabelo
  • Distúrbios da função do fígado
  • Tumores no fígado
  • Explosões de ira ou comportamento agressivo
  • Paranóia
  • Alucinações
  • Psicoses
  • Coágulos de Sangue
  • Retenção de líquido no organismo
  • Aumento da pressão arterial
  • Risco de adquirir doenças transmissíveis (AIDS, Hepatite)
  • Diminuição de seios no corpo feminino
  • Mudança de voz no corpo feminino
  • Crescimento de pelos femininos

 

 

Você também vai gostar