A glutamina é um aminoácido que proporciona o combustível para células se dividirem mais rápido, aumentando a hipertrofia e melhorando o sistema imune.
Treinos intensos consomem muita glutamina. Estudos com pessoas que praticam esporte de resistência, mostraram que elas estão mais propensos a adoecerem após alguma competição por causa da diminuição dos níveis de glutamina.
Nutricionistas recomendam o suplemento visando servir de “ponte” para que o organismo produza outros aminoácidos, aumentando assim a saúde global da pessoa.
A Glutamina é utilizada como fonte energética para o sistema imunológico, assim beneficiando em períodos de fadigas após treinos de alta intensidade. Também tem um papel muito importante no anabolismo, na construção de massa muscular.
Benefícios da Glutamina
- Aumenta a resistência a infecções.
- Contribui para o crescimento dos músculos.
- Favorece ao sistema imunológico.
- Pode contribuir para o melhor funcionamento do intestino, o que contribui para a melhor absorção dos nutrientes oferecidos na alimentação.
- Pode auxiliar no desequilíbrio de hormônios após desgastes excessivos dos treinos, o que pode beneficiar o estado de humor.
- A probabilidade de surgimento de doenças degenerativas se torna reduzida com o consumo regular de Glutamina.
- Pode contribuir positivamente para o controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea, além de auxiliar no funcionamento regular da flora intestinal.
- Pode auxiliar de forma significativa nas atividades da memória.
Alimentos com Glutamina
- Ovos: 4,4%
- Carne bovina: 4,8%
- Leite desnatado: 8,1%
- Tofu: 9,1%
- Arroz branco: 11,1%
- Milho: 16,2%
Como tomar a Glutamina?
Pode ser tomada com ou sem comida, evitando que se misture com alimentos quentes, para evitar a possível degradação e diminuição dos seus efeitos. A glutamina existe em versão pó, em cápsulas ou comprimidos. Pode ser que pó seja melhor uma boa opção para misturar com outros suplementos.
Quais os efeitos colaterais da Glutamina?
O uso de doses elevadas de glutamina (mais de 40 g por dia) pode provocar efeitos colaterais. É contra indicada para pessoas com problemas nos rins e no fígado. Abaixo citamos os efeitos colaterais por consumo elevado da glutamina.
- Distribuição irregular de outros aminoácidos nos tecidos corporais.
- Alteração na absorção de aminoácidos pelo intestino, o que pode prejudicar a assimilação de aminoácidos essenciais para o corpo.
- Sobrecarga dos rins.
- Prisão de ventre.
- Diminuição da produção de glutamina pelo organismo, que se adapta à maior ingestão de glutamina e deixa de produzir ou reduz a sua própria glutamina.