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Quais as diferenças entre os vários tipos de açúcar?

Inimigo das dietas e vilão na história de quem precisa emagrecer, o açúcar continua despertando vontade em quem gosta de um docinho. Muitos não conseguem ficar muito tempo longe dele. Hoje, se fala em muitos tipos de açúcar e, neste post, vamos explicar as diferenças entre eles. O que devemos ter em mente é que podemos utilizar o açúcar mesmo quando optamos por uma nutrição saudável, desde que comedidamente. Afinal, todos os tipos contêm calorias. O ideal é tentar obter o paladar doce de forma mais natural, consumindo frutas por exemplo. Vale lembrar, também, que a prática de exercícios físicos é fundamental porque eles contrabalançam o consumo do açúcar, tão rico em carboidratos. Mesmo com algumas calorias e outras restrições, nada como experimentar um docinho de vez em quando. Vamos ver a seguir, qual os tipos de açúcar que são melhores para o nosso organismo do que a versão mais conhecida, que é o açúcar branco.

Saiba quais são as opções mais saudáveis para sua alimentação

A maior diferença entre todos os tipos de açúcar está na cor e no processo de refinamento. Às vezes, nem são refinados e são esses aspectos que influenciar na sua composição nutricional. O açúcar refinado é prejudicial à saúde porque ele chega a perder cerca de 90% dos nutrientes durante o processamento. Se consumido em excesso, pode causar problemas na digestão e males como a diabetes, cáries e mais peso indesejado. A cor é um sinal importante. Quanto mais escuro for o açúcar, ele conserva mais os nutrientes já que não recebe tantos aditivos químicos em sua produção. Nesta linha, o açúcar de coco é rico em nutrientes, vitaminas e minerais e tem baixo índice glicêmico, com bom poder adoçante. Por isso, é considerado o mais saudável de todos. Em segundo lugar da lista, aparecem o açúcar mascavo, que é mais denso e com aporte nutricional mais completo, e o demerara. Este tem sabor semelhante ao açúcar cristal, mas é menos refinado. Como todos os açúcares pouco refinados são melhores que o branco, o demerara e o mascavo são indicados pelo menor grau de refinamento, mas eles contêm as mesmas calorias, só que causam menos danos à saúde.

Ferro, cálcio e até um adoçante natural

Outra excelente opção entre os açúcares refinados é o melado de cana porque contém bastante ferro e cálcio, além de apresentar altos níveis de antioxidantes. Também é bastante calórico e eleva o índice glicêmico. O mel cru, ou seja, não pasteurizado, tem a propriedade de conter enzimas que auxiliam nos processos metabólicos, São calóricos, porém intoxicam menos nosso organismo, mesmo tendo alto índice glicêmico. Não podemos deixar de citar a stévia, um adoçante natural. É o queridinho de quem faz dieta porque não tem calorias e adoça muito mais do que o açúcar branco. Por isso tudo é mais saudável. Tanto é que faz parte da dieta dos portadores de diabetes. E você? Tem alguma outra dica sobre o uso do açúcar? Compartilhe com a gente e não deixe de consultar o site http://www.honeybe.com.br/ para sua compra online de moda fitness!

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A maior diferença entre todos os tipos de açúcar está na cor e no processo de refinamento. Às vezes, nem são refinados e são esses aspectos que influenciar na sua composição nutricional. O açúcar refinado é prejudicial à saúde porque ele chega a perder cerca de 90% dos nutrientes durante o processamento. Se consumido em excesso, pode causar problemas na digestão e males como a diabetes, cáries e mais peso indesejado. A cor é um sinal importante. Quanto mais escuro for o açúcar, ele conserva mais os nutrientes já que não recebe tantos aditivos químicos em sua produção. Nesta linha, o açúcar de coco é rico em nutrientes, vitaminas e minerais e tem baixo índice glicêmico, com bom poder adoçante. Por isso, é considerado o mais saudável de todos. Em segundo lugar da lista, aparecem o açúcar mascavo, que é mais denso e com aporte nutricional mais completo, e o demerara. Este tem sabor semelhante ao açúcar cristal, mas é menos refinado. Como todos os açúcares pouco refinados são melhores que o branco, o demerara e o mascavo são indicados pelo menor grau de refinamento, mas eles contêm as mesmas calorias, só que causam menos danos à saúde.

Ferro, cálcio e até um adoçante natural

Outra excelente opção entre os açúcares refinados é o melado de cana porque contém bastante ferro e cálcio, além de apresentar altos níveis de antioxidantes. Também é bastante calórico e eleva o índice glicêmico. O mel cru, ou seja, não pasteurizado, tem a propriedade de conter enzimas que auxiliam nos processos metabólicos, São calóricos, porém intoxicam menos nosso organismo, mesmo tendo alto índice glicêmico. Não podemos deixar de citar a stévia, um adoçante natural. É o queridinho de quem faz dieta porque não tem calorias e adoça muito mais do que o açúcar branco. Por isso tudo é mais saudável. Tanto é que faz parte da dieta dos portadores de diabetes. E você? Tem alguma outra dica sobre o uso do açúcar? Compartilhe com a gente e não deixe de consultar o site http://www.honeybe.com.br/ para sua compra online de moda fitness!

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