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Porque Treinar no Inverno? Gasta mais Calorias + 4 Benefícios

Treinar no inverno não é fácil, né?! A vontade de ficar em casa comendo ganha fácil da vontade de ir pra academia 🙈
 

Mas, manter uma rotina de treino durante o frio pode fazer maravilhas pelo seu corpo e pela sua saúde! 😉
 
Treinar no Inverno Gasta mais Calorias + 4 Benefícios:
 
1. Gasta mais Calorias
 
Provavelmente, você já ouviu falar que treinar no frio gera um gasto calórico muito maior do que no calor. Isso acontece porque o nosso corpo precisa de energia para se manter aquecido, gastando calorias para isso. Quando aliamos esse gasto com os exercícios, ele pode ser infinitamente mais expressivo do que no calor, época onde não precisamos dessa energia toda para manter a temperatura corporal.
 
É por isso que dá mais vontade de consumir alimentos bem calóricos, seu organismo está avisando que está com o metabolismo mais rápido.
 
Então, se no verão você gasta 600kcal correndo por 50 minutos, no inverno você gasta cerca de 780kcal durante o mesmo tempo de atividade. 😱
 
2. Melhora seu Sono
 
Estudos apontam que pessoas que praticam atividades físicas com frequência (em um mínimo de 150 minutos por semana) dormem melhor e ficam mais atentas durante o dia, comparadas as que não praticam quaisquer exercícios.
 
Recomenda-se, no entanto, que os exercícios sejam praticados no máximo até 2 horas antes de dormir, já que durante a atividade há também a liberação de hormônios que podem dificultar a chegada do sono.
 
Saiba mais:
 
3. Fortalece o Sistema Imunológico
 
A exposição repetida e frequente ao frio, além de habituar o corpo às baixas temperaturas, também ajuda a aumentar a atividade do sistema imune, podendo reduzir o risco de ter doenças comuns, como gripe ou resfriado.
 
Além disso, ao treinar no exterior, também se evitam os locais com muita gente, como academias ou centros de esportes, reduzindo as chances de pegar um vírus ou bactéria.
 
Os exercícios fortalecem o nosso sistema imunológico e potencializam os mecanismos de defesa do organismo. 💪
 
4. Aumenta a Resistência
 
Treinar no frio provoca um aumento no esforço do corpo, especialmente para o sistema cardiovascular e respiratório. No entanto, esse aumento no esforço é bom para aumentar a dureza e resistência do corpo, desde que não seja em excesso, criando muito desgaste.
 
5. Melhora o Funcionamento do Pulmão
 
Respirar durante os treinos ao frio pode ser um pouco mais difícil devido à diferença de temperatura, no entanto, esta alteração ajuda o corpo e o pulmão a treinar para utilizar o oxigênio de forma mais eficiente, melhorando o desempenho durante os exercícios e a energia durante o dia-a-dia.
 
 
Fontes:
 

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Treinar no inverno não é fácil, né?! A vontade de ficar em casa comendo ganha fácil da vontade de ir pra academia 🙈
 

Mas, manter uma rotina de treino durante o frio pode fazer maravilhas pelo seu corpo e pela sua saúde! 😉
 
Treinar no Inverno Gasta mais Calorias + 4 Benefícios:
 
1. Gasta mais Calorias
 
Provavelmente, você já ouviu falar que treinar no frio gera um gasto calórico muito maior do que no calor. Isso acontece porque o nosso corpo precisa de energia para se manter aquecido, gastando calorias para isso. Quando aliamos esse gasto com os exercícios, ele pode ser infinitamente mais expressivo do que no calor, época onde não precisamos dessa energia toda para manter a temperatura corporal.
 
É por isso que dá mais vontade de consumir alimentos bem calóricos, seu organismo está avisando que está com o metabolismo mais rápido.
 
Então, se no verão você gasta 600kcal correndo por 50 minutos, no inverno você gasta cerca de 780kcal durante o mesmo tempo de atividade. 😱
 
2. Melhora seu Sono
 
Estudos apontam que pessoas que praticam atividades físicas com frequência (em um mínimo de 150 minutos por semana) dormem melhor e ficam mais atentas durante o dia, comparadas as que não praticam quaisquer exercícios.
 
Recomenda-se, no entanto, que os exercícios sejam praticados no máximo até 2 horas antes de dormir, já que durante a atividade há também a liberação de hormônios que podem dificultar a chegada do sono.
 
Saiba mais:
 
3. Fortalece o Sistema Imunológico
 
A exposição repetida e frequente ao frio, além de habituar o corpo às baixas temperaturas, também ajuda a aumentar a atividade do sistema imune, podendo reduzir o risco de ter doenças comuns, como gripe ou resfriado.
 
Além disso, ao treinar no exterior, também se evitam os locais com muita gente, como academias ou centros de esportes, reduzindo as chances de pegar um vírus ou bactéria.
 
Os exercícios fortalecem o nosso sistema imunológico e potencializam os mecanismos de defesa do organismo. 💪
 
4. Aumenta a Resistência
 
Treinar no frio provoca um aumento no esforço do corpo, especialmente para o sistema cardiovascular e respiratório. No entanto, esse aumento no esforço é bom para aumentar a dureza e resistência do corpo, desde que não seja em excesso, criando muito desgaste.
 
5. Melhora o Funcionamento do Pulmão
 
Respirar durante os treinos ao frio pode ser um pouco mais difícil devido à diferença de temperatura, no entanto, esta alteração ajuda o corpo e o pulmão a treinar para utilizar o oxigênio de forma mais eficiente, melhorando o desempenho durante os exercícios e a energia durante o dia-a-dia.
 
 
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