Os 4 fundamentos da boa forma e da vida saudável

por honeybe
Os 4 fundamentos da boa forma e da vida saudável

Perder peso ou manter a forma é algo realmente difícil de conseguir, e você certamente já deve ter percebido. Isso porque uma atitude não funciona de forma isolada. Ou seja, de nada adianta se matar na academia e fazer refeições ricas em açúcar ou gorduras ruins. Ou, de nada vale ser extremamente rigoroso com as refeições, mas estar com a saúde comprometida pela falta de nutrientes.

Para manter a forma é preciso manter o equilíbrio, e este equilíbrio é composto por quatro pilares fundamentais: alimentação equilibrada, exercícios frequentes, acompanhamento médico e o descanso.

Seguindo estes pilares você estará no caminho certo para uma vida saudável e um corpo em forma. Quer entender um pouco mais sobre eles? Então continue a leitura!

Os quatro fundamentos do corpo em forma

#1. Alimentação correta

Se alimentar da forma correta diz respeito a ingerir alimentos de verdade: frutas, verduras, grãos integrais, leguminosas, o bom e velho feijão com arroz. Se você tirar os industrializados de sua rotina já tem meio caminho andado para uma vida mais saudável.

Depois, tente equilibrar suas refeições com porções de proteínas magras, carboidratos e verduras e legumes à vontade. Se tiver algum objetivo específico como perder peso ou aumentar a massa muscular, o ideal é procurar um nutricionista para ter acesso a uma dieta personalizada para você e para seu objetivo.

#2. Exercícios físicos frequentes

Pode ser musculação, aeróbicos, pilates, natação… A modalidade não vem ao caso, o que realmente importa é praticar exercícios com frequência. Eles tonificam os músculos, fortalecem os ossos, são capazes de reduzir gordura localizada e aumentam a resistência física e respiratória.

Se você ainda não sabe o que fazer, vá testando aos poucos até descobrir um exercício que realmente ama. E se, como na dieta, tiver algum objetivo especial, vale a pena contar com a ajuda de um profissional.

#3. Dê valor ao descanso

Sem boas horas de sono durante a noite, nosso corpo não será capaz de trazer os resultados que esperamos, isso porque o sono contribui para a recuperação e produção hormonal, o que é fundamental para a musculatura.

Se você tem dificuldades para dormir, aposte em chás como camomila ou erva cidreira, ou mesmo o tradicional leite quente com canela. Eles ajudam a relaxar e a estimular o sono. Esqueça de uma vez por todas os remédios!

#4. Visite seu médico

Para manter a saúde e o corpo em dia, é imprescindível realizar o check up básico uma vez ao ano. Diabetes, colesterol e anemias são apenas alguns dos problemas que podem ser detectados. O caso fica ainda mais especial quando você resolve iniciar uma nova atividade física, aí, o cardiologista e o ortopedista se tornam indispensáveis, principalmente se você já teve alguma lesão.

Quando você faz a união destes quatro pontos importantes da vida saudável, está apto para colher bons resultados, pois eles se complementam. Um não funciona sem o outro. Em pouco tempo você verá que cada pequeno esforço vale a pena e quando menos perceber, terá como seus estes quatro pilares da vida saudável e do corpo em forma.

E você, tem estes quatro pilares presentes em sua vida? Conte para gente através dos comentários! 

Você também vai gostar