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Dicas Honey
Tigela de Açaí: Gostoso? Com Certeza! Saudável?! Vamos ver

Existe alguma coisa que tenha mais a cara do verão do que uma tigela de açaí geladinha?! 😋🥣
 

Essa frutinha deliciosa vai bem em vitaminas, na tigela, com fruta, iogurte, granola, farinha ou com o que sua imaginação criar!
 
Conhecidas por sua cor vibrante, textura cremosa e versatilidade, as tigelas de açaí são apontadas como um superalimento rico em antioxidantes. Por outro lado, o prato pode ser rico em calorias e açúcar adicionado, e alguns afirmam que pode causar mais mal do que bem quando se trata de sua saúde.
 
Nutrientes
 
O perfil nutricional da sua tigela de açaí varia de acordo com os ingredientes utilizados.
 
Dito isto, a maioria das tigelas é rica em fibras, antioxidantes e micronutrientes, como vitamina C, manganês e potássio.
 
Para referência, uma tigela de açaí de 170 gramas pode conter os seguintes nutrientes:
 
Calorias: 211
Gordura: 6 gramas
Proteína: 3 gramas
Carboidratos: 35 gramas
Açúcar: 19 gramas
Fibra: 7 gramas
 
Além do açaí, as tigelas de açaí geralmente contêm outras frutas, como morangos, kiwis e bananas 🍓🥝🍌
 
Essas frutas são uma excelente fonte de vitamina C e manganês, que atuam como antioxidantes que protegem suas células contra danos oxidativos causados ​​por compostos nocivos conhecidos como radicais livres 👊
 
Eles também têm alto teor de potássio, um nutriente importante que regula os níveis de pressão arterial e protege contra condições como perda óssea relacionada à idade e pedras nos rins 😉
 
Rico em Antioxidantes
 
O açaí é rico em antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres para evitar danos às células.
 
Pesquisas sugerem que o açaí pode estar associado a níveis mais baixos de colesterol, melhor função cerebral e diminuição do crescimento de células cancerígenas devido a esse conteúdo antioxidante 😱
 
Saiba mais:
 
Alto Teor de Açúcar e Calorias
 
O açaí vendido pronto em lojas geralmente são misturados com glucose de milho e outros açúcares pra ganhar aquela cremosidade maravilhosa, além das coberturas como frutas, nozes, iogurte, granola, leite em pó, sorvete, sucrilho e o que mais puder adicionar, né?!
 
Embora existam ingredientes nutritivos nessa misturada todo, é muito fácil se perder com as coberturas e transformar um lanche saudável em um alimento de alto teor calórico.
 
Como Fazer Tigelas de Açaí
 
Uma das melhores maneiras de tirar proveito dos muitos benefícios potenciais para a saúde das taças de açaí é fazer o seu.
 
Comece misturando polpa de açaí congelada e sem açúcar com um pouco de água ou leite para formar a base da sua tigela de açaí.
 
Em seguida, adicione suas opções de coberturas, como frutas fatiadas, nibs de cacau ou flocos de coco. Além disso, considere adicionar nozes ou amêndoas para aumentar o teor de proteínas da sua tigela, pra te manter mais cheio por mais tempo.
 
Dito isso, mantenha as coberturas com moderação e limite as opções de altas calorias, se você estiver procurando perder peso.
 
Você também pode tentar misturar algumas verduras como couve ou espinafre na base da sua tigela de açaí para aumentar ainda mais seu valor nutricional.
 
Finalmente, lembre-se de monitorar o tamanho das porções para controlar a ingestão de açúcar, carboidratos e calorias.
 
Fazer sua própria tigela de açaí em casa pode ajudar a moderar o tamanho das porções e é uma ótima maneira de controlar o que você está colocando no prato.
 
 
Fonte:
 

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Nutrientes
 
O perfil nutricional da sua tigela de açaí varia de acordo com os ingredientes utilizados.
 
Dito isto, a maioria das tigelas é rica em fibras, antioxidantes e micronutrientes, como vitamina C, manganês e potássio.
 
Para referência, uma tigela de açaí de 170 gramas pode conter os seguintes nutrientes:
 
Calorias: 211
Gordura: 6 gramas
Proteína: 3 gramas
Carboidratos: 35 gramas
Açúcar: 19 gramas
Fibra: 7 gramas
 
Além do açaí, as tigelas de açaí geralmente contêm outras frutas, como morangos, kiwis e bananas 🍓🥝🍌
 
Essas frutas são uma excelente fonte de vitamina C e manganês, que atuam como antioxidantes que protegem suas células contra danos oxidativos causados ​​por compostos nocivos conhecidos como radicais livres 👊
 
Eles também têm alto teor de potássio, um nutriente importante que regula os níveis de pressão arterial e protege contra condições como perda óssea relacionada à idade e pedras nos rins 😉
 
Rico em Antioxidantes
 
O açaí é rico em antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres para evitar danos às células.
 
Pesquisas sugerem que o açaí pode estar associado a níveis mais baixos de colesterol, melhor função cerebral e diminuição do crescimento de células cancerígenas devido a esse conteúdo antioxidante 😱
 
Saiba mais:
 
Alto Teor de Açúcar e Calorias
 
O açaí vendido pronto em lojas geralmente são misturados com glucose de milho e outros açúcares pra ganhar aquela cremosidade maravilhosa, além das coberturas como frutas, nozes, iogurte, granola, leite em pó, sorvete, sucrilho e o que mais puder adicionar, né?!
 
Embora existam ingredientes nutritivos nessa misturada todo, é muito fácil se perder com as coberturas e transformar um lanche saudável em um alimento de alto teor calórico.
 
Como Fazer Tigelas de Açaí
 
Uma das melhores maneiras de tirar proveito dos muitos benefícios potenciais para a saúde das taças de açaí é fazer o seu.
 
Comece misturando polpa de açaí congelada e sem açúcar com um pouco de água ou leite para formar a base da sua tigela de açaí.
 
Em seguida, adicione suas opções de coberturas, como frutas fatiadas, nibs de cacau ou flocos de coco. Além disso, considere adicionar nozes ou amêndoas para aumentar o teor de proteínas da sua tigela, pra te manter mais cheio por mais tempo.
 
Dito isso, mantenha as coberturas com moderação e limite as opções de altas calorias, se você estiver procurando perder peso.
 
Você também pode tentar misturar algumas verduras como couve ou espinafre na base da sua tigela de açaí para aumentar ainda mais seu valor nutricional.
 
Finalmente, lembre-se de monitorar o tamanho das porções para controlar a ingestão de açúcar, carboidratos e calorias.
 
Fazer sua própria tigela de açaí em casa pode ajudar a moderar o tamanho das porções e é uma ótima maneira de controlar o que você está colocando no prato.
 
 
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