Pole dance: saiba tudo sobre a nova tendência do mundo fitness!

por honeybe
Pole dance: saiba tudo sobre a nova tendência do mundo fitness

É bem possível que você tenha ouvido falar, com certo estranhamento, de alguma conhecida que está praticando Pole Dance. A famosa dança no poste das strippers americanas é conhecida mundialmente como dança sensual, mas quem pratica como exercício físico não se engana: pole dance é malhação pesada!

Se você está curiosa para entender o fenômeno das aulas de pole dance que andam se espalhando como epidemia por aí, acompanhe o nosso post de hoje e descubra se essa prática é para você!

O que é Pole Dance?

Pole dance, ou dança no poste, chamado oficialmente de barra americana, é uma dança coreografada com uma série de acrobacias aéreas realizadas em uma barra vertical. A Pole Dance tem um potencial incrível de queimar gordura rapidamente e de tonificar os músculos do corpo inteiro.

É necessário muita força e resistência para conseguir manter o corpo no ar segurando-se apenas com os braços ou com as coxas na barra, e muito alongamento para realizar os movimentos de perna e passagem de uma posição para outra.

A Pole Dance é um exercício completo pois é uma das poucas atividades que consegue trabalhar o corpo inteiro em uma aula só: pernas, glúteos, abdômen, costas e braços.

Existem hoje três vertentes diferentes da pole dance:

Pole Dance Coreografada

Voltada para dança sensual, com o uso dos famosos sapatos de salto altíssimo, a pole dance coreografada é voltada para os movimentos com bastante fluidez, músicas super quentes e muitos movimentos de solo, quando a dançarina realiza parte da coreografia sentada ou deitada no chão.

Pole Dance Fitness

A Pole Dance Fitness surgiu como uma vertente mais power da dança tradicional. As aulas são montadas com o objetivo de realizar movimentos para trabalhar grupos musculares específicos, focando nas acrobacias e sustentação do corpo no ar.

Pole Dance como Esporte

Para que não sabe, a Pole Dance já é considerada esporte, com suas regras específicas e campeonatos mundiais. Hoje o Brasil já conta com a sua própria Federação de Pole Dance e a nossa campeã brasileira de 2015, Bianca Santhany, vai representar o país em diversas competições mundiais.

O principal ganho da prática de pole dance: autoestima

Um dos motivos que a Pole Dance tem ganhado fama tão rápido é o que ela é capaz de fazer pela autoestima das mulheres. Diferente das academias tradicionais, as aulas de pole dance são feitas sempre com shorts bem pequenos e tops em um ambiente composto apenas por mulheres. Em uma aula de pole dance é possível ver mulheres de todas as idades, tipos físicos, tamanhos e pesos, e ter a certeza de que todos esses corpos, independente do julgamento estético, são flexíveis e fortes o suficiente para realizar os movimentos é empoderador.

Não existe limitação para começar a praticar. As aulas introdutórias respeitam o ritmo de cada aluna e os movimentos mais difíceis são adicionados conforme a turma vai evoluindo como um todo.

Está à procura de outros tipos de exercícios físicos que utilizam apenas o peso do corpo para treinar? Confira o nosso post especial sobre Body Weight Training e tire todas as suas dúvidas!

Você também vai gostar